Empreendedorismo digital: o que é e como entrar nessa tendência?

Empreendedorismo digital: o que é e como entrar nessa tendência?

Você já pensou em empreender com comodidade? Imagine ter o seu próprio negócio e ainda garantir aquele tempinho com a família. Seria um sonho, não é mesmo? No entanto, muitos empreendedores não sabem que isso é possível. Para tanto, basta adotar um simples modelo de negócio: o empreendedorismo digital.

Sabendo disso, no post de hoje, vou trazer para você o conceito desse tipo de negócio, quais vantagens ele oferece e o que é necessário para começar. Continue a leitura e confira!

O que é empreendedorismo digital?

Esse é um conceito que se baseia na estratégia de estruturar um empreendimento focando principalmente no meio digital. Basicamente, isso quer dizer que o modelo de negócio vai oferecer produtos ou serviços pela internet.

Nessa linha, é possível atuar de várias maneiras: desenvolvendo produtos próprios — como material digital, apostilas, cursos, conteúdo etc. —, comercializando mercadorias de terceiros, entre outras opções.

Quais são as principais vantagens dessa estratégia?

Tem custo baixo

O maior beneficio para quem pretende empreender escolhendo esse modelo é que, diferentemente de um empreendimento tradicional, não será necessário investir muito dinheiro para começar o negócio.

O fato de um empreendimento digital não precisar de uma estrutura física complexa, como local para armazenamento, escritórios, máquinas industriais e diversos funcionários, permite que os custos para manutenção sejam reduzidos, e o investimento inicial, mais baixo.

Oferece flexibilidade

Outro aspecto que chama a atenção para esse tipo de negócio é a possibilidade de trabalhar no momento mais favorável e da maneira mais conveniente.

Cada pessoa tem um horário preferido para realizar as suas atividades, assim como uma forma específica de executá-las. Entretanto, em uma empresa comum, você está restrito aos horários predefinidos, assim como aos procedimentos estabelecidos para as tarefas.

Já um negócio digital assegura flexibilidade e uma melhor qualidade de vida ao permitir conciliar a rotina pessoal e o trabalho.

Não sofre com barreiras geográficas

Em negócios tradicionais, muitas vezes o empreendedor fica restrito a negociar com clientes que residam nos arredores da empresa. No entanto, no empreendedorismo digital não há essa barreira geográfica para os negócios. Você pode vender para qualquer lugar do Brasil e, inclusive, do mundo! Com isso, é possível obter um lucro maior.

Proporciona mais oportunidades

A consequência direta de não haver barreiras geográficas é que as possibilidades são muito maiores. Além do mais, os negócios digitais não fecham as portas durante o período da noite, ou mesmo no decorrer de feriados e fins de semana. Com isso, é possível realizar vendas por um período maior de tempo.

Imagine a quantidade de pessoas que existem por aí. Agora, considere que boa parte delas têm ido à internet antes de comprar um produto, e que os próprios buscadores as direcionam para lojas em que é possível encontrar o que estão procurando.

Assim, é possível perceber como um negócio virtual, com credibilidade e bem ranqueado no Google, consegue atrair mais clientes do que uma empresa física pode suportar.

Mas, o que é preciso para ser um empreendedor digital?

Ao decidir empreender pela internet, é fundamental ser muito curioso, isto é, sair em busca de todas as informações necessárias para se tornar um especialista no assunto. Afinal, só assim é possível oferecer algo relevante para a audiência.

Além disso, é preciso ter uma imensa vontade de ajudar as pessoas e resolver seus problemas. Também é essencial gostar de produzir conteúdo e, é claro, sentir-se à vontade com a internet e seu funcionamento.

Quais são os passos para começar?

Escolha um nicho de mercado

Primeiramente, é necessário avaliar o mercado e tentar identificar carências. Todo mercado é amplo e se organiza em segmentos com particularidades e necessidades mais específicas. Assim, é possível que você observe que um determinado serviço não lhe atende da maneira esperada, isto é, que precisa ser melhorado. E é exatamente aí que reside uma oportunidade.

Para facilitar a escolha, você deve listar as habilidades, interesses, assuntos e atividades que domina. Nesse sentido, é importante priorizar as tarefas que você gosta, desse modo, será mais fácil e prazeroso trabalhar. Também é fundamental acompanhar as tendências do mercado e oferecer uma solução certeira para o público que escolhido.

Crie um canal com o cliente

Após determinar um público, você deve selecionar um meio para entrar em contato com ele. Você pode criar um site ou um blog, fazer vídeos para o YouTube, elaborar cursos online ou construir uma loja virtual, por exemplo. O importante é optar pela ferramenta que tenha mais a ver com você e seu cliente.

Vale ressaltar que, ao optar por um blog ou site, é fundamental comprar um domínio, pois isso permite a criação de uma marca exclusiva e evita problemas no futuro.

Conquiste audiência

O passo seguinte é produzir conteúdo relevante, pois assim é possível atrair e conquistar audiência para os seus canais de comunicação. Para isso, você pode contar com o marketing de conteúdo e, assim, assegurar um melhor ranqueamento e mais visibilidade para a sua página.

Essa estratégia consiste em produzir materiais que instruam e esclareçam as dúvidas da sua audiência. Dessa forma, seu negócio ganha credibilidade, e o tráfego do seu canal aumenta, colocando sua página nas primeiras posições do Google.

Uma melhor colocação nos buscadores permite que você seja encontrado mais facilmente por membros do nicho de mercado escolhido. Com isso, você pode obter mais visitas e, consequentemente, um maior número de vendas.

Divulgue seu negócio

De nada adianta realizar as ações anteriores, como escolher um nicho, desenvolver um produto e criar uma página na internet, se as pessoas não sabem da sua existência.

Bons conteúdos podem trazer uma grande visibilidade, contudo, no início, não é fácil conseguir muita audiência. No entanto, existem alternativas para contornar esse problema! Você pode divulgar o seu negócio nas redes sociais ou até mesmo utilizar os anúncios pagos no Google Ads e Facebook Ads para isso. Assim, é possível assegurar que seu empreendimento será visto pelo público e se tornará conhecido.

Ao empreender, é comum se sentir preso às obrigações e não ter tempo para muitas coisas — essa é a realidade da maioria dos empresários. Entretanto, após considerar esses pontos, você será capaz de perceber como o empreendedorismo digital pode oferecer melhor qualidade de vida, maior flexibilidade e, além de tudo, levar o seu negócio para um novo nível. E o melhor: sem a necessidade de um grande investimento.

E então, este post esclareceu o tema empreendedorismo digital? Restou alguma dúvida? Se sim, não perca tempo e deixe um comentário no post. Ficarei feliz em ajudar você!

Clico

O Guia empreendedor é o ecossistema de empreendedorismo que tem como principal proposta ajudar os empreendedores a darem o próximo passo na criação de um negócio de sucesso. Ajudamos nas resoluções dos problemas rotineiros que todo empreendedor tem na gestão do seu negócio através de Conhecimento, Networking e Tecnologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Aprenda mais recebendo em primeira mão conteúdos que vão te ajudar a empreender usando os melhores padrões do mercado. Receba no seu e-mail o que você precisa saber para Planejar, Abrir, Gerenciar e Crescer!