Empresário e Pessoa física

Como gerenciar as contas a pagar da empresa?

Uma das maiores dúvidas que todo empresário tem é a respeito de como gerenciar as contas a pagar.

controle financeiro não se resume simplesmente ao pagamento de boletos e depósitos a fazer, e pode ser muito ou pouco complicado, dependendo da maneira como é feito pela empresa. Esse controle inclui também o acompanhamento das compras e dos contratos, garantindo que tudo seja pago dentro do prazo. Nas empresas pequenas, essa gestão normalmente é feita pelo próprio empresário. Se esse é o seu caso e você tem dúvidas sobre como gerenciar as contas a pagar da empresa, fique de olho nas dicas preciosas que eu vou listar agora! Acompanhe!

Organize-se!

Invista o tempo que for necessário para o planejamento e a organização dos compromissos financeiros. Liste as despesas com fornecedores, impostos, contas de luz, água, e todas as demais, além de todos os prazos, uma vez que atrasar esses pagamentos pode custar mais dinheiro e causar incômodos. Liste também os pagamentos que não são mensais, pois, no planejamento, é necessário constar os gastos fixos e variáveis.

Tenha alguém responsável pelas contas a pagar

Quando uma pessoa fica encarregada dos cuidados com os pagamentos, essas informações ficam centralizadas. Isso evita que elas se percam no meio do caminho e que algum pagamento importante acabe não sendo realizado por motivos de esquecimento ou desorganização. Além disso, é mais fácil capacitar e instruir somente um colaborador ou gestor para essa tarefa.

Escolha a ferramenta para o controle

Existem diversos softwares que ajudam o empresário com a gestão financeira. Eles ajudam a ter uma visão mais integrada das finanças do negócio. Se você ainda não se sente confortável para utilizá-los, a dica que eu deixo é a de que você sempre pode contar com o método tradicional: registrar as contas em uma planilha de maneira organizada, de forma que consiga acompanhar o que foi pago, o que não foi pago e o que está para vencer.

Tenha uma política de recebimento

Independentemente do tamanho da sua empresa, se ela tem um processo de recebimento bem definido, estará mais preparada para eventuais contratempos. Com uma política de recebimento, fica mais fácil contornar problemas financeiros quando eles aparecerem.

Não se esqueça de registrar tudo

Nem sempre é possível centralizar as compras e recebimentos de materiais. Por isso, todos os colaboradores que participam desses processos precisam fazer todos os registros de forma correta, repassando essas informações posteriormente para a pessoa responsável, garantindo que essas transações aconteçam de forma controlada.

Renegocie as dívidas

Com o controle certo das contas a pagar, fica mais fácil renegociar os prazos de possíveis dívidas, com o objetivo de regularizar as obrigações financeiras da empresa. Não se esqueça de que deixar a dívida crescer em função dos juros pode ser algo desastroso: essa inclusive é uma das formas de começar uma empresa com o pé esquerdo!

Se você quer que sua empresa seja saudável financeiramente, cuidar das contas a pagar é um ótimo começo! Espero que essas dicas que preparei sirvam de ajuda para você colocar em prática o controle e a organização dos pagamentos. Gostou das minhas dicas sobre como gerenciar contas a pagar? Deixe comentários e sugestões!

Você pode gostar