Como fazer uma projeção de vendas em novas empresas?

Como fazer uma projeção de vendas em novas empresas?

Acho que não é segredo para ninguém que toda empresa precisa de bastante planejamento para conseguir atingir os seus objetivos organizacionais, não é verdade? Para isso, algumas ferramentas são fundamentais! Uma delas é a projeção de vendas, que garante que a sua empresa tenha uma previsão mais realista de quanto poderá vender nos próximos meses.

Para empresas recém criadas, esse planejamento é ainda mais importante, pois pode garantir o sucesso do empreendimento. Hoje eu vou te contar um pouco mais sobre a importância da projeção de vendas e te ensinar como fazer isso em seu novo negócio!

O que é a projeção de vendas?

A projeção de vendas é uma previsão de qual será a receita da sua empresa em determinado período do ano. Para isso, leva-se em consideração fatores como a sazonalidade e a estabilidade do negócio em si.

Esse tipo de previsão faz parte do planejamento de negócios e é ainda mais importante para novas empresas, já que elas ainda estão buscando se consolidar no mercado. Qualquer erro mais grave pode fazer com que a empresa não cresça e ou acabe fechando as portas, como já vi acontecer muitas vezes com novos empreendimentos.

Qual a importância da projeção de vendas?

Uma empresa de sucesso é aquela que está bem preparada e com um bom planejamento. Por isso a projeção de vendas é importante, pois ela garante a identificação do mercado em geral e até antecipação de tendências. Veja quais são as vantagens de fazer esse planejamento:

Melhor direcionamento de investimentos

Sabendo em que época do ano seus produtos vendem mais ou quais produtos vendem mais de acordo com cada época, é possível garantir um direcionamento correto dos recursos, já que esse cuidado impedirá que você invista em um produto no momento errado.

Visão real dos negócios

Algumas vezes (e digo isso por experiência própria!) o empresário pode ter uma visão excessivamente otimista de como o seu negócio está se saindo. A projeção de vendas ajuda a garantir uma visão real e completa dos negócios, além de mais segura.

Adaptação da estratégia

Conhecendo o que vende melhor e quando as vendas ocorrem, também é possível identificar possíveis pontos fracos e, com isso, adaptar a estratégia para aumentar seu número nos períodos de baixa procura. Assim, é possível planejar campanhas específicas e direcionadas nessas épocas, além de promoções para aumentar as suas vendas.

Consolidação no mercado

Especialmente para novas empresas, saber exatamente o que se espera vender garante maior estabilidade e mais chances de consolidação no mercado. Com a projeção correta de vendas, seu negócio conseguirá dar os primeiros passos com mais segurança.

Como fazer uma projeção de vendas?

Para fazer uma projeção de vendas corretamente, você pode escolher entre 3 métodos diferentes:

Projeção baseada em experiências passadas

Se mesmo sendo nova, sua empresa já possui alguma experiência de vendas, você pode se basear no que já aconteceu para prever como será seu desempenho nos próximos meses.

Para isso, reúna o máximo de dados de vendas de meses anteriores e comece a analisá-los. Para cada mês, identifique se foi realizada alguma ação (como uma ação de marketing, por exemplo) que pode ter influenciado no resultado.

Quanto mais dados você tiver, melhor e mais preciso será o resultado! Para garantir que os dados são confiáveis, sua empresa precisa ter pelo menos 6 meses de vida (o valor ideal é entre 12 e 18 meses).

Projeção baseada no mercado

Se sua empresa é afetada, em maior ou menor grau, pela sazonalidade, você também pode fazer projeções de mercado para garantir uma análise mais precisa. Nesse caso, um jeito eficiente é se basear em um negócio semelhante ao seu, da mesma área de atuação, tamanho e localização próxima.

Também é possível usar indicadores próprios do mercado, como os de publicações especializadas. É o caso, por exemplo, de pesquisas que indicam que um setor tende a crescer mais em um determinado período.

Projeção baseada na margem de contribuição

A margem de contribuição indica quanto do valor líquido após as vendas está disponível para pagar despesas fixas e, portanto, ter lucro. Você pode fazer uma projeção com base na margem de contribuição e no ponto de equilíbrio. Para isso, identifique o valor dos seus produtos e qual é o custo de produção deles. A partir daí, calcule quantas unidades você deve vender para que a empresa termine o mês empatada, ou seja, sem lucro e sem prejuízo. Essa projeção é mais geral e, por isso, deve ser feita em conjunto com outros métodos.

Viu como a projeção de vendas pode te ajudar a ter uma ideia mais real de seus lucros futuros? Isso te ajudará a alocar melhor os investimentos do seu novo negócio e garantir o sucesso no mercado!

Para você, qual a melhor técnica para fazer projeções de vendas? Conte pra mim aqui nos comentários e continue acompanhando o blog para mais dicas!

 

Mateus Pinto
Mateus Pinto

Publicitário com 20 anos de experiência. Mateus é diretor de arte da Globalweb corp e Co-fundador da agência de Marketing Digital Neoside.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Aprenda mais recebendo em primeira mão conteúdos que vão te ajudar a empreender usando os melhores padrões do mercado. Receba no seu e-mail o que você precisa saber para Planejar, Abrir, Gerenciar e Crescer!