Leitor quer saber se NF-e e sistema de vendas e estoques são obrigatórios para pequeno comércio. Marco Zanini, da NF-e do Brasil, dá a resposta
Esta sexta-feira temos mais um #ClicoResponde sobre Nota Fiscal Eletrônica (NF-e). Quem nos mandou a questão foi o leitor Jair Aparecido Orci. Veja:
Saiba Mais
Por que ter um aplicativo de gestão na sua empresa?
Conta corrente jurídica e pessoal: modo de usar
O que a informática de sua empresa precisa ter
“Trabalho com pequenas lojas de comércio em geral. Tenho um sistema antigo para emissão de nota fiscal, só que ele não controla estoque ou venda. Preciso adaptar o sistema para emitir a discriminação dos impostos e inserir o CPF dos clientes. Os pequenos comerciantes são obrigados a ter no sistema o controle de estoque e vendas?”
Jair, em primeiro lugar, obrigado pela confiança! O Guia Empreendedor só tem sentido se vocês virem valor.
Como esse tema é bem técnico, fui procurar o Marco Zanini, responsável pela empresa NF-e do Brasil. Como você sabe, a empresa do Marco, o Guia Empreendedor e o Vouclicar.com, loja de aplicativos corporativos para PMEs em cloud computing, são empresas do grupo Globalweb Corp.
O Marco encaminhou a seguinte resposta:
“Jair, para fazer o controle de estoque, vendas, contas a pagar e receber você precisa de um sistema de gestão. Existem muitas opções e você precisa analisar o que mais atende a sua necessidade. Todos eles emitem Nota Fiscal Eletrônica como uma das funcionalidades”, explicou.
Ele ainda explicou que a obrigatoriedade da Nota Fiscal Eletrônica ocorre quando a sua empresa vende para outras empresas, ou seja, mantém uma relação entre pessoas jurídicas. Para pessoas físicas, a obrigatoriedade é do cupom fiscal. No futuro, este documento migrará para a Nota Fiscal Eletrônica do consumidor, chamada de SAT/NFC-e. Por enquanto, apenas o cupom fiscal é necessário.
Obrigado, Marco, por participar novamente do Guia Empreendedor.
Ajudou, Jair? Se ficou alguma dúvida, é só comentar este post. Toda sexta-feira, o #ClicoResponde a uma questão!