Diante de um mercado cada vez mais exigente e competitivo, a gestão de produtividade deve ser uma constante para empresários e gestores. E, para aumentar a produtividade, não basta investir apenas em equipamentos ou na contratação de novos profissionais. Na verdade, o desempenho das equipes está diretamente relacionado a uma série de outros fatores que envolvem organização, padronização, metas, qualificação, liderança e o uso de soluções tecnológicas.
Assim, é preciso manter o foco nos resultados e no capital humano. Porém, algumas situações podem atrapalhar a gestão de produtividade e, por isso, devem ser evitadas. Confira agora quais são erros mais comuns cometidos pelas PMEs.
1. Processos não padronizados
Processos não padronizados prejudicam o rendimento das equipes, pois quando não há uma rotina de trabalho definida, surgem as dúvidas, os atrasos, os improvisos, a perda de tempo e as falhas na execução. Então, é essencial mapear todos os processos internos, identificando as principais dificuldades e gargalos. Deste modo, é possível definir novos fluxos e responsabilidades, eliminado desvios e atividades que não agregam valor. E por meio desta reestruturação, a empresa conquista mais agilidade e eficiência.
2. Metas inatingíveis
A construção de um plano de metas faz parte da gestão de produtividade. Entretanto, é fundamental que essas metas sejam ambiciosas, mas realistas. Caso contrário, podem frustrar e desestimular os times. E para garantir o engajamento, a recomendação é fazer com que os colaboradores participem da definição, de modo que todos se comprometam com os objetivos da empresa.
3. Comunicação interna insuficiente
A qualidade da comunicação interfere diretamente no desempenho das equipes e, por isso, os gestores devem explorar todos os canais internos, como e-mails, softwares e, claro, as reuniões gerenciais. Todos esses recursos são importantes para manter os colaboradores informados sobre prioridades, urgências e indicadores.
4. Falta de investimentos em soluções tecnológicas
As soluções tecnológicas são aliadas da gestão de produtividade. Sistemas integrados, dispositivos móveis e aplicativos podem simplificar o dia a dia das equipes. Através destas soluções, é mais fácil eliminar desperdícios, reduzir custos, organizar processos, automatizar tarefas, gerenciar o conhecimento e estabelecer uma comunicação eficiente e dinâmica.
A tecnologia também contribui para a capacitação dos profissionais, através do compartilhamento de notícias, e-books, vídeos, palestras e aulas, que podem ser acessados rapidamente, através de celulares ou tablets. E é preciso lembrar, ainda, que a tecnologia é indispensável para a tomada de decisões acertadas, oferecendo uma visão completa do negócio, em tempo real.
5. Microgerenciamento
O microgerenciamento acontece quando o gestor centraliza o poder de decisão e passa a atuar diretamente na operação. Neste caso, existe uma sobrecarga e o planejamento estratégico acaba negligenciado. Assim, é preciso apostar na delegação — suportada pela meritocracia e pelo desempenho. De fato, a delegação é uma importante ferramenta de gestão de produtividade, que contribui para o desenvolvimento dos colaboradores.
Deste modo, é possível incentivar o aprendizado, fortalecer a motivação e aumentar a produtividade geral. Neste caso, as soluções tecnológicas também podem ser utilizadas, pois já existem aplicativos que ajudam no acompanhamento de prazos, na elaboração de listas de atividades e no controle de pendências.
6. Clima organizacional negativo
Um clima organizacional negativo costuma ser resultado de uma gestão autoritária, que provoca sérios impactos no rendimento e na motivação dos colaboradores. Por isso, é fundamental apostar em práticas relacionadas a capital humano. Programas de treinamento, políticas de remuneração atrativas, plano de carreira, benefícios flexíveis e sistemas de recompensas devem ser considerados.
Além disso, uma liderança humanizada e colaborativa também é determinante para uma gestão de produtividade bem-sucedida.
Quais são os fatores que mais atrapalham a produtividade da sua empresa? Compartilhe comigo suas opiniões e comentários!