Empresário e Pessoa física

Conta corrente jurídica e pessoal: modo de usar

conta corrente jurídica
conta corrente jurídica

Na hora de planejar, é tudo uma maravilha: você pega aquela lista imensa de afazeres, processos, tarefas e afins para tirar a sua empresa do papel. Parece até começo de ano na escola: caderno limpo, letra caprichada e caneta colorida destacando as informações mais importantes que o professor passou.

Antes das férias de julho – ou alguns meses depois da empresa aberta – está tudo uma bagunça. Se quando éramos criança os problemas eram restritos a uma mochila cheia de folhas e canetas espalhadas, quando se fica mais velho e se cria a própria empresa, os riscos são muito maiores do que uma simples prova de recuperação: podem gerar exposições sérias de sua companhia.

Como o empreendedor é o dono do dinheiro e da empresa, é muito comum misturar conta corrente jurídica e pessoal. Por mais que você não tenha um patrão para ter de justificar seus atos, tem alguém que é muito mais poderoso do que esta figura para a qual você disse adeus: o leão da Receita Federal.

Toda movimentação, empréstimos, repasses, captações recursos, operações de desconto, rendimentos e retiradas mensais realizados pelo sócio de uma microempresa, por exemplo, além de empréstimos efetuado no banco – seja na conta PF ou PJ – devem ser declarados anualmente no Imposto de Renda.

O que é o seu salário deve ser informado como pró-labore na contabilidade de sua empresa. Este é o seu rendimento mensal, que será declarado no seu IR e que não pode estar misturado com a sua conta corrente corporativa.

O mesmo vale para a captação de recursos: no caso de um empréstimo, por exemplo, se tomado de sua conta pessoal no banco, a informação deve constar na Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física. Já o que for feito pela sua empresa será inserido na Declaração de Informações Econômico-fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ).

Controle-se!

Para evitar que uma continha ou outra acabem se misturando, faça um balanço com todos os movimentos do talão de cheques e outras despesas, com anotações nos canhotos e comprovantes de débito com o seu extrato. Arrume essa sua mochila, digo, suas contas corporativas. Pode parecer besteira, mas evitará um problemão no futuro.

No início pode ser meio complicado, mas tudo é questão de disciplina e criar hábitos. Ainda ficou com dúvidas? Estamos aqui para ajudá-lo. Envie a sua pergunta em nossas redes sociais, ou aqui mesmo nos comentários. Todas as sextas-feiras, o #ClicoResponde. Boa sorte!

 

Tem uma pergunta? o #ClicoResponde

 

You Might Also Like

4 Comments

  1. 1

    Estou iniciando com uma empresa de serviços, onde devo anunciar minha empresa?

  2. 2

    Abri um MEI
    tenho conta pj e pf no banco
    como vou fazer para equilibrar os gastos
    no imposto de renda ?

    Gasto como se fosse o MEI ?
    Ou faço transferência e gasto meu dinheiro como se fosse PF ?
    Lembrando que a fonte ganhadora sera o MEI, como faço essa transação, como
    fica no IR depois ?

  3. 3

    Saudações ao público em geral,
    A Sra. Cheril Martins, especialista em serviços de empréstimos e finanças há mais de 200 anos, anuncia ao público em geral sobre o programa de oferta de empréstimo que você precisa, você é um empreendedor que procura expandir sua empresa? Você é um fazendeiro, tem crédito ruim ou recusa um empréstimo de um banco, precisa de capital de giro, não olhe novamente porque as empresas de empréstimo de cheril martins estão aqui para obter seus sonhos financeiros. em expatriados em sua carreira financeira, enquanto fazemos empréstimos de qualquer tipo em qualquer lugar do mundo com a taxa de juros de 1,5% mais atrativa, você não pode evitar nosso contato hoje e dar seu status financeiro para reverter o contato por endereço de e-mail no
    ([email protected]), ([email protected])
    CONTACTE-NOS HOJE COMO SÃO A FORMA DE MUDANÇA

  4. 4

    Donald Trump EUA Empréstimo Ajudando as mãos, para fornecer fonte de vida
    segure por menos privilégio. Independentemente da riqueza acelerada .Extend,
    Criatividade, Dinheiro para o mundo em geral [mundial]. É teórico
    análise, prática e pensamento humano para colocar e acabar com o sofrimento humano
    Em todo o mundo, estamos emprestando empréstimos a uma taxa de juros muito baixa de 1%.
    Aplique
    hoje sem perder muito tempo, oferecemos qualquer quantidade que você quiser … Nós somos
    aqui para evitar pessoas das mãos dos golpistas …

    DonaldTrumpUS loangrant;
    [email protected]

    Deus abençoe __________ americano e o mundo inteiro …

Comments are closed.