Comunicação

Datas comemorativas: 4 formas de fazer marketing sazonal!

 

marketing sazonal

Quando bem exploradas, as datas comemorativas são excelentes oportunidades para aumentar as vendas de qualquer empresa. Mas para fazer uma campanha de marketing sazonal eficiente é preciso mais do que listar as datas que podem ser trabalhadas por sua organização. Neste caso, o planejamento de cada passo até concluir seus objetivos é fundamental.

Para te ajudar a explorar as datas comemorativas e aumentar a visibilidade de seu negócio, listei 4 formas de fazer suas campanhas de marketing sazonal. Confira!

1. Planeje suas ações com antecedência

Para que sua ação de marketing sazonal conquiste os resultados esperados é indispensável que os clientes sejam informados a tempo. Principalmente, para que eles desenvolvam o interesse por seus produtos ou serviços na data comemorativa escolhida por você.

Por isso, é essencial que você faça um planejamento cuidadoso de cada uma de suas ações. Isso permite a criação de peças promocionais para a divulgação de sua campanha e prepara você para um possível aumento na demanda que a promoção na data comemorativa pode gerar.

Além de garantir uma comunicação clara com seus clientes, planejar com antecedência ajuda a antecipar problemas que poderiam ser gerados em uma campanha de datas comemorativas.

2. Seja criterioso na seleção das datas comemorativas

Para que sua campanha de marketing sazonal seja mais eficiente, é indispensável que você selecione com cuidado as datas comemorativas que pretende explorar em suas campanhas.

Usar uma data que não gera apelo em seu público gera desperdício de recursos e energia, que poderiam ser usados em outras oportunidades. Além disso, fazer promoções a cada feriado diminui o valor de suas campanhas para o seu público-alvo.

Por isso, busque conhecer mais sobre seus clientes e as datas comemorativas mais importantes para eles e explore-as. Fazendo isso, você tornará suas campanhas sazonais mais atraentes e valiosas para seus clientes.

3. Faça parcerias com seus fornecedores

Ao planejar-se com antecedência, escolhendo com cuidado as datas comemorativas exploradas em suas campanhas promocionais, você aumenta o poder de negociação com seus fornecedores.

Você poderá negociar a aquisição de um grande volume de produtos apenas para aquela data específica, conseguindo descontos ou até mesmo condições de pagamento facilitadas.

Estas parcerias poderão ser ainda mais benéficas em períodos de baixa procura por seus produtos, pois estes momentos também prejudicam o seu fornecedor. Lembre-se que seus parceiros estão tão interessados em realizar vendas assim como você, use isso a seu favor.

4. Realize concursos e sorteios

Realizar concursos e promoções especiais em datas comemorativas é uma excelente estratégia para aumentar o alcance de sua empresa em um período específico.

Isso porque, a oferta de um bom prêmio atrelado à compra de seus produtos ou serviços pode aumentar consideravelmente as suas vendas e, até mesmo, mobilizar seus clientes para promover a sua empresa espontaneamente.

Você poderá explorar a realização e concursos não apenas em datas comemorativas, mas também para o lançamento de coleções, uma excelente oportunidade para gerar demanda pelos produtos de sua empresa.

Mas lembre-se: antes de realizar concursos e sorteios não deixe de conferir as determinações do Ministério da Fazenda, que impõe algumas limitações para a realização de sorteios.

Seguindo cada uma destas dicas você será capaz de aproveitar ao máximo as datas comemorativas em suas campanhas de marketing sazonais. E então, já tem alguma outra prática ao criar suas campanhas? Compartilhe comigo nos comentários!

Deixe uma resposta

Você pode gostar