Como empreender: 7 dicas para tirar a empresa do papel

Como empreender: 7 dicas para tirar a empresa do papel

Tirar a empresa do papel, saber como empreender… quem não sonha com isso?

Alguns são mais ousados: pedem demissão e arriscam tudo em prol do sonho empreendedor. Outro organizam o novo negócio em paralelo com a vida de empregado. E ainda há aqueles que tomam a iniciativa até mesmo por falta de opção: ficam desempregados e são obrigados a ousar (o velho chute que te empurra para a frente, sabe?).

Mas o fato é: para tirar sua ideia do papel, a primeira coisa a se fazer é, exatamente, colocá-la no papel.

Não basta uma boa ideia. Claro, é fundamental começar assim, mas é preciso de metodologia para chegar ao mercado e ter a tão sonhada rentabilidade e independência financeira.

1. Como você resolverá o problema do seu cliente?

O primeiro passo é identificar, exatamente, o que você oferece. É um produto, é um serviço? Qual o diferencial? Qual o benefício principal que o seu cliente tem comprando de você e não de uma empresa que já esteja no mercado? Em outras palavras: é preciso entender seu diferencial. Mas, aqui, não caia na vala comum de “satisfazer o cliente”. Satisfação do cliente é o mínimo. O que vem além disso?

2. Entenda o seu cliente

Se já sabe o que tem a oferecer, entenda o seu cliente em potencial. Responda a perguntas como: qual a sua faixa etária, quais são seus hábitos e onde eles compram atualmente.

3. Encontre os seus concorrentes

Avalie quais os seus concorrentes mais fortes e como eles se destacam em relação aos clientes. Busque concorrentes indiretos também: se você venderá bijuterias, em quais outros lugares, que não loja especializadas, as pessoas encontram esses produtos? Farmácias, supermercados, etc.

4. Onde você será encontrado

Você terá um ponto comercial? Trabalhará de casa? Venderá pela internet? Qual sua estratégia para atender a freguesia? Se tiver um ponto comercial, precisa entender se a localidade é frequentada pela clientela em potencial. Se sim, é necessário avaliar se existem concorrentes nas proximidades.

5. Mantenha contato com bons fornecedores

Com base nas instalações e nos produtos, busque fornecedores. Entenda custos, avalie as dinâmicas do mercado. Converse bastante com pessoas envolvidas.

 

[button link=”https://guiaempreendedor.com/duvidas-de-como-gerir-sua-empresa-mande-para-nos-que-o-clicoresponde/” target=”blank” color=”8BC751″ icon=”fa-check” style=”pill” size=”large” tooltip=”Tire sua dúvida”]Tem uma pergunta? o #ClicoResponde[/button]

 

6. Plano de negócios

Com base em todas essas informações, monte seu plano de negócios. Quanto você precisará investir? Em quanto tempo? Com qual fluxo? Quais os riscos envolvidos? Em quanto tempo terá o break even (ponto de equilíbrio entre o investimento e as receitas. Ou, popularmente, quando o negócio “se paga”).

7. Tenha paciência

Por melhor que seja seu planejamento, sempre tem o efeito surpresa, que é totalmente baseado na resposta do público que você quer atingir. Por isso, tenha paciência e refaça seus cálculos e acompanhamentos com frequência.

Acima de tudo, lembre-se que empreender é um risco, mas um risco que pode ser calculado. Tenha calma, mas seja rápido para identificar mudanças necessárias de atuação. Afinal, a ideia é vender o que o público quer, e não o que você acha que ele quer.

Tem dúvidas? Mande para a gente!

Mateus Pinto
Mateus Pinto

Publicitário com 20 anos de experiência. Mateus é diretor de arte da Globalweb corp e Co-fundador da agência de Marketing Digital Neoside.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 comentários em “Como empreender: 7 dicas para tirar a empresa do papel”

Assine nossa newsletter

Aprenda mais recebendo em primeira mão conteúdos que vão te ajudar a empreender usando os melhores padrões do mercado. Receba no seu e-mail o que você precisa saber para Planejar, Abrir, Gerenciar e Crescer!