Franquias Home Based: como montar uma franquia sem sair de casa

Franquias Home Based: como montar uma franquia sem sair de casa

Eu sei que abrir um negócio não é tarefa simples: dados apontam que um percentual alto de novas empresas acabam fechando ainda nos primeiros meses de existência. Por isso, muitos empreendedores preferem contar com a segurança e os benefícios de ser uma subsidiária.

Quando você representa uma marca já consolidada, é natural que a clientela venha com mais facilidade e você se aproveite da experiência e dos conhecimentos prévios da franquia que está reapresentando. Mas e se fosse possível fazer isso de dentro da sua casa? É isso que propõem as franquias home based! Esse modelo de negócio vem crescendo e ganhando espaço no mercado, por isso decidi falar sobre ele no post de hoje e apresentar seus benefícios. Confira:

O que é a franquia home based?

O nome já é autoexplicativo: é a oportunidade de abrir uma filial de uma marca na sua própria casa. Também conhecida como franquia doméstica, são negócios desenvolvidos para serem geridos dentro de ambientes residenciais, sem a necessidade de aquisição de um imóvel especifico para isso.

Como funciona?

Ela funciona de forma similar a uma franquia tradicional, mudando apenas o local onde a empresa será sediada. As marcas exigem que o franqueado abra uma empresa formal, mas essa modalidade apresenta diversas vantagens. Além de dispensar a compra ou aluguel do um imóvel especifico para a instalação da filial, a franquia home based pode ser montada em uma área pequena da própria residência do novo empreendedor, como um quarto ou sala.

O modelo também pode possibilitar a dispensa ou ao menos a redução da contração de funcionários, desde que família se empenhe no negócio. É interessante, por exemplo, que haja uma linha destinada a atender os clientes e que ela seja utilizada de maneira formal. Visitas de parceiros e clientes também serão uma constante e é importante manter a disciplina e a motivação. As franquias domésticas só prosperam se forem administradas com organização e profissionalismo!

Alguns exemplos de sucesso

Existem diversos exemplos de sucesso de franquias home based e separei alguns para quem você possa compreender completamente esse conceito:

Disk Manicure

Essa franquia home based permite que as clientes solicitem o serviço de manicure e recebam a profissional em sua casa. O franqueado não precisa ter um ponto comercial: é preciso contar apenas com a estrutura para atender os pedidos e encaminhar os atendimentos. O investimento inicial é de apenas 6 mil reais.

House Shin

Essa franquia de origem europeia é especializada em serviços de limpeza de casas e chegou ao Brasil em 2012. Com investimento inicial de 68 mil reais, a empresa já conta com mais de 180 unidades franqueadas no país e o cenário promete uma expansão ainda maior para os próximos anos.

Divulgação

Outro exemplo de franquias home based que mostra como boas ideias podem dispensar a necessidade de um ponto comercial. Criada por um publicitário, a marca comercializa anúncios em embalagens de pão. O franqueado é responsável apenas pela venda de anúncios e impressão das embalagens. Basta um computador, um telefone e uma impressora com scanner. Hoje, são 169 unidades em funcionamento, com um investimento inicial de 20 mil reais.

Fácil Aprender

Essa franquia home based aproveita uma nova tendência dos dias de hoje: os cursos online. Ela é especializada em vender capacitação não-presencial. O franqueado não precisa ter ponto comercial: ele recebe um tablet para operar e pode atender os clientes via telefone ou ir até eles. O investimento inicial é de 15 mil reais.

Sr. Computador

Essa rede é focada na manutenção de computadores, um mercado crescente e robusto nos dias de hoje. O franqueado apenas recebe os telefonemas e agenda os atendimentos, com a possibilidade de abrir o negócio em sua própria casa. O investimento inicial é de 27,5 mil reais.

Isso é tudo o que eu poderia lhe ensinar sobre as franquias home based. Esse modelo de negócio está em franco desenvolvimento e pode proporcionar oportunidades para empreendedores com vontade de crescimento e pouco capital para investir. Escolha a que mais se adéqua a seu perfil e comece a montar sua trajetória de sucesso nesse novo mercado que está surgindo!

O que você achou das minhas dicas de hoje? Se interessou pelas franquias home based? Se ainda tiver alguma dúvida sobre o assunto, conte pra mim aqui comentários!

Mateus Pinto
Mateus Pinto

Publicitário com 20 anos de experiência. Mateus é diretor de arte da Globalweb corp e Co-fundador da agência de Marketing Digital Neoside.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Aprenda mais recebendo em primeira mão conteúdos que vão te ajudar a empreender usando os melhores padrões do mercado. Receba no seu e-mail o que você precisa saber para Planejar, Abrir, Gerenciar e Crescer!