Conheça os 7 melhores cursos de empreendedorismo

Conheça os 7 melhores cursos de empreendedorismo
Avatar
Adolfo Felipe da Silva
Analista de Marketing @ Guia Empreendedor

Olá, amigo empreendedor, tudo bem? Queria falar com você sobre um assunto importante para a saúde do negócio, assim como sua estabilidade.

Investir na capacidade de gestão, fazendo os melhores cursos de empreendedorismo, é fundamental para qualquer pessoa que deseja ter sucesso nessa jornada. Podemos usar o caso dos MEI’s (microempresários individuais) — esse programa recentemente completou 10 anos de existência.

Porém, há uma notícia triste no meio dessa comemoração: 54% desses empreendedores estão inadimplentes. Isso representa mais de 4,5 milhões de brasileiros que estão descobertos das vantagens da categoria. Nem todo empresário se enquadra como MEI, isso é um fato. Porém, esse dado é alarmante para o cenário do empreendedorismo no Brasil por um motivo.

A falta de preparo dos empreendedores é evidente. Afinal, mesmo nos casos de crise financeira, com um planejamento estratégico e conhecimento prévio, a gestão de negócios consegue transpor esses desafios. Por isso, achei importante trazer para você essa seleção com os 7 melhores cursos de empreendedorismo. O que acha de conferir? Boa leitura!

Entenda a importância da especialização para o empreendedor

Já apontamos a sobrevivência do negócio, bem como sua saúde financeira estável, como fatores importantes para um empreendedor. No entanto, essas não são as únicas motivações que você deve ter ao pensar nos melhores cursos de empreendedorismo. A disciplina é um hábito desenvolvido com o passar do tempo e ela é essencial para qualquer empresário.

Acredita que boa parte das inadimplências são pequenos atrasos no pagamento? Essa falta de regularidade tem a ver com a disciplina que é empregada na gestão de tempo, tarefas e finanças. Além disso, os conhecimentos técnicos ajudam você a reconhecer oportunidades de negócio que podem ser ótimas portas para sua empresa. Assim, você poderá:

  • reconhecer o potencial de sucesso de uma oportunidade;
  • saber como desenvolver do zero sua empresa;
  • aprender como gerenciar seus negócios;
  • desenvolver as melhores técnicas para os processos de gestão;
  • adquirir capacitação para liderança.

Aprenda mais sobre os benefícios dos cursos para o empreendedor

O empreendedor que decide investir nos melhores cursos de capacitação para gestão de negócios obtém uma série de benefícios. Abaixo vou apresentar alguns deles, explicando melhor o porquê é importante que você adquira conhecimentos antes e durante seu processo de empreendedorismo.

Conhecer a si mesmo

Pode ser sincero, você já sentiu como se fizesse tudo errado? Porque eu já me senti assim, parecia que eu tinha muita dificuldade nas coisas enquanto o mundo todo já sabia seu próprio lugar. Fazendo cursos de empreendedorismo eu adquiri mais conhecimento de mim mesmo e pude perceber que eu direcionava minhas forças na direção oposta que queria ir.

Aprendi quais são meus pontos fortes e quais eu precisava melhorar, além de entender que meu perfil não era de trabalhador comum e sim de um empreendedor, líder da própria vida. Entender mais sobre esses detalhes de mim mesmo fez com que eu chegasse mais longe, pois como empresário eu faço parte do desenvolvimento do meu negócio, assim como a minha empresa.

Aumentar seu networking

As empresas são competidoras naturalmente, pois são regidas pela lei básica do mercado de oferta e procura. Porém, além da concorrência, você também pode ter ótimos aliados na sua jornada empreendedora. Fazer cursos de capacitação aumenta seu networking, conectando você com outros empresários que estão trilhando o mesmo caminho.

Até mesmo nas plataformas online você consegue trabalhar sua rede de contatos, investindo nas redes sociais e mantendo atualizado seu perfil com os cursos que frequentou. O marketing digital pode ser uma ferramenta importante, não apenas para sua empresa, mas para seu currículo e conexões de empreendedor.

Obter mais chances de sucesso

Com a capacitação para empreendedores seu negócio tem mais chances de crescer e ter sucesso. O motivo é simples: com o conhecimento adquirido nos cursos você sabe exatamente o que deve fazer em cada situação que surgir. Além disso, você sabe também o que não deve ser feito, tendo capacidade para contornar desafios e gerenciar crises.

Veja quais são os melhores cursos de empreendedorismo

Agora que você entende melhor porque ter uma boa ideia não é suficiente para garantir um negócio de sucesso, o que acha de conhecer os melhores cursos para empreendedores? Abaixo vou apresentar aqueles modelos que se complementam e garantem uma gestão mais eficiente, dando uma visão ampla de tudo que uma empresa precisa. Aproveite a leitura!

1. Negociação método Harvard

O curso de Negociação método Harvard é uma ótima aposta para quem já tem uma formação acadêmica, mas não tem tempo ou dinheiro para investir em um MBA. Apesar de não ser substituto e nem dar o título de mestre em negociação, as aulas de negociação capacitam você para atuar em diferentes áreas da empresa, como finanças, fornecedores, marketing e relacionamento com clientes.

O principal benefício em fazer um curso de negociação é que se trata do desenvolvimento de uma habilidade estratégica para o negócio. Com esse conhecimento, você pode negociar, não apenas valores melhores de venda, mas preços mais justos com fornecedores e, até mesmo, resolver conflitos com colaboradores e clientes.

2. Curso de plano de negócios

Esse curso capacita o empreendedor a desenvolver planos de negócio eficientes sustentáveis e de acordo com as melhores práticas do mercado — como o Business Model Canvas. Além disso, é aqui que você aprende a tirar a empresa do papel, tornando realidade seu sonho de empreendedorismo. Você também saberá exatamente como expandir e aumentar os lucros.

Isso porque um curso de plano de negócios também ensina a desenvolver produtos e serviços. Assim você pode criar o que for melhor desde a etapa inicial, mas já deixando tudo alinhado com suas estratégias de negócio. Ademais, você fica por dentro de como:

  • apresentar sua empresa;
  • analisar e explorar o mercado;
  • desenvolver estratégias baseadas em suas forças e fraquezas;
  • examinar os concorrentes;
  • fazer estimativas de gastos e lucros;
  • apresentar suas operações
  • construir e projetar as finanças e a viabilidade econômica do seu negócio.

3. Fast MBA

Os tipos de curso de empreendedorismo chamado de Fast MBA são aqueles que especializam você em gestão empresarial como se fosse um CEO, porém de maneira bem mais rápida. O conhecimento é inteiramente voltado para o gerenciamento de um negócio de empreender, capacitando você para:

  • gerenciar em qualquer segmento;
  • ter pensamento de CEO;
  • fazer networking com pessoas de negócios;
  • ser especialista em gestão empresarial;
  • desenvolver produtos e serviços de forma estruturada;
  • gerenciar projetos de maneira mais eficiente;
  • captar recursos para o negócio;
  • planejar o crescimento da empresa;
  • inovar nos processos de gerenciamento.

Um curso desses é completo e ajuda a alavancar os negócios que você já tem, assim como prepara você para iniciar novas empreitadas. Guiar as coisas de maneira intuitiva torna o trabalho mais gostoso, mas esse feeling deve ser baseado em técnicas e conhecimento gerencial, ou você pode parar no lugar errado.

4. Análise financeira empresarial

No começo do post eu falei sobre a inadimplência de 4,5 milhões de empreendedores. A deficiência na gestão financeira empresarial é a principal causa dessa ocorrência no Brasil.

Por isso que escolher um curso de Análise financeira empresarial focado em empreendedorismo é essencial. Com esse conhecimento técnico você conseguirá:

  • entender melhor o fluxo de caixa;
  • fazer um planejamento financeiro;
  • ter previsibilidade de gastos e lucro;
  • saber escolher o melhor regime de caixa para seu negócio;
  • compreender o conceito e aplicação de técnicas e cálculos — equilíbrio, VPL, TIR etc.

5. Vendas completo

Conhecer boas técnicas de vendas também é fundamental para o empreendedor. Mesmo que você não atue sozinho na empresa, é preciso saber como orientar corretamente seus colaboradores. Além disso, uma gestão eficiente só acontece quando conhecemos todas as variáveis envolvidas e isso inclui os processos comerciais do negócio.

Além das técnicas, o gestor precisa saber as melhores formas de se comunicar com o cliente, aplicando inteligência nas vendas. Por isso que o Vendas completo é um dos melhores cursos.

6. Fast MBA Lead: Liderança e gestão de pessoas

Saber lidar com pessoas é fundamental para qualquer empreendedor, afinal, seu negócio só existe porque você e seus clientes precisam dele. Então, por que não focar no fator humano? Um dos melhores cursos de empreendedorismo que eu poderia indicar para você é o Fast MBA Lead, pois ele ajudará você a desenvolver planos de cargos e carreiras, além da projeção de salários.

Mesmo que você tenha apenas um funcionário, você mesmo, é importante saber quais as melhores formas de gerenciar sua carreira e salário. Assim fica fácil expandir, pois sua empresa já está estruturada e profissionalizada de acordo com a gestão de pessoas. Outro ponto importantíssimo é o relacionamento com o consumidor, que deve levar a fidelização do cliente.

Cursos nesse sentido ensinam você a desenvolver estratégias de captação e fidelização de público, além de mostrar ferramentas tecnológicas fundamentais para aprimorar a gestão do relacionamento com o consumidor.

7. Marketing digital

marketing é fundamental para qualquer negócio, não acha? Mesmo que você não invista em propagandas e anúncios, existem técnicas que instigam seus próprios consumidores a divulgarem sua empresa. O chamado buzz marketing é uma estratégia que foca na satisfação da sua base atual de clientes, para que assim eles sintam-se estimulados na divulgação.

Ademais, essa tática é excelente como método de fidelização com campanhas — indique um amigo e ganhe um brinde. Então, com o curso de Marketing digital para empreendedores, você será capaz de gerenciar de maneira completa todo seu departamento de marketing. Você poderá:

  • desenvolver personas;
  • escolher o nicho de produto e serviço;
  • praticar técnicas de engajamento;
  • criar campanhas online;
  • gerenciar redes sociais.

Saiba como escolher os melhores cursos de empreendedorismo

Apresentei para você os melhores cursos de empreendedorismo, mas talvez você tenha ficado com algumas dúvidas, por exemplo, como escolher as aulas certas para você. Não se preocupe, como já passei por essas mesmas questões que você, darei dicas para que saiba por onde começar.

Avalie a proposta do curso

É importante que você comece avaliando o objetivo do curso, mesmo que o título pareça óbvio. É nesse momento que você saberá por onde o instrutor navegará o conteúdo, guiando você até a finalização das aulas. Por consequência, tudo o que você pode aprender está na proposta, mais um motivo para você ficar de olho nos tópicos abordados.

Veja o tempo investido

O tempo de duração do curso também é fundamental. As aulas não podem ser nem longas demais, nem curtas demais. Além disso, é preciso avaliar seu a proposta do conteúdo está sendo bem amparada pelo tempo oferecido. Ou seja, não adianta dizer que se trata de um curso de gestão empresarial, mas que dura apenas duas aulas.

Pergunte-se: conseguirei aprender com a carga horária proposta, fazendo exercícios e leituras complementares? Leve em consideração, também, o que outros cursos similares estão propondo e perceba se há um equilíbrio entre as ofertas.

Faça um comparativo de tudo

Antes se dar por certo em sua escolha, faça um comparativo entre as opções que você encontrou. Não pense apenas no preço, mas no tempo investido e na dedicação que você terá. A empresa parceira que você escolheu para fazer o curso deve oferecer suporte para você, como atendimento, vídeos, exercícios, apostilas e outros recursos.

Conheça os diferenciais dos cursos online do Guia Empreendedor

Eu, do Guia Empreendedor, posso garantir que nossa proposta é o que você precisa para alavancar o sucesso da sua jornada. Os conteúdos são feitos por quem mais entende do assunto e tem experiência no mercado, direcionando os conteúdos para os principais pontos da gestão empresarial. O Guia do Empreendedor acredita que as inovações tecnológicas fazem bem para o negócio, mas que traz mais competitividade ao mercado.

Nisso, você precisa se destacar de alguma forma e o que pode ajudar nisso é o fácil acesso a conhecimento e informação. É nesse ponto, exatamente, que o Guia do Empreendedor se torna um porto seguro para você, trazendo relevância e autoridade nos mais diferentes assuntos para sua empresa. Os cursos oferecidos tem o objetivo de tornar você mais capacitado para transformar o mundo do seu jeito.

Além do mais, são utilizadas plataformas de cursos que dão todo o suporte para você durante as aulas, com canais direto de comunicação e recursos de aprendizado, como:

  • vídeos;
  • apostilas;
  • instrutor;
  • exercícios;
  • legendas.

Apresentei para você sete opções dos melhores cursos de empreendedorismo, focados em diferentes pontos estratégicos de um negócio. Para que sua empresa tenha sucesso, é preciso investir naquilo que é essencial para o futuro dela: uma boa gestão e liderança. Sendo MEI ou empresário de PME’s, seu empreendimento merece um gestor de qualidade, capacitado para lidar com diferentes aspectos da rotina empresarial.

O que acha de conhecer mais sobre essa proposta de conhecimento e investir no seu futuro? Visite nossos cursos hoje mesmo!

Avatar
Adolfo Felipe da Silva

O Adolfo Felipe tem 23 anos, e 6 deles são de experiência com marketing e vendas. Atualmente faz parte do time de Marketing no Guia Empreendedor, onde é responsável pela estratégia de inbound marketing. Tem experiência em diversos segmentos como varejo, educação e tecnologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Aprenda mais recebendo em primeira mão conteúdos que vão te ajudar a empreender usando os melhores padrões do mercado. Receba no seu e-mail o que você precisa saber para Planejar, Abrir, Gerenciar e Crescer!