Crise, crise, crise. Essa é a palavra do momento, repetida diariamente nos jornais, nas mídias sociais e, até mesmo, em uma despretensiosa conversa entre familiares. Você, assim como eu, já deve estar até cansado de tanto pessimismo, não é verdade? Então é chegado o momento de respirar e encarar o problema de frente! Nunca o seu posicionamento foi tão importante.

Para começar, seu foco deve ser superar um dos maiores obstáculos atuais, que é a desaceleração do ritmo das vendas. A crise muda os ânimos do consumidor, que coloca o pé no freio e calcula cada gasto feito. Por isso, é importante que você crie os estímulos necessários para que ele mantenha firme os negócios com você. Confira, a seguir, as minhas dicas sobre como vender mais mesmo em tempos de crise!

O atendimento sempre foi um diferencial

Para começar, vamos ao básico. Mesmo antes da crise econômica, o cliente já estava passando por um claro processo de mudança de comportamento. Mais exigente e consciente dos seus direitos, ele busca por empresas mais preparadas, que realmente se preocupam com as suas necessidades.

Prova disso é uma pesquisa recente da revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios, que chegou à conclusão de que, para o cliente, o atendimento é mais importante, inclusive, do que o preço – mais de 60% dos entrevistados manifestaram essa preferência.

O primeiro passo para resolver o problema, portanto, é a capacitação dos profissionais. Nunca foi tão importante oferecer treinamentos, ensinar técnicas de vendas e transmitir valores como a cortesia e o relacionamento de longo prazo.

O marketing nunca foi tão importante

Pode parecer contraditório, não é verdade? Gastar mais para vender mais? Bom, acontece que o marketing não é um custo, mas um investimento! Sempre digo isso, mas vou repetir: o marketing é fundamental para o crescimento de qualquer negócio!

É claro que muitas empresas não possuem o capital necessário para apostar nas estratégias tradicionais de marketing, mas, hoje, o marketing digital abriu as portas para novas possibilidades.

Links patrocinados, mídias sociais, marketing de conteúdo. Enfim, qualquer empresa pode investir nesse tipo de ação, basta haver um planejamento e monitorar sempre os resultados.

A tecnologia é a sua aliada

Você sabe o que é um software de gestão de clientes? Pois bem. Hoje, esse tipo de ferramenta pode ajudar muito os seus vendedores a acompanhar cada passo dado pelos consumidores. É possível controlar contatos, negociações e o relacionamento de uma forma geral, o que amplia muito a produtividade e a assertividade durante a abordagem de vendas.

Sei que muitos gestores enfrentam problemas para implementar novas tecnologias. Alguns, após anos de mercado, possuem a sua própria maneira para lidar com o cliente. Acontece que a crise, infelizmente, vai diferenciar os empreendedores profissionais dos amadores!

As promoções são um grande estímulo

Promoções sempre foram uma estratégia, principalmente para o varejo, mas a atenção especial deve ser nas datas comemorativas. Eu, por exemplo, adoro andar pelo shopping procurando as melhores condições durante essas ocasiões – embora, é claro, jamais frequente empresas com péssima reputação, principalmente no atendimento.

Muitas empresas renomadas, inclusive, já estão trabalhando as suas promoções para não deixar a peteca cair. Algumas oferecem condições especiais para seguidores das redes sociais, outras preferem o bom e velho cartão de fidelidade, ótimas estratégias de como vender mais. O mais importante é conhecer o seu público e sempre estimular as vendas!

Gostou do meu post? Quer acompanhar mais dicas como essa? Então curta nossa página no Facebook!

Matérias relacionadas:

Vendas

VER todos