Eu vejo muitas pessoas que não aguentam mais os meios tradicionais de trabalho e estão pensando em trocar emprego, chefes e horários fixos pelo próprio empreendimento. No entanto, abrir uma empresa no Brasil não é tarefa simples: é preciso acertar em cheio para não se arrepender depois.
Dentro da minha experiência, vejo um ramo crescendo bastante e dando boas oportunidades para quem quer virar dono do próprio nariz: a área de cuidados com animais domésticos. Montar um banho e tosa é uma boa ideia, que pode gerar bons lucros e grandes oportunidades de crescimento. Quer conhecer as melhores dicas para abrir o seu? Então dê uma lida o post que preparei para você! Confira:
Invista em infraestrutura
Para montar um banho e tosa, você vai precisar investir em uma infraestrutura básica para atender aos animais e receber bem os donos dos pets. Além de um imóvel que comporte esse tipo de empreendimento, é preciso prestar atenção a alguns fatores. Primeiramente, é indispensável ter uma boa área de recepção: os clientes precisam ficar confortáveis enquanto chegam, fazem o pagamento ou esperam o final dos serviços. Ar-condicionado é uma boa ideia, bem como cadeiras confortáveis, jornais do dia, revistas atualizadas e, se possível, uma televisão.
Depois, é hora de pensar nos itens para que você estruture sua loja para o trabalho propriamente dito. O primeiro deles é a banheira, que pode ser de fibra ou alvenaria e azulejos. Ela precisa comportar animais de muitos tamanhos e possuir uma rampa para cachorros de grande porte. É recomendável também ter uma mesa de banho e tosa, com dimensões adequadas para o serviço. Gaiolas e cercados também são indispensáveis: os pets que estão esperando pelo banho ou pelo seu dono não podem ficar soltos por aí. Obviamente, você precisa ter um chuveiro próprio para banho e tosa e gaiolas e caixas de transporte.
Acerte nos equipamentos
Você vai precisar de alguns equipamentos indispensáveis para montar um banho e tosa. Um deles é o soprador: ele produz um “jato” de vento que remove a água que ficou na pelagem do animal depois do banho. Isso economiza energia e diminui bastante o tempo dos serviços. Depois entra o secador e a máquina de tosa profissional. Eles são fundamentais para os ofícios mais básicos e precisam ser ergonômicas e de boa qualidade. Por fim, você também precisa investir em lâminas para as máquinas de tosa profissional e adaptadores, pois existem diversos tipos de tosa, com estilos variados e muitas pelagens e animais diferentes.
Adquira itens imprescindíveis
Seu banho e tosa precisará alguns itens imprescindíveis para funcionar. São básicos e baratos, mas se você não contar com eles, não terá como abrir as portas. Podemos começar falando das guias para mesa. Elas podem ser simples ou duplas, atendendo a um ou dois animais e deixando-os seguros para os procedimentos. Toalhas de banho também são importantes: quanto mais melhor. O mesmo vale para tesouras, pentes e escovas: são elas que conferem um bom acabamento. É preciso também contar com cortadores de unha, no mínimo em dois tamanhos são indicados e pinças para limpeza de ouvido, com modelos curvos e retos.
Não se esqueça dos suprimentos
Você também precisa de um bom estoque de suprimentos para montar um banho e tosa. Eles precisam ser de boa qualidade, caso contrário seu serviço ficará prejudicado. Comece com o básico: shampoos e condicionadores das melhores marcas. Colônias próprias para animais também são imprescindíveis: não há nada que um dono aprecie mais do que receber pet bem cheiroso. Laços, gravatas, gargantilhas também são brindes que causam uma boa impressão para a loja: compre aos montes. Por fim, escovas e pasta de dentes: cada bichinho deveria ter o seu, mas é importante tê-los disponíveis para compra.
Essas são as dicas essenciais para montar um banho e tosa de sucesso. O mercado está em crescimento e essa é uma boa chance de ter ótimos lucros com seu próprio empreendimento. Ainda ficou com alguma dúvida? Escreva para mim nos comentários!