Como definir o nome da empresa?

Como definir o nome da empresa?

Ao abrir uma empresa, muitas coisas devem ser pensadas e levadas em consideração: o público, o lugar de abertura e o valor do investimento são pontos que não costumam ser deixados de fora do planejamento empresarial. Mas o que muitos empreendedores se esquecem — e que é muito importante — é que é necessário pensar bem para definir o nome da empresa.

Para definir o nome da empresa, que seja forte e com a ideia certa que você quer passar ao seu público, é preciso estudar, analisar e dedicar tempo para a decisão.  Para te ajudar nisso, hoje eu trouxe quatro dicas para você colocar em prática no início do seu novo negócio. Confira!

Planeje

Saber exatamente qual é o objetivo da sua empresa faz muita diferença na hora de definir o nome da empresa, isso porque você consegue traçar qual é o estilo do produto e, assim, delimita as inúmeras opções.

Além disso, já tenha em mente que será preciso pensar em algo diferente. Se você tem sócios, esqueça aquela velha ideia de juntar as inicias do nome. Isso já está batido e provavelmente não será tão bom quanto você gostaria. Não se esqueça: o nome é o primeiro passo do seu novo negócio para o sucesso!

Pesquise para definir o nome a empresa

É sempre válido pesquisar quais são os nomes dos seus principais concorrentes. É claro que você não deve copiar ou se limitar àquelas ideias, mas é interessante entender quais estão fazendo sucesso, quais conseguiram realmente chegar até o público e “entrar” na mente deles. Além disso, já imagine o logotipo da sua empresa e também o site: como ficarão com o nome que você escolheu? Será fácil para seu cliente acessar o endereço?

Também saiba que será preciso investigar a disponibilidade daquele nome no mercado. Para isso, vá até a Junta Comercial do seu estado e também faça uma busca pelos registros na internet. Se seu negócio será internacional, também é válido procurar por registros de outros países. Depois disso, registre o nome escolhido para não correr o risco de perdê-lo.

Busque um diferencial

Ao pensar no nome da sua empresa, tente não ser só mais um entre tantos concorrentes. Por exemplo, já reparou como é comum colocar o nome do dono em lanchonetes? E as padarias com o nome do bairro? Saia do lugar-comum e coloque a criatividade em prática! Também não se esqueça de pensar na sonoridade do nome e tenha cuidado com as cacofonias.

Cuidado com ideias inusitadas

Lembre-se que o nome não pode ser algo bom somente na sua cabeça ou no papel. É preciso que ele seja eficaz sonoramente, forte e, ao mesmo tempo, simples. Sabe aquela marca tão difícil que você até desiste de indicar por não saber como pronunciar? Pois é, você não quer isso para a sua empresa, não é? Também pense que você quer que seja fácil buscar por sua marca. Facilite para os mecanismos de busca e tenha mais resultados na internet. Por isso, fuja das ideias muito inusitadas e nomes extravagantes. Analise opiniões, mas tenha em mente que a decisão cabe a você.

Quer saber mais sobre como encontrar o nome ideal para sua empresa tanto no mundo físico quanto virtual? Leia meu artigo sobre o assunto e entenda mais!

Mateus Pinto
Mateus Pinto

Publicitário com 20 anos de experiência. Mateus é diretor de arte da Globalweb corp e Co-fundador da agência de Marketing Digital Neoside.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Aprenda mais recebendo em primeira mão conteúdos que vão te ajudar a empreender usando os melhores padrões do mercado. Receba no seu e-mail o que você precisa saber para Planejar, Abrir, Gerenciar e Crescer!