Ganho de escala e eficiência operacional: conceitos que geram valor

Ganho de escala e eficiência operacional: conceitos que geram valor
Mateus Pinto
Mateus Pinto
Co-fundador @ Neoside Agency

Para conseguir melhorar sua margem, o empreendedor deve buscar melhores processos ou negociar preços

A grande questão que passa na cabeça de qualquer empreendedor é como conseguir tornar seus negócios mais rentáveis, gerando mais valor. Recentemente, assisti a uma palestra que dava embasamento para o atingimento desse objetivo: o ganho de escala e a melhoria da eficiência operacional.

Eficiência operacional significa exercer atividades semelhantes melhor do que os competidores. Inclui todo o tipo de práticas que permitem a uma empresa utilizar da melhor forma os seus recursos.

Por exemplo: quanto mais se produz, maior é seu poder de barganha, já que o alto volume de aquisições permite a negociação de melhores preços, o que gera ganho de escala. Com isso, o custo fabricação cai, gerando uma economia de escala, e é possível obter uma margem mais vantajosa ou, então, aplicar preços mais competitivos no mercado. Sei que, contudo, atravessar essa barreira não é tarefa fácil para os micro e pequenos empresários, já que a estratégia demanda muito dinheiro para o investimento inicial.

Também se deve olhar para as atividades internas: elas são bem divididas entre as áreas? Veja novas formas de redistribuição de tarefas, na tentativa de evitar retrabalho, ociosidade e sobreposição. Nessa leitura, você pode identificar que há mais funcionários – que representam um alto custo – do que o necessário, ou, ainda, ver que se perde muito tempo para fazer uma coisa que seria simples.

E então, como os temas são percebidos em sua empresa?

Mateus Pinto
Mateus Pinto

Publicitário com 20 anos de experiência. Mateus é diretor de arte da Globalweb corp e Co-fundador da agência de Marketing Digital Neoside.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Aprenda mais recebendo em primeira mão conteúdos que vão te ajudar a empreender usando os melhores padrões do mercado. Receba no seu e-mail o que você precisa saber para Planejar, Abrir, Gerenciar e Crescer!