Com um mercado cada vez mais acirrado, é imprescindível ter sempre um novo produto, mais competitivo, interessante e inovador. Ao colocar esse item à venda, deve-se prestar bastante atenção ao seu lançamento, fase que é bastante delicada. Se você investiu bastante dinheiro no desenvolvimento da novidade, certamente precisa de um retorno rápido, para que não haja prejuízo. Porém, pode até ser que seu produto atenda exatamente à demanda do seu público-alvo, mas, por ser desconhecido para o grande público, pode não ter boa saída. Assim, mesmo que sua ideia tenha um ótimo potencial, pode acabar não sendo tão bem sucedida quanto você gostaria.
Mas, então, como evitar essa situação? Confira essa lista que preparei com dicas que farão o lançamento do seu produto um sucesso!
Crie um plano de vendas
Um dos primeiros pontos que você precisa demarcar é o mercado para o qual o novo produto está voltado. Se você definir bem o seu target, terá mais chances de conseguir traçar uma estratégia inteligente para atrair a atenção dessas pessoas. Por exemplo, se o seu produto é voltado para o mercado de moda feminino, vá além do target “mulheres”. Esmiúce mais: pense em mulheres entre 18 e 30 anos, com renda fixa entre 2 e 5 salários mínimos, por exemplo. Quanto mais específico você for, mais precisa sua estratégia de marketing e de vendas será.
Após definir seu público-alvo, siga os passos a seguir para fazer um plano de vendas eficiente para seu novo produto:
Meta de vendas
A meta deve ser específica, mensurável, e, principalmente, realista. O melhor é definir metas a curto prazo: vender 500 unidades em 30 dias para o cliente final e 1000 para os varejistas, por exemplo.
Estratégia de vendas
Defina como será a sua estratégia e as táticas de venda. Pense se as vendas serão feitas apenas por e-commerce, em loja física, através de revendedores, etc.
Definição de prazos
Delimite datas realistas e específicas para os itens anteriores. Assim, você terá um cronograma certo para seguir e para mensurar se houve avanços ou não.
Crescimento (realista) de vendas
Determine quanto você quer aumentar nas vendas em um determinado tempo, por exemplo: 30% no segundo mês após o lançamento, 20% após o terceiro mês, e assim sucessivamente.
Construa seu mercado
Estabelecer uma relação de confiança com seu consumidor é essencial. Uma das melhores opções é vender diretamente para o cliente final através do seu portal próprio ou utilizando as grandes webstores.
Uma maneira interessante de saber o que o cliente pensa é através do feedback via redes sociais. A internet potencializou a interação entre vendedor e cliente, e isso dá chance de constante aperfeiçoamento do negócio. Por isso, escute o que seu ele diz: filtre quais são as principais sugestões oferecidas, analise as críticas feitas e faça as mudanças adequadas. Isso ajudará seu negócio a crescer e seu produto a se destacar no mercado.
Expanda para novos mercados
Uma forma de fazer seu produto chegar ao grande público é através dos, grandes vendedores — por exemplo, grandes lojas físicas, como as gigantes de departamento. Quando seu produto atingir um bom nível de excelência, aproxime-se desses lojistas com fotos, vídeos, até mesmo amostras e demonstre a eles como os seu produto irá alavancar as vendas. Lembre-se de que, ao lidar com esse tipo de comerciante, é preciso ter mais do que apenas um produto bom: é necessário cumprir metas, prazos, alavancar a publicidade do produto, entre diversas outras coisas.
Tenha paciência
Muitas vezes, o processo até que seu produto seja comercializado pelas grandes lojas é longo, árduo e demorado. Por isto, é preciso ter paciência e não ser afobado. Para consolidar seu produto no mercado, não há como pular etapas, ou você corre o risco de ver seu esforço ir por água abaixo e ter enormes prejuízos.
Quer receber mais informações sobre gestão empresarial e dicas para o seu negócio? Continue acompanhando meu blog! Ficou alguma dúvida sobre o tema? Deixe nos comentários.