Como elaborar um plano de marketing para uma nova empresa?

Como elaborar um plano de marketing para uma nova empresa?

Ouço muitos gestores de negócios falando mal sobre o marketing. Alguns deles dizem que essa é apenas uma despesa desnecessária e outros acreditam que a simples “lábia” já o suficiente para atrair a clientela.

Chegou o momento de colocar um ponto final nesse assunto e começar a levar o marketing a sério! Afinal, na verdade esse é um investimento como outro qualquer: você aplica uma determinada quantia e, após um período, recebe os rendimentos de tudo o que foi investido.

Enxergo que o problema real que, consequentemente, leva a descrença no marketing, é a dificuldade de realizar um bom planejamento para obter o retorno esperado. Não adianta nada você investir uma grande quantia em determinada estratégia, se não conseguiu avaliar se essa é a melhor maneira para atrair o seu público, por exemplo. Os gestores iniciantes, por sinal, são os que enfrentam maiores dificuldades nesse sentido.

Por isso, resolvi trazer algumas dicas sobre como elaborar um plano de marketing! Confira!

Como elaborar um plano de marketing

Todo mundo tem um planejamento, e na sua empresa não pode ser diferente! Antes de investir em marketing, portanto, você tem que avaliar quais são os seus objetivos, metas, como vai mensurar os resultados, estudar a concorrência, os seus clientes, e quais serão os planos de ação.

O plano de negócios nada mais é do que um norte a ser seguido. É uma forma para que você se mantenha sempre focado e consiga coordenar a sua empresa com informações mais precisas, evitando ficar perdido.

A definição SMART de metas

Pode parecer só mais uma palavra bonitinha em inglês, mas pode ajudar muito a definir as metas da sua empresa. Smart quer dizer inteligência em inglês, mas usamos a palavra como um mneumônico, para lembrarmos sempre do que é preciso para definir boas metas.

Simplificando, cada letra significa um ponto importante:

Specific (específicas): É preciso definir o que você realmente quer com o marketing: mais fluxo no site? Mais interação? Reconhecimento da empresa?

Measurable (mensuráveis): Toda a meta precisa ser mensurável. Por exemplo, quantos visitantes se espera por dia no site da empresa com a estratégia adotada?

Attainable (atingíveis): Afinal, não adianta nada traçar uma meta impossível, certo? Por isso é tão importante estudar os resultados do seu segmento de mercado no planejamento.

Relevant (relevantes): O que você está definindo como prioridade é realmente tão importante assim?

Time based (temporais): Em quanto tempo você espera atingir os resultados?

A análise SWOT

Outra dica que passo para vocês é avaliar a sua empresa, o seu público e a concorrência dentro do mesmo contexto, e não como fatores isolados. Afinal, o mercado é extremamente dinâmico e a suas ações devem ser definidas por essas três importantes forças. É preciso conhecer o seu cliente, a concorrência e a si mesmo, portanto. Para isso, você deve fazer a análise SWOT.

Ok, esse pode parecer outro termo em inglês desnecessário, mas vamos para a sua tradução, que é análise FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças). Em primeiro lugar, você deve avaliar o ambiente externo, como os clientes e a concorrência, procurando por oportunidades de ação e ameaças.

Depois, é claro, avalie o ambiente interno, procurando suas forças e fraquezas. Assim, terá muito mais consciência do que deve fazer no seu plano de marketing.

As estratégias mais viáveis

É claro que uma empresa que esteja começando agora não tem os mesmos recursos que uma gigante do mercado, que já invista no marketing a anos. Felizmente, trago uma boa notícia para vocês: o marketing digital está com tudo, é uma opção extremamente barata para o pequeno empreendedor e pode trazer uma excelente resultado para o seu negócio.

Estratégias como o marketing de conteúdo, as mídias sociais e os links patrocinados, por exemplo, são bastante acessíveis e podem fazer a sua empresa decolar nos seus primeiros meses.

Viu como elaborar um plano de marketing para a sua empresa pode ser algo bem mais simples do que você imaginava? O que achou das dicas que passei para vocês? Deixe seu comentário e participe!

 

Mateus Pinto
Mateus Pinto

Publicitário com 20 anos de experiência. Mateus é diretor de arte da Globalweb corp e Co-fundador da agência de Marketing Digital Neoside.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Aprenda mais recebendo em primeira mão conteúdos que vão te ajudar a empreender usando os melhores padrões do mercado. Receba no seu e-mail o que você precisa saber para Planejar, Abrir, Gerenciar e Crescer!