Empreendedorismo

Dicas essenciais para quem quer ser dono de um food truck

 

food truck

Os food trucks, que já faziam parte da tradição das ruas de Nova York, têm invadido os cantinhos públicos nas diversas cidades grandes do país, principalmente em São Paulo e no Rio de Janeiro. Das pizzas rápidas e hambúrgueres a pratos de alta gastronomia, o negócio está se expandindo e abocanhando novos nichos de mercado cada vez mais. Se você está pensando em começar um ótimo empreendimento relacionado à alimentação, tenho uma boa notícia para você: o food truck é o investimento ideal!

O baixo custo para montar o negócio e a grande diversificação dos pontos de venda são algumas das vantagens do setor. Mas é preciso prestar atenção em certas questões, para que seu food truck tenha mais chances de chegar rapidamente ao sucesso. Quer ver algumas dicas?

Encontre o nicho de mercado ideal para você

Preste atenção: não basta comprar um caminhão ou van e começar a trabalhar com qualquer tipo de comida! Para ter uma cozinha móvel eficiente e saborosa, você vai precisar pesquisar bastante antes de abrir o negócio. Além disso, é conveniente gostar do nicho com o qual vai trabalhar, em vez de apenas manter-se focado no que mais tem tido saída nos últimos meses. A comida que está em alta no momento pode se equilibrar em poucos meses, e você terá muito mais prazer e será bem mais criativo se trabalhar com um tipo de comida de que goste realmente.

Inove

O food truck é uma iniciativa privada, e uma das características de todo bom empreendedor é ser criativo e inovador. Seja inventivo na hora de desenvolver seu cardápio, a estética do carro, seu espaço de vendas. Diferencie-se dos outros!

Tenha um plano de negócios

Como todo empreendimento, vale a pena escrever um plano de negócios. Não pense que porque o food truck seja algo mais simples esta ferramenta não é necessária. O plano de negócios te ajuda a planejar o futuro com mais detalhes. Pense sobre a concorrência, estabeleça uma estratégia de marketing, defina sua estrutura de gestão e planeje seu financiamento. Ou seja, faça dele o seu roteiro para o sucesso!

Não ter um plano de negócios não quer dizer que seu negócio vai falhar, mas você provavelmente vai gastar mais dinheiro do que deveria, ser menos eficiente, alcançar menos clientes certos, crescer o negócio mais lentamente.

Não dispense o uso das redes sociais

Como em qualquer negócio, é possível encontrar clientes nas mídias sociais. Vale a pena abrir páginas corporativas no Facebook, Twitter, YouTube e outras redes para ver opiniões, divulgar promoções e interagir com os consumidores. Pense em dar cupons para seus seguidores nas redes sociais. Convide o cliente para uma refeição de cortesia, caso ele tenha publicado uma experiência ruim em algum canal. Ou seja, use as redes sociais para ficar próximo do pessoal!

Eduque funcionários e clientes sobre a limpeza

Uma das coisas que poderá ser excelente para a reputação de seu food truck é o alto padrão da limpeza em seu entorno. Considere o treinamento de seus funcionários na manipulação de alimentos, mas também crie um padrão de descarte no seu empreendimento, para que seus clientes não sujem a rua.

Seja um bom vizinho

É preciso ter cuidado para não arranjar conflitos bobos com a vizinhança. Ao contrário, a ideia é que você seja querido pelas pessoas em seus arredores! Tenha ótimas condutas para isso. Por exemplo, não estacione em frente de um restaurante que sirva comida semelhante àquela que você vende. Não coloque som alto, respeite os limites acústicos da região. Seja legal!

Conecte-se com a sua comunidade

Conheça outros operadores de food truck e lhes faça perguntas. Quem trabalha com esse tipo de atividade costuma ser unido e ajudar uns aos outros. E desse contato inicial, quem sabe não poderá surgir uma boa parceria de negócios?

Se você for cuidadoso com essas dicas, há boas chances de seu negócio prosperar e de você se tornar muito conhecido na região, fazendo uma clientela cativa. E então, ficou empolgado para ter um food truck? Ainda tem dúvidas? Deixe aí um comentário: vou adorar conversar mais com você!

One comment

  1. 1

    Muito boa as dicas para começar a montar um food truck vai me ajudar muito a ter ideias para criar novos posts no meu site sobre food Trucks,que criei para divulgar este tipo de negócio sobre rodas na minha cidade!! foodtrucksjc.com

Deixe uma resposta

Você pode gostar