Como elaborar um plano de marketing de forma prática?

Como elaborar um plano de marketing de forma prática?

Se tem uma coisa que eu posso afirmar com propriedade após tantos anos de experiência é que as grandes ações de sucesso dentro do universo empreendedor inevitavelmente começam com um bom planejamento. Independentemente do tamanho de sua empresa, do seu orçamento e dos seus objetivos, planejar e organizar suas ações antes de executá-las pode ser a grande diferença entre o sucesso e o fracasso de suas estratégias — e com o time de marketing não é diferente.

Acompanhe meu post de hoje e saiba como elaborar um plano de marketing e evitar erros em suas próximas ações:

Faça uma análise completa da situação

Conhecer bem o seu mercado e como seus concorrentes estão atuando dentro de seu segmento é uma das primeiras etapas da elaboração de seu plano de marketing. Neste momento, duas coisas podem te ajudar bastante a acumular o conhecimento necessário para elaborar sua análise: as pesquisas de mercado e um trabalho de benchmarking.

  • Pesquisas: Sejam quantitativas ou qualitativas, as pesquisas são uma ótima ferramenta para entender a situação do seu mercado e do comportamento dos consumidores em geral. Caso você não esteja em uma situação financeira favorável para realizar pesquisas próprias, utilize a internet como ferramenta de busca e faça coletas de pesquisas que já foram feitas por órgãos confiáveis e acrescente-as ao seu relatório de análise. Identifique oportunidades, tendências, comportamentos e hábitos.
  • Benchmarking: Dar uma espiada na grama do vizinho pode te dar ótimas dicas de jardinagem! Liste não apenas seus concorrentes diretos, mas referências de empresas que fazem trabalhos eficientes dentro de seu segmento e liste bons e maus exemplos do que está sendo realizado. A análise de um trabalho através de perspectivas externas pode te trazer bons insights para suas próprias ações!

Defina seus objetivos

Um plano de marketing deve servir a algum objetivo. Qual é o seu? Comunicar um lançamento de um novo produto? Propor uma mudança de identidade visual? Iniciar uma campanha temática? Trabalhar a retenção de clientes através de ações internas? Definir seus objetivos é fundamental para que o seu trabalho não se perca em suas próprias ações e acabe se tornando disfuncional.

Quanto mais específico você for, mais você saberá conduzir suas ações e maior suas probabilidade de ser bem sucedido. Tenha bem definido o seu macro-objetivo e, em seguida, vá estabelecendo os micro-objetivos de acordo com as ações que pretende realizar.

Audiência, mídias e formatos

Além de ter um objetivo bem definido, você deve saber quem você quer atingir. Uma comunicação direcionada consegue ser mais eficaz pois você conseguirá produzir conteúdos mais personalizados para sua audiência delimitada.

Faça um estudo completo da Persona que você deseja atingir e este estudo deverá guiar todas as ações realizadas posteriormente. Lembre-se de produzir ações para pessoas e não para aquela entidade abstrata chamada  “consumidores”.

O estudo da audiência será intrínseco à definição das mídias e dos formatos que serão utilizados nas ações de marketing, pois é o público que você quer atingir que irá ditá-los a você. Perceba que mídias ele consome com mais frequência e a quais formatos ele responde melhor.

Organize o orçamento

O orçamento é uma parte importante do seu plano de marketing. De nada adianta delirar em ações incríveis que não poderão ser efetivadas por motivos financeiros, da mesma forma que é inútil economizar dinheiro em coisas que serão fundamentais.

O desperdício de dinheiro acontece quando o orçamento é mal direcionado e não é bem aproveitado, portanto, saber onde investir é mais importante do que economizar. Se você mantiver um controle dos seus gastos, será mais fácil direcionar o dinheiro para aquilo que te der mais retorno e pode evitar surpresas desagradáveis ao final de suas ações!

Agora que você já sabe o básico sobre como elaborar um plano de marketing, que tal começar a colocar em prática e já elaborar a sua primeira estratégia? Leia o meu post sobre como iniciar seus trabalhos em marketing com sucesso!

 

Mateus Pinto
Mateus Pinto

Publicitário com 20 anos de experiência. Mateus é diretor de arte da Globalweb corp e Co-fundador da agência de Marketing Digital Neoside.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Aprenda mais recebendo em primeira mão conteúdos que vão te ajudar a empreender usando os melhores padrões do mercado. Receba no seu e-mail o que você precisa saber para Planejar, Abrir, Gerenciar e Crescer!