Quem quer abrir um empreendimento precisa ter em mente que algumas coisas são fundamentais para o bom funcionamento do negócio e para que tudo saia conforme o planejado, de forma organizada e sem dores de cabeça, e uma das coisas mais importantes para a gestão de uma empresa é a conta empresarial.

da conta bancária de pessoa física, ela é registrada com o CNPJ e a razão social do seu negócio. É muito importante ter uma conta voltada exclusivamente para administrar todo o dinheiro envolvido no dia a dia da empresa, assim não há confusões com cifras e pagamentos. Hoje eu vou dar algumas dicas sobre como abrir conta empresarial e como definir qual o melhor banco para você abrir a sua!

Eu preciso de uma conta?

Em primeiro lugar, é preciso definir se há a necessidade de se criar uma conta. Se você trabalha de maneira informal e sem um estabelecimento fixo ou renda constante, como os freelancers por exemplo, não é preciso criar uma outra conta, que só ajudará a bagunçar a sua contabilidade.

Caso você já tenha um estabelecimento fixo, uma empresa aberta (com CNPJ, razão social e nome fantasia) e esteja com um fluxo de caixa que requer um controle mais elaborado, talvez seja a hora de pensar em criar uma conta empresarial para o seu negócio. Além da facilidade para controlar o caixa e saber a quantas anda a saúde financeira do negócio, uma conta empresarial é necessária para quem pretende receber pagamentos de outras empresas ou conseguir empréstimos, realizar financiamentos ou adquirir linhas de crédito.

Escolhendo o melhor banco

As instituições bancárias funcionam basicamente da mesma maneira em todo o país, independentemente de qual "bandeira" a agência carrega. Na hora de escolher qual é o banco ideal para você, é preciso levar em conta diversos fatores, como agência mais próxima da sede do empreendimento, costume (manter a conta da empresa na mesma agência ou banco que a sua conta pessoal pode facilitar a sua vida, além de garantir algumas facilidades) e alguns valores, como taxa de juros aplicada e valor da anuidade e outras tarifas.

Lembre-se que outras características podem facilitar essa tarefa chata que é ir ao banco. Fatores como simpatia dos funcionários, infraestrutura, localização e atendimento diferenciado pesam muito na hora de escolher o banco ideal.

O que fazer para abrir uma conta empresarial?

Para abrir uma conta PJ em uma agência bancária, são necessários alguns documentos e um pouco de paciência com a burocracia. Basicamente, você vai precisar levar o CPF, um comprovante de residência, um comprovante de inscrição e cadastro do CNPJ, o próprio CNPJ e um certificado de microempreendedor individual. Fique atento, pois diferentes bancos podem pedir diferentes documentos, além de cópias, que podem necessitar de autenticação em cartório.

Afinal, qual o melhor banco para abrir minha conta empresarial?

No fim das contas, não existe uma bandeira que seja mais vantajosa que a outra, tudo vai depender de um conjunto de fatores, que vão desde experiências prévias até facilidades oferecidas na hora de abrir a conta. O mais importante quando for escolher um banco é selecionar aquele que se torna parceiro do seu empreendimento, ou seja, aquele banco que oferece facilidades e serviços que miram no seu crescimento.

Um bom internet banking também faz toda a diferença, afinal, quem gosta de ter que ir ao banco para resolver pequenas pendências que podem ser feitas a distância? Mais importante do que o nome, na hora de escolher um banco, tenha em mente que praticidade e atenção são peças fundamentais para evitar o stress.

Agora que você já sabe como escolher um banco para sua conta empresarial, que tal descobrir algumas dicas para controlar as finanças do seu negócio?

Matérias relacionadas:

Finanças

VER todos