á uma afirmação que é: “60% de todos os problemas das empresas resultam de falhas na comunicação." (Peter Drucker)
Se você entende que se comunicar de forma assertiva com seu time e liderados não é uma tarefa simples, no entanto, muito importante, você não está sozinho!
No processo de comunicação há sempre um emissor e um receptor de mensagem. A questão é que cada pessoa é um mundo com sua respectiva história, então não necessariamente teremos as mesmas interpretações, ainda que sobre os mesmos fatos. Como líderes/empreendedores sabemos que a comunicação é fundamental para o sucesso dos negócios em todos os sentidos.
A primeira coisa que você precisa entender é que a comunicação começa primeiro em si, mas é processada na mente de outra pessoa. Por isso é tão importante checar se a transmissão cumpriu sua missão. Isso traduz um pouco a frase lacaniana que diz que “você pode saber o que disse, mas nunca o que o outro escutou”. Os ruídos acontecem muitas vezes porque não escutamos para compreender e sim para responder. Ou seja, enquanto uma pessoa está falando, a outra já fica pensando na resposta, e isso bloqueia uma escuta apurada, que vai além de ouvir com os ouvidos, mas também com interesse e acolhimento de coração.
Imagine a seguinte situação fática para perceber o quanto estamos sujeitos a cair nas ciladas comunicacionais e acabar se envolvendo em boatos que geram tensão interna num contexto corporativo:
- O “Chefe” chama o Zé em sua sala e diz: quero o número deste pedido.
- O João, que passava perto, ouviu algo e pensou alto “despedido?”.
- Carlos que foi pegar água no bebedouro do lado de João se surpreendeu: O Zé?
- A divisão de mesa próxima do bebedouro comentou: o Zé está despedido.
- Tadeu, da mesa em frente, cogitou: eu também!
- Borges lamentou: o Zé e o Tadeu estão demitidos.
- Geraldo se desesperou dizendo que todos seriam despedidos.
As palavras podem ser pontes ou paredes, por isso é importante averiguar se o significado esperado da mensagem transmitida foi entendido. Conseguimos encontrar na Comunicação Não-Violenta (CNV) estratégias para desenvolver habilidades de linguagem e comunicação que fortalecem a capacidade de continuarmos humanos e exercitarmos a inteligência emocional mesmo em situações adversas.
Nós líderes temos um papel importante em estabelecer uma relação saudável com o time e um ambiente harmonioso - sendo exemplo na forma de nos comunicarmos. A Comunicação Não-Violenta substitui nossos velhos padrões de defesa, recuo ou ataque diante de julgamentos e críticas. Vamos percebendo a nós mesmos e ao outro por um enfoque novo. É uma metodologia própria, criada pelo Marshall Rosenberg, com base em 04 componentes: observação, sentimento, necessidade e pedido.
◦ Observação: observar o que está acontecendo sem fazer nenhum juízo de valor.
◦ Sentimento: compreender como nos sentimos ou como os outros sentem ao observar aquela situação.
◦ Necessidades: estão ligadas aos sentimentos que identificamos, por isso precisamos reconhecê-las antes de fazer um pedido.
◦ Pedido: deve-se informar o que observou, suas necessidades e sentimentos, para então fazer um pedido claro visando receber o que precisa.
Quando nos concentramos em tornar mais claro o que o outro está observando, sentindo e necessitando ao invés de diagnosticar e julgar, descobrimos a nossa capacidade de gerar empatia e ter compaixão. Aquela expressão que diz “pare de procurar culpados e foque na solução'' resume bem isso.
Deixo aqui 10 Dicas para que você líder/ empresário - seja mais assertivo na comunicação:
1. Lembre-se que a comunicação começa em si, mas é processada na mente de outra pessoa
2. Defina o objetivo da comunicação
3. Antes de comunicar, clarifique suas próprias ideias
4. Seja objetivo, claro e conciso
5. Coloque-se no lugar da outra pessoa
6. Não interrompa os outros
7. Respeite os outros
8. Faça perguntas
9. Faça anotações
10. Preste atenção às mensagens não verbais
Precisamos saber que entender não significa concordar, mas nos ajuda a respeitar e, consequentemente, a nos comunicarmos melhor, de modo mais leve e assertivo, o que leva à cooperação e ganhos mútuos. E cooperação é o que faz um time vencedor.