Será que você sabe o que é o planejamento estratégico e todos os benefícios que ele pode trazer para o seu negócio? É exatamente sobre isso que o seu amigo Mateus aqui vai te falar no texto de hoje!
Separei 6 dicas valiosas para o planejamento estratégico de 2016 da sua empresa, além de mostrar o que deve ser feito e quem deverá ser envolvido neste processo. Além disso, eu também vou te falar sobre os benefícios que ele poderá trazer para sua empresa e de quanto em quanto tempo o planejamento deve ser elaborado. Vamos lá? Acompanhe a seguir!
1. Anote todos os detalhes
Para começar um bom planejamento estratégico, eu te aconselho a colocar no papel tudo o que se tem em mente para o seu negócio, ou seja, tudo o que você quer para sua empresa, aonde você quer chegar e como pretende alcançar esses resultados.
Lembre-se que, para um bom planejamento estratégico, é preciso saber exatamente o que se quer! Só assim você conseguirá traçar, de forma clara e precisa, o caminho a ser percorrido.
Qual será o seu nível de receitas em 3 anos, por exemplo? E sua posição em relação aos seus concorrentes? É necessário saber exatamente o destino final para poder traçar o caminho e as alternativas até lá!
2. Conheça bem sua empresa
Se você não tem intimidade com os detalhes da sua empresa, é hora de mudar essa situação! Conhecer a fundo o seu negócio é básico para o planejamento estratégico. Não se esqueça também de definir a missão, a visão e também os valores, sempre alinhados aos objetivos para a organização. Esta definição é necessária para que o planejamento siga o seu curso de acordo com as principais características da empresa.
Se o objetivo dos gestores é fazer com que a sua empresa seja líder em inovação em 2 anos, por exemplo, comece a investir em pesquisa e também na retenção de talentos. Eles é que levarão sua empresa para o topo!
3. Conheça o seu ambiente interno e externo
Já que estamos falando da organização, é preciso que você também conheça seus procedimentos internos e o que precisa ser melhorado para que seus objetivos sejam alcançados.
Outra informação importante é relativa ao seu ambiente externo. É preciso conhecer seus principais concorrentes, seus fornecedores, questões econômicas e de mercado. Observe tendências, saiba o que seus concorrentes têm tentando para se diferenciar no mercado e busque sempre as melhores parcerias para seu empreendimento.
4. Formule a sua estratégia
Agora que você já conhece exatamente o perfil da sua empresa e aonde ela quer chegar, conhece seus processos internos e os detalhes de seu ambiente externo, é hora de botar a mão na massa e montar a sua estratégia!
Faça com que os funcionários conheçam e participem de cada etapa, de acordo com a função de cada um na empresa e estimule-os a sugerirem ideias e possíveis correções de rumo de seu planejamento.
A valorização dos funcionários faz com que eles se sintam estimulados a participar do processo, que fica mais fácil, dinâmico e com mais chances de perdurar.
5. Entenda que o processo é contínuo
Apesar de o planejamento estratégico normalmente ser formulado no início do ano, saiba que é um processo contínuo e deve constantemente ser observado, alinhado e corrigido. Assim, erros podem ser revertidos e você ainda poderá alcançar as metas que foram traçadas.
6. Avalie os resultados da empresa
De nada adianta implementar o planejamento estratégico se você não criar mecanismos para avaliar o progresso e como as metas são alcançadas. Com a avaliação também é possível modificar ou manter ações que trouxeram benefícios ou que poderiam ter apresentado melhor resultado. Esta fase é muito importante e serve para medir a efetividade do planejamento estratégico de sua empresa.
Viu só a quantidade de detalhes que possui um planejamento estratégico? Você precisa conhecer muito bem o ambiente interno e o externo da sua empresa. Além disso, será necessário estimular a participação de seus funcionários, colocar em prática eventuais mudanças e avaliar os resultados alcançados.
Agora que você já sabe várias dicas para o planejamento estratégico de 2016 da sua empresa eu separei outro artigo com as principais características de um empreendedor para você ler. Dê uma olhada!