Como fazer com que clientes satisfeitos gerem novas vendas para a empresa

Como fazer com que clientes satisfeitos gerem novas vendas para a empresa
Avatar
Adolfo Felipe da Silva
Content Manager @ Guia Empreendedor

Com o mercado cada vez mais acirrado, as empresas têm dado mais atenção ao atendimento aos clientes, que, por sua vez, estão cada vez mais exigentes com relação aos produtos e serviços que estão adquirindo.

Deixar os clientes satisfeitos nem sempre é tarefa fácil. Por isso, neste post vou falar sobre como fidelizar clientes e como eles podem ajudar a gerar mais vendas para a empresa. Confira!

Entenda o que seus clientes realmente querem

Esse ponto é fundamental na hora de satisfazer os clientes e fidelizá-los. Para conseguir oferecer exatamente aquilo que eles precisam ou desejam, é necessário primeiramente entender quais são suas reais necessidades e gostos. Não tenha receio de fazer perguntas. É através delas que você conseguirá identificar quais produtos ou serviços atendem a essa demanda.

Reconheça a importância de atender o cliente para além da venda

Já ouvi muitos empreendedores dizerem que se preocupam com o bom atendimento no ato da venda, mas, por não saberem ou não acharem relevante, falham em oferecer suporte após a compra. Entretanto, é importante que haja um canal de comunicação para que o cliente possa entrar em contato com a empresa, seja para esclarecer dúvidas, fazer sugestões ou ainda reclamar sobre alguma insatisfação com o produto. Ao perceber o interesse da organização em resolver suas questões, o cliente saberá reconhecer os esforços e, ficando satisfeito com a solução apresentada, se manterá fiel à sua marca.

Esses canais também servem para que a empresa possa divulgar novidades sobre seus produtos e serviços, estreitando ainda mais a boa relação com seu mercado consumidor.

 

ebook Guia gestao de vendas b2c

 

Saiba qual o perfil de cada cliente

Através da gestão dos clientes é possível saber qual o perfil de compra da sua clientela, identificando inclusive quais são aqueles que compram mais e melhor. Dessa forma, você poderá agradá-los, através da oferta de condições especiais de pagamento, brindes ou algum outro diferencial — inclusive por indicarem novos clientes, por exemplo. Isso fará com que eles se sintam especiais.

Sabendo quem é seu público-alvo, você também poderá direcionar sua estratégia de comunicação, fazendo com que a divulgação seja mais eficaz e ofereça produtos que condigam com o perfil desses clientes.

Lembre-se de que clientes satisfeitos geram novas vendas

Um cliente satisfeito é um cliente que certamente irá indicar sua empresa para seus parentes e amigos. Referências oferecidas por quem sabe da qualidade do produto/serviço da sua marca muitas vezes são mais eficazes até do que divulgações realizadas através de propagandas e redes sociais. Portanto, dê atenção ao atendimento que você oferece a seus clientes e faça com que isso seja um diferencial para o seu negócio!

A satisfação dos seus clientes é algo que passa pela compreensão de suas necessidades e  qual a melhor forma de atendê-las, sempre na busca de superar suas expectativas. É preciso muito trabalho duro para cultivar e manter um bom relacionamento, sempre trazendo o cliente para perto de sua empresa.

E você, como faz para encantar seus clientes? Tem alguma outra dica que não citei aqui?

Me conte! Será um prazer conversar com você!

 

Avatar
Adolfo Felipe da Silva

O Adolfo Felipe tem 23 anos, e 6 deles são de experiência com marketing e vendas. Atualmente faz parte do time de Marketing no Guia Empreendedor, onde é responsável pela estratégia de inbound marketing. Tem experiência em diversos segmentos como varejo, educação e tecnologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Aprenda mais recebendo em primeira mão conteúdos que vão te ajudar a empreender usando os melhores padrões do mercado. Receba no seu e-mail o que você precisa saber para Planejar, Abrir, Gerenciar e Crescer!