Gestão de compras: entenda como fazer na sua empresa

Gestão de compras: entenda como fazer na sua empresa

Você sabia que a gestão de compras tem uma função muito importante dentro da empresa? Pois bem, confesso que eu também não conhecia a sua importância até enfrentar algumas dificuldades por causa da falta de conhecimento.

Na verdade, essa ferramenta é fundamental para garantir o bom desempenho da empresa. Por meio dela você conseguirá controlar melhor o seu estoque e outros setores dentro da organização, além de gerir os seus produtos conforme a necessidade do seu time de vendas. Incrível, não é mesmo?

E aí, quer colocar em prática uma gestão de compras eficiente em seu negócio? Então não deixe de conferir essas dicas que separei especialmente para você. Acompanhe!

Realize um planejamento estratégico

É preciso fazer um planejamento estratégico apenas para decidir o que se vai comprar? É claro! Esse passo é importante para que você consiga traçar o melhor caminho para a sua gestão de compras.

Dessa forma, será possível identificar gargalos que podem estar comprometendo o bom desenvolvimento de suas finanças. Você terá uma visão mais ampla do seu negócio, avaliando os seus fornecedores, as mercadorias que são mais procuradas etc.

Estabeleça quais serão os seus objetivos

Para alcançar resultados positivos, você precisa saber onde quer chegar, certo? Ao definir seus objetivos, será possível fazer com que a sua equipe consiga trabalhar mais focada — otimizando, assim, a sua produtividade. Afinal, eles saberão exatamente o que fazer para chegar ao resultado final.

Com o passar do tempo, até os problemas serão resolvidos pelo seu time, pois eles estarão preparados para isso!

Faça um controle rigoroso

Já imaginou uma empresa anunciar que um produto está à venda, mas, quando o cliente se dirige ao estabelecimento para comprá-lo, o vendedor se dá conta de que ele não está mais em estoque? Pois é, situações como essa são mais comuns do que pensamos!

Por esse motivo, é essencial que você faça um controle rigoroso das suas mercadorias, analisando quais delas são essenciais para o bom funcionamento da empresa, para não ser pego de surpresa.

Fique atento aos orçamentos

Comprar suas mercadorias do primeiro fornecedor que aparecer não é uma boa prática. É importante realizar orçamentos para garantir que, além de adquirir produtos de qualidade, estou atento às finanças do meu negócio.

Suas decisões precisam estar embasadas em dados concretos, sendo assim, procure sempre verificar quais são os valores disponíveis para melhorar a sua gestão de compras.

Saiba negociar

De fato, saber negociar é um fator fundamental na hora de fazer uma gestão de compras eficiente. Por isso, antes de conversar com seus fornecedores, faça uma análise de mercado a fim de verificar se os preços que serão apresentados são mesmo compatíveis com a realidade.

Feito isso, negocie com seus fornecedores: faça orçamentos, compare a qualidade dos produtos e o tempo de entrega etc. Esses fatores são fundamentais para fazer uma negociação positiva para o seu negócio.

Enfim, podemos resumir que, ao fazer uma gestão de compras eficiente, você utilizará os recursos da sua empresa de forma a possibilitar que os investimentos sejam realizados em um momento oportuno, sem prejudicar o seu controle financeiro!

Então, gostou de saber um pouco mais sobre gestão de compras? Agora, aproveite para conferir também quais são os conceitos básicos de gestão que todo empreendedor precisa dominar!

Clico

O Guia empreendedor é o ecossistema de empreendedorismo que tem como principal proposta ajudar os empreendedores a darem o próximo passo na criação de um negócio de sucesso. Ajudamos nas resoluções dos problemas rotineiros que todo empreendedor tem na gestão do seu negócio através de Conhecimento, Networking e Tecnologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Aprenda mais recebendo em primeira mão conteúdos que vão te ajudar a empreender usando os melhores padrões do mercado. Receba no seu e-mail o que você precisa saber para Planejar, Abrir, Gerenciar e Crescer!