A vida da maioria das pessoas anda bastante corrida e, nos últimos anos, vem se tornando cada vez mais comum um novo tipo de consumo: as assinaturas de produtos ou serviços. Existem muitas opções desse serviço: assinaturas de comida, de vinhos, de revistas e até de algumas roupas. O cliente paga um valor mensal ou semestral, em alguns casos, e todo mês recebe o que foi combinado no momento da contratação.

Esse tipo de mercado chama atenção dos novos empreendedores e pode ser um grande aliado para quem está montando o próprio negócio e quer algumas ideias. Hoje eu vou falar sobre 4 coisas que você precisa saber para montar seu próprio serviço de assinaturas!

Existem diversos tipos de assinaturas

A primeira coisa que você deve saber antes de começar a planejar seu produto é que existem muitos tipos de serviços de assinaturas. Você pode oferecer desde filmes, como o Netflix, até amostras de cosméticos ou alimentos.

Por isso, o primeiro passo é definir qual será o tipo de produto que você vai oferecer. Para isso, faça uma pesquisa de mercado com profissionais especializados no assunto e determine com qual público você tem mais afinidade para montar seu projeto. Se você não é adepto de uma alimentação saudável, como irá oferecer um serviço com entregas mensais de alimentos para uma dieta balanceada, por exemplo?

Por isso, pense com qual tipo de público você tem mais afinidade e parta daí.

É preciso definir qual será seu produto

Pensando no seu público, defina qual será seu produto, com base em pesquisas de mercado. O que você gostaria de receber no conforto da sua casa? Se você for alguém muito apaixonado por música, por exemplo, qual seria sua maneira preferida de receber esse produto?

Depois disso, é preciso entrar em contato com as marcas com as quais você pretende trabalhar. Como essas compras geralmente são feitas em grandes quantidades, há bastante chances de você conseguir um desconto, então não deixe de negociar! Além disso, procure empresas confiáveis no mercado: o cliente está contratando um serviço seu e, se a qualidade do produto entregue não for boa o bastante, é do seu nome que ele vai se lembrar.

Oferecer um diferencial é fundamental

Como o mercado de assinatura de serviços está aquecido, para sobreviver e lucrar nele é preciso ter um diferencial; por isso, tente ter algo muito legal para oferecer. Que tal um um serviço de presentes de aniversário, por exemplo? As pessoas sempre precisam presentear alguém e nem sempre têm tempo ou ideias do que comprar!

Existem muitas possibilidades de produtos a serem exploradas. Coloque sua criatividade para funcionar e pense em algo inovador para lançar no mercado.

Responsabilidade é tudo

Ter um serviço de assinaturas é se comprometer a sempre entregar os seus produtos em dia e, à medida em que sua cartela de clientes for aumentando, isso pode se tornar uma tarefa difícil. Uma boa saída para conseguir cumprir seus combinados é dar algumas opções de datas para seu assinante, para que você não fique sobrecarregado.

Além disso, o que vale mais a pena: personalizar o frete ou contar com a sorte usando o serviço dos Correios? Os dois lados têm vantagens e desvantagens e, antes de definir qual serviço você vai usar, é preciso analisar muito bem esses pontos, que podem ser cruciais para seu negócio!

Para ter um serviço de assinaturas é preciso muita responsabilidade e vontade de trabalhar, mas essas dicas vão ajudar bastante! Você tem alguma outra sugestão para quem quer começar esse tipo de serviço? Ficou alguma dúvida? Deixe seus comentários e acompanhe o blog para ver mais ideias sobre empreendedorismo!

Matérias relacionadas:

Empreendedorismo

VER todos