Estratégia de fidelização de clientes como diferencial nas vendas da empresa

Estratégia de fidelização de clientes como diferencial nas vendas da empresa

Como você já deve saber, há bastante concorrência no mercado. A consequência aqui é simples: seus clientes têm mais opções, então você precisa se esforçar mais para estar entre as melhores e manter um nível razoável de vendas. E uma coisa que contribui muito com esse objetivo é a elaboração de uma estratégia de fidelização do seu público.

Se já ouviu alguma coisa sobre o tema, ótimo! Vai ser mais fácil para entender estas dicas. Mas, se não ouviu, não tem problema. Eu explico tudo com calma para você entender. Então, sem mais delongas, vamos ver como essa estratégia funciona!

Por que é importante desenvolver uma estratégia para fidelizar os seus clientes?

Essa é uma boa pergunta. A resposta mais simples é: porque isso garante estabilidade. Mas, como isso não explica muito, vamos nos aprofundar um pouco mais.

Imagino que você tenha o costume de comer todo dia no mesmo lugar, que peça um mesmo prato com frequência ou algo assim. Você pode até pedir algo diferente ou ir a outro lugar vez ou outra, mas a maior parte de suas compras sempre serão as mesmas, certo? Isso é fidelidade, no sentido puro da coisa.

O mesmo princípio se aplica a outros tipos de negócio. Se um cliente gosta do que você tem a oferecer e volta com regularidade, mesmo que essa não seja a opção mais fácil, ele é um cliente fidelizado. A consequência aqui é que você terá uma venda mais ou menos garantida em intervalos regulares, o que facilita seu trabalho de vendas.

Para que ela dê certo, você precisa exercitá-la desde o primeiro contato com o cliente ou fornecedor. Cada pessoa envolvida no processo de atendimento e captação é importante e deve estar engajada para causar uma ótima primeira impressão.

5 estratégias de fidelização de clientes que você pode aplicar

Para atingir esse objetivo, você precisa investir em ao menos uma estratégia de fidelização de clientes. Para ajudar com isso, trouxe aqui 5 exemplos que você pode aplicar. Confira!

1. Programas de gamificação

Ok, hora de explicar outro termo estranho! “Gamificação” é a utilização de recursos e mecânicas de jogos — como pontuações, loops de progresso, metas e recompensas — para aumentar o engajamento de uma pessoa em alguma tarefa. Sendo bem direto, é como transformar um trabalho em um jogo divertido, mas sem mudar o que você precisa fazer no dia a dia.

Gamificar o processo de compra pode envolver várias coisas, como completar uma missão para conseguir um desconto extra. Isso não precisa afetar diretamente a forma como sua equipe de vendas atua, mas pode contribuir para o engajamento do cliente com a marca. No final, contratar seus serviços é algo divertido e que gera uma sensação de conquista. Na sua próxima venda, o cliente vai buscar essa mesma sensação novamente.

2. Ofertas relâmpago

Essa estratégia de fidelização aposta mais no senso de urgência e na incerteza do seu cliente. Uma oferta relâmpago, como o nome diz, é algum benefício ao qual o seu cliente só tem acesso por um pequeno período de tempo. É bem famosa nos supermercados, mas também se aplicam em outros contextos. Por exemplo: se eu quero fechar uma venda logo, faço uma oferta imediata ao meu cliente.

A princípio, algumas pessoas acham que promoções limitadas diminuem as vendas, pois os clientes sempre esperam o desconto para comprar. Porém, isso significa que, assim que o desconto é liberado, você tem um aumento mais ou menos previsível no seu faturamento. Mesmo em negociações individuais, o seu cliente ainda tem uma boa chance de fechar a compra por impulso.

3. Combos de serviços e produtos

Essa é uma ótima maneira de aumentar o ticket médio da sua empresa. No geral, um cliente chega à sua empresa buscando apenas o seu serviço principal. Porém, há várias coisas que agregam valor a essa relação e, no fim das contas, beneficiam ainda mais o próprio público. O difícil mesmo é convencê-los disso!

Uma solução aqui é criar “combos” de serviços ou produtos. Se um cliente adquire um conjunto completo, pode receber um desconto em relação ao total que pagaria ou mesmo conseguir outros benefícios gratuitos no pacote. Logo que o seu cliente notar como essa combinação é útil, ele deve começar a comprá-la com mais frequência.

4. Acúmulo de pontos

Essa estratégia de fidelização é mais voltada para o médio e o longo prazo, então quanto antes for aplicada, melhor. Como você já deve ter ouvido falar, algumas empresas permitem que você acumule pontos por cada venda realizada. Quando chegam a X pontos, os consumidores podem trocar esses pontos por alguma coisa, como um produto, um desconto, uma viagem, etc.

Em vários negócios, essa é uma ótima tática, pois o cliente fica ainda mais inclinado a continuar comprando com você. Se ele trocar de empresa depois de acumular muitos pontos, não terá nenhum benefício em relação ao que já acumulou. Desde que seu trabalho atenda às suas demandas principais e o benefício seja relevante, posso garantir que os pontos dão muito certo!

5. Marketing de relacionamento

Como o nome já deixa a entender, esse é todo o trabalho de marketing voltado para o melhor relacionamento com seus clientes e seus fornecedores. Ele envolve coisas como campanhas personalizadas, amplas pesquisas mercadológicas, qualidade de atendimento, entre outras. Não é uma tarefa fácil e exige bastante análise de dados, mas compensa bastante no médio e no longo prazo.

A boa notícia é que você pode exercitar o marketing de relacionamento com atitudes bem simples. Dar os parabéns a um cliente no aniversário dele, melhorar os pedidos realizados ao fornecedor, fazer pesquisas de satisfação, entre outras coisas, também são parte dessa estratégia.

Mesmo com todas essas dicas, ainda é importante que você conte com um especialista na área. Sendo assim, se você busca uma boa estratégia de fidelização, recomendo entrar em contato com a Fidelizii. Eles serão ótimos parceiros na sua jornada para fidelizar os clientes em seu negócio!

Caso queira receber mais dicas para te ajudar a ter mais retorno com o seu negócio, assine a nossa newsletter, aqui embaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Aprenda mais recebendo em primeira mão conteúdos que vão te ajudar a empreender usando os melhores padrões do mercado. Receba no seu e-mail o que você precisa saber para Planejar, Abrir, Gerenciar e Crescer!