Encontrar investidores para empresas foi uma das maiores dificuldades que enfrentei quando decidi montar meu próprio negócio. A situação era a mesma pela qual passam milhares de empreendedores: eu tinha uma boa ideia, disposição para enfrentar a burocracia para viabilizá-la, tinha um plano de negócios que mostrava a viabilidade dela, mas minha abordagem com os investidores estava equivocada.
Essa é uma situação muito comum, não é mesmo? Por isso, hoje apresentarei 6 dicas valiosas para te ajudar a superar essa situação:
Tenha um plano de negócio
A elaboração de um plano de negócios detalhado é um bom exercício para que você se convença da real viabilidade de sua ideia. Mais que mostrar para o investidor que sua ideia é boa, ele te ajudará a pensar em quais objeções, pontos fortes e fracos que os investidores para empresas atacarão caso você apresente sua ideia.
Eu resisti muito tempo até me convencer que isso era importante, mas hoje entendo que o plano de negócios foi o que me deu condições de defender minha empresa e garantir os investimentos nela.
Transforme seu plano em uma apresentação
Reduza seu plano em uma apresentação visualmente bonita, com dados e números que reforcem a necessidade daquela empresa no mercado. Só tome o cuidado para não cair na tentação de colocar muitos textos e informações que desviem a atenção dos investidores.
Apresentar seu plano é uma boa maneira de mostrar que você tem iniciativa, consegue se comunicar bem e transformar algo complexo (o plano) em algo simples, viável e que desperte a atenção do público (a apresentação). Na mente do investidor para empresas, isso funcionará como uma espécie de prova ou de reforço à sua ideia de negócio e o deixará mais suscetível a aceitá-la.
Transforme sua apresentação em um Elevator Pitch
Não adianta ter um plano de negócios bem estruturado, uma apresentação matadora e não ter um pequeno discurso que venda sua ideia em 1 ou 2 minutos de uma forma clara, objetiva, logicamente estruturada e que te abra a possibilidade de marcar uma reunião ou uma apresentação mais extensa para aquela pessoa.
A ideia do Elevator Pitch é atrair a atenção para sua ideia de negócio, caso você tenha pouco tempo para apresentá-la. Por isso, foque na necessidade ou problema que sua ideia ou negócio resolverá, apresente um dado estatístico sobre sua população e um número que indique a viabilidade do negócio. Também é importante formular o pitch como alguma pergunta, pois isso já fará com que o investidor aprove ou reprove sua empresa nessa primeira apresentação. A aprovação gerará conexão e a reprovação inicial poderá indicar pontos de melhoria para o seu pitch.
Desenvolva seu negócio até onde conseguir
Ter um protótipo, versão beta ou um projeto mais tangibilizado de sua ideia permitirá que a pessoa entenda com maior facilidade qual o potencial de seu negócio. Por isso, invista suas economias nesta versão inicial de seu serviço ou produto.
Crie um grupo de apoiadores e não só de investidores para empresas
Reúna outros empresários e empreendedores ao redor de sua ideia de negócio. Mesmo que eles não possam contribuir financeiramente, poderão dar dicas, apresentar pessoas interessadas ou te ajudar a identificar os pontos fracos de seu projeto. Além de aumentar suas chances de viabilização por meio do fortalecimento do networking, eles poderão acelerar o processo de maturidade de sua ideia e apresentação.
Seja persistente
Quantas vezes será necessário repetir o pitch, a apresentação e entregar o plano de negócios? Sinceramente, não sei, pois perdi as contas quando fui buscar investidores para a minha empresa, mas sei que a persistência valeu a pena!
Só tome cuidado com uma coisa: no mundo dos negócios, tudo o que não dá resultado deve ser revisto. Saber exatamente quais são os pontos que precisam de revisão e quais devem ser deixados intactos é o que diferencia os bons empreendedores dos demais. E lembre-se: persista na ideia, mas não seja teimoso com métodos e informações que não estão surtindo efeito, eles podem ser alterados!
Agora que você já sabe como conquistar investidores, confira quais são os pontos positivos de se ter um investidor!