Como deve ser a primeira estratégia de marketing de uma empresa?

Como deve ser a primeira estratégia de marketing de uma empresa?
Rodrigo Contreira
Rodrigo Contreira
Diretor de Marketing @ Agencia Neoside

Vejo por aí muita gente achando que distribuir uns panfletos e dar uns cartões é o suficiente para conquistar os primeiros clientes da empresa e ter sucesso. Eu me canso de dizer: “pessoal, vocês estão subestimando o poder de uma boa estratégia de marketing”. Mas, por incrível que pareça, eles continuam não me ouvindo e inventando gambiarras pra conseguir divulgar suas novas empresas.

Estava pensando nisso esta manhã e resolvi escrever esse post contando o que eu fiz para montar a primeira estratégia de marketing da minha empresa e gerar as primeiras vendas. São passos básicos e essenciais para qualquer empresa que está querendo se destacar no mercado e com certeza você vai conseguir implementá-los na sua. Preparado? Então vamos lá!

Nunca ignore a importância do planejamento

Você já deve ter lido meu post sobre o Plano de Negócios. Lá eu mostrei como ele é essencial para começar qualquer empresa. Pois bem, no marketing, ter um planejamento também é essencial para conseguir tirar sua estratégia do papel. Quando eu comecei a empreender, jamais teria conseguido ter sucesso com as ações de divulgação da minha empresa sem um Plano de Marketing para me guiar. Sem ele era bem capaz de eu ter saído atirando para todos os lados, gastando muito dinheiro com um monte de propagandas para conseguir poucos cliente.

Esse passo é essencial para servir como base para todas as suas estratégias, no presente e no futuro. Ele vai te ajudar a definir exatamente o que deve ser feito, quando e como. Assim, fica muito mais fácil começar a se divulgar para o mercado. E o melhor: ele serve para qualquer tipo de empresa, das maiores até as menores.

Defina quem é a sua marca

Imagine se você saísse por aí falando sobre si mesmo para um monte de pessoas sem nem saber direito quem você é. Parece sem noção, não é? Provavelmente você não saberia muito bem o que falar, cada pessoa te veria de um jeito diferente e no final tudo daria errado. Pois é assim que sua empresa vai parecer se ela não definir uma identidade antes de começar a se divulgar para o mundo.

Quando eu falo de identidade, falo exatamente de definir quem é a sua empresa. Quais são suas características? O que faz ela ser única? Quais são os diferenciais dos seus produtos e serviços? Imagina o quanto é mais fácil falar sobre si mesmo depois de responder essas perguntas. Você será capaz de apresentar adequadamente a empresa para outras pessoas e irá convencê-las muito mais facilmente a fechar um negócio.

Conheça seu público a fundo

O Clico não é bobo não! Quando coloquei em prática minha primeira ação de marketing, queria saber exatamente com quem eu iria falar pra não sair jogando coisas ao vento. E posso te dizer que tive sucesso por causa disso. Você também pode fazer isso também, basta se preocupar em conhecer seu público.

Seu público não pode ser “todo mundo”, porque não é todo mundo que vai querer comprar seu produto (se você tem uma fórmula pra conseguir vender pra todo tipo de pessoa, me avisa). Por isso é importante definir com mais precisão quem é o tipo de pessoa que tem mais chances de se interessar pelo que sua empresa oferece. É nelas que sua estratégia de marketing deverá focar.

Determine objetivos para sua empresa

E por último, mas não menos importante, ter metas é indispensável para qualquer negócio. Quando tinha acabado de abrir minha empresa, eu tinha o objetivo de conseguir um certo número de clientes no final do primeiro ano (não vou contar quantos para não te assustar). Posso até não ter conseguido, mas pode ter certeza que o que me fez chegar quase lá foi ter foco na meta. Com ela em mente, eu buscava entender o que precisava ser feito para alcançá-la, onde era melhor divulgar minha empresa, o quanto eu teria que gastar para conquistar novos clientes e tudo mais. Afinal, não tem como seguir um caminho sem saber onde se quer chegar, seja no marketing, nos negócios ou na vida.

Espero que as minhas dicas tenham te ajudado a entender melhor tudo que sua primeira estratégia de marketing precisa para ter sucesso. Lembre-se que estou aqui para te auxiliar em qualquer dúvida ou problema que você tenha. É só deixar um comentário que logo te respondo!

Rodrigo Contreira
Rodrigo Contreira

Diretor de Marketing na área de tecnologia, com mais de 15 anos de experiência. Sócio Fundador da agência de Marketing Digital Neoside.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Um comentário em “Como deve ser a primeira estratégia de marketing de uma empresa?”

  1. Eu estou iniciando o Marketing da minha empresa apesar da empresa já existir no mercado há 10 anos. O que voce me indicaria como ferramenta para saber por onde começar? Desde já agradeço

Assine nossa newsletter

Aprenda mais recebendo em primeira mão conteúdos que vão te ajudar a empreender usando os melhores padrões do mercado. Receba no seu e-mail o que você precisa saber para Planejar, Abrir, Gerenciar e Crescer!