Gestão de pequenas empresas: como garantir um crescimento saudável?

Gestão de pequenas empresas: como garantir um crescimento saudável?

Já escrevi nesse blog sobre os principais erros cometidos pelos empreendedores que podem afundar o negócio na gestão de pequenas empresas. Que tal, dessa vez, falar um pouquinho sobre as principais estratégias de gestão que garantem um crescimento saudável de qualquer empresa? Sim, vamos abandonar o pessimismo, esquecer um pouco dos problemas enfrentados no país, e focar no que realmente importa. Afinal, gestores otimistas certamente tem mais sucesso!

Muitos empresários acabam perdendo o foco e, por causa disso, tomam algumas medidas precipitadas. Se você ler o que eu tenho para falar, por outro lado, vai saber exatamente o que precisa fazer! Então confira as minhas dicas sobre gestão de pequenas empresas!

Você vai precisar delegar para ter um crescimento saudável

O gestor da empresa deve sempre ser a pessoa a tomar as principais decisões estratégicas, é verdade. Acontece que, a partir de determinado ponto, se fizer todas as escolhas sozinho, você certamente enfrentará uma série de problemas — afinal, ainda não inventamos a clonagem de humanos, não é verdade?

Por isso, é muito importante perceber o momento certo para criar departamentos na sua empresa e delegar tarefas — e até mesmo decisões. Dessa forma, você garante uma rotina mais saudável e produtiva no seu negócio. Muitos se sentem desconfortáveis ao delegar, mas, infelizmente, essa é a única saída caso você queira ver a sua empresa prosperar.

Sua empresa também precisa de um termômetro

Falar em saúde empresarial parece algo estranho, não é verdade? No entanto, existem, sim, empresas doentes, contaminadas tanto do ponto de vista financeiro quanto operacional. E como fazer para descobrir se a sua empresa está tendo um crescimento saudável? Bom, você vai precisar de um bom termômetro.

No caso, o termômetro de uma empresa são os indicadores-chave de desempenho. Essas são métricas importantes para o seu negócio, e ajudam a acompanhar o resultado de cada setor. Cada empresa tem o seu próprio leque de indicadores.

Por exemplo, temos o Retorno sobre o Investimento (ROI), para avaliar os resultados do marketing, ou o ticket médio, para descobrir o quanto os consumidores gastam, em média, com os nossos produtos e serviços.

Fique de olho em cada moeda que sair e entrar

A gestão financeira, definitivamente, é um dos pontos mais importantes do negócio. Afinal, sem dinheiro nada funciona, não é verdade? Você não poderá comprar estoques, pagar o aluguel ou os funcionários.

Na área financeira, dois pontos chamam bastante a atenção: a gestão dos fluxos de caixa e a utilização de softwares de gestão. Os fluxos de caixa garantem o controle de cada entrada e saída de recursos do seu negócio, ao passo que os softwares de gestão permitem um acompanhamento constante desses movimentos, em tempo real.

Assim, você pode realizar projeções, se preparar para realizar pagamentos ou obter empréstimos e financiamentos para planejar o crescimento da sua empresa!

Nunca abandone o seu planejamento estratégico

Sempre falo sobre esse assunto aqui, vocês já devem estar até cansados. Mas é muito importante tocar nesse ponto, pois são poucas as empresas que possuem um planejamento estratégico eficaz. Você deve sempre revisitar o plano de negócios, uma vez que as coisas podem mudar e serem necessários reajustes.

Lembre-se que as metas, os objetivos e os planos de ação definidos no planejamento são o seu norte e, dessa forma, você consegue sempre se manter focado no que espera para a sua empresa.

Não se esqueça nunca do marketing

Por fim, se você espera que a sua empresa cresça, você deve investir no marketing agora mesmo. Essa é uma forma de conseguir agregar valor à sua marca, fidelizar o seu público-alvo e se destacar da concorrência.

Hoje, não existem mais desculpas para você deixar de investir: com o marketing digital, esse tipo de investimento é cada vez mais acessível para todo o tipo de negócio. Você pode apostar nos links patrocinados ou em mídias sociais, por exemplo. O importante é sempre buscar ações para melhorar os resultados na gestão de pequenas empresas!

Mateus Pinto
Mateus Pinto

Publicitário com 20 anos de experiência. Mateus é diretor de arte da Globalweb corp e Co-fundador da agência de Marketing Digital Neoside.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Aprenda mais recebendo em primeira mão conteúdos que vão te ajudar a empreender usando os melhores padrões do mercado. Receba no seu e-mail o que você precisa saber para Planejar, Abrir, Gerenciar e Crescer!