Como definir os produtos do e-commerce

Como definir os produtos do e-commerce

Ninguém mais discute sobre as vantagens de se vender ou comprar em lojas virtuais. O consumidor tem criado novos hábitos de compra, o que tem favorecido o surgimento de novos sites de compra. Além da praticidade, conforto e rapidez nas compras, o consumidor também busca diversão. Por isso o empreendedor deve ficar atento a esse novo perfil do cliente virtual se quiser que seu e-commerce seja visto nesse mar da internet.

Outro cuidado que todo novo empreendedor deve ter é com relação a gestão da empresa. A administração do e-commerce deve ser a mesma que uma loja física. Tem que haver contabilidade, metas, conhecimento de mercado, logística, organização, parcerias e produtos de qualidade. Por falar em produtos, é bom deixar claro que o visual do seu e-commerce é a vitrine da loja física.

Pensou que era moleza ter uma loja virtual? Para te deixar mais tranquilo, vou te dar algumas dicas sobre como definir seus produtos do e-commerce e lucrar com o comércio eletrônico. Confira!

Tenha o produto carro-chefe

Uma ótima estratégia de vendas é você definir um produto para que ele seja seu carro-chefe e assim puxar as vendas de outras mercadorias. É neste produto escolhido que você deve investir sua energia para fazer o e-mail marketing, campanhas de anúncios, descrição, fotos, investir em estoque, etc.

Por que não fazer com 5, 10 ou 20 produtos? Porque você irá gastar 5, 10 ou 20 vezes mais tempo para fazer essa preparação para a venda do produto. Além do mais, terá que ter mais capital para adquiri-los e mais espaço para estocar. Vá com calma, rapidamente você terá mais produtos a oferecer.

Preocupe-se com a lucratividade

Os custos operacionais de uma loja virtual são bem reduzidos se comparados com a loja física, mas isso não quer dizer que eles não existem. Analise qual será a margem de lucro de cada produto, sem se esquecer de embutir os impostos, custo da embalagem, taxa de parcelamento do cartão e transporte.

Tenha personalidade e mostre seu diferencial

Assim como nas lojas físicas, não é só de preço que se vive o mercado. A briga por preço você deve deixar para as grandes marcas de e-commerce. Para ser competitivo, mostre aos consumidores novidades, tenha atendimento diferenciado, na forma de se relacionar com o cliente ou oferecendo produtos de qualidade.

Seja especialista no nicho de mercado que escolheu

Mostre que se o cliente pensou em “bicicleta”, por exemplo, no seu site ele poderá conversar com um “especialista ex-atleta” que sabe tudo sobre o assunto e assim irá orientá-lo para comprar de acordo com sua necessidade. Seu site ganhará muito mais credibilidade e confiança a partir do momento em que seus clientes percebem que seu site é bom naquilo que se propôs a fazer.

Comece com produtos leves e pequenos

Para início de experiência no e-commerce, esta dica é valiosa. O produto tem que ter uma logística fácil, ter fácil manuseio, não ocupar muito espaço de seu estoque, possuir uma embalagem fácil e contar com a facilidade na hora de transportar. Produtos pequenos e leves têm o frete mais barato e com isso você se torna mais competitivo.

Saiba sobre a concorrência

Antes de começar o negócio, pesquise o mercado. Verifique se o ramo de atividade não está saturado e se você cabe nele. Seu poder de barganha ainda é pequeno, mas seu preço não pode ser tão diferente dos outros sites, afinal, o cliente pode sair da sua loja virtual em um clique.

Não se desespere para implantar todas essas dicas de uma só vez no seu e-commerce, algumas dicas requerem mais tempo que as outras para serem desenvolvidas. Mas pode ter certeza que assim que implantadas você verá o retorno em forma de vendas no seu site. Como a propaganda é a alma do negocio, aprenda também algumas dicas para anunciar seu site no Google e assim melhorar a visibilidade do seu site!

E então? Está pronto para encarar os desafios da era digital e alcançar um novo patamar nas vendas? Se tiver alguma duvida, deixe seu comentário: vou adorar ajudar!

Mateus Pinto
Mateus Pinto

Publicitário com 20 anos de experiência. Mateus é diretor de arte da Globalweb corp e Co-fundador da agência de Marketing Digital Neoside.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 comentários em “Como definir os produtos do e-commerce”

Assine nossa newsletter

Aprenda mais recebendo em primeira mão conteúdos que vão te ajudar a empreender usando os melhores padrões do mercado. Receba no seu e-mail o que você precisa saber para Planejar, Abrir, Gerenciar e Crescer!