Como melhorar a fidelização de clientes em consultórios odontológicos?

Como melhorar a fidelização de clientes em consultórios odontológicos?

Oi pessoal! Hoje estou aqui para ajudar meus amigos dentistas (tenho vários!) a melhorar a fidelização de clientes. Afinal, a maioria dos artigos sobre esse assunto dá atenção maior a outros tipos de empresas, como startups de tecnologia, que têm outras necessidades e seguem práticas diferentes de fidelização.

Por isso, preparei algumas dicas valiosas que você pode começar a colocar em prática agora mesmo, para que os pacientes voltem sempre e gerem novos clientes. Vamos lá!

Use um sistema de cadastro de clientes

A organização do seu consultório é algo que pode não ficar sempre evidente para os clientes, mas tenha certeza de que a falta dela nunca vai passar despercebida. Uma das situações em que isso mais acontece é quando ocorre alguma confusão com agendamentos, histórico de tratamentos ou qualquer informação importante relacionada ao paciente.

Sendo assim, por que não usar um sistema de cadastro de clientes e evitar toda essa frustração? Há soluções sólidas que deixam as informações mais importantes sempre ao seu alcance e facilitam o trabalho de conquistar de vez o cliente.

Tenha um bom relacionamento com os clientes

Já foi a algum lugar com bom serviço, mas atendimento ruim? Como diria vovó Clico, em sua sabedoria, “isso tira o brilho do lugar”! E, pelo que alguns dos meus amigos dentistas me contaram, essa situação não é tão rara assim. A verdade é que dificilmente conseguirá fazer um bom trabalho de fidelização de clientes sem atendê-los bem.

O melhor de tudo é que isso não é difícil. Faça coisas simples, como dar um sorriso, se mostrar disposto a ajudar, pensar sempre no bem dos pacientes e tratá-los como humanos, evitando respostas automáticas ou um tom de conversa “robótico”.

Mantenha a comunicação ativa

Não espere que seus pacientes o procurem apenas quando precisarem marcar uma consulta. Antes, mantenha a comunicação viva, seja inovador na forma de criar e sustentar um diálogo. É diferente? Sim! Mas, justamente por isso, vale a pena. Enquanto a maioria se contenta em fazer apenas o básico, quem é diferente se destaca. Você pode usar e-mails, as redes sociais ou um blog com dicas sobre saúde bucal, por exemplo. Em um mercado cercado pela mesmice, ser criativo pode ser a melhor saída.

Ofereça um serviço impecável

A essência do que você faz são os serviços odontológicos, e neles já é esperado que você seja especialista. Mas, o que mais envolve um serviço impecável? Cuide bem dos pacientes, os deixe sempre a par do tratamento, sem esconder ou fazer muito mistério. Muitas vezes, eles associam as explicações sobre os procedimentos com a qualidade com que você os executa. Além disso, crie um ambiente agradável e ofereça condições de pagamento flexíveis.

Ouça o que seus pacientes têm a dizer

Por fim, dê espaço para que seus pacientes se expressem, deixe que contem sobre o que mais gostam, o que os incomoda e como você poderia melhorar o consultório. Fique feliz quando alguém der uma sugestão, é sinal de que se importam. O problema é quando os clientes veem um problema e não falam nada, pois o próximo passo geralmente é procurar outro profissional. Então, coloque em prática as melhores sugestões.

Seguindo essas dicas, você logo terá uma verdadeira fila de espera em seu consultório, até porque uma das belezas da fidelização de clientes feita da forma correta é que ela se espalha e serve também como marketing. Basicamente, ofereça sempre o melhor para garantir que seus clientes abram aquele sorriso que faria qualquer dentista orgulhoso!

Mesmo com todas essas dicas, ainda é importante que você conte com um especialista na área. Sendo assim, se você busca uma boa estratégia de fidelização, recomendo entrar em contato com a Fidelizii. Eles serão ótimos parceiros na sua jornada para fidelizar ainda mais clientes em seu negócio!

E então, amigo, gostou das dicas de fidelização para o seu consultório odontológico? Tem alguma dica para adicionar à nossa lista? Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião comigo!

Mateus Pinto
Mateus Pinto

Publicitário com 20 anos de experiência. Mateus é diretor de arte da Globalweb corp e Co-fundador da agência de Marketing Digital Neoside.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Aprenda mais recebendo em primeira mão conteúdos que vão te ajudar a empreender usando os melhores padrões do mercado. Receba no seu e-mail o que você precisa saber para Planejar, Abrir, Gerenciar e Crescer!