S

e tem algo que nunca vai ser substituído no mundo são as relações interpessoais e é neste cenário que o home office entra em jogo. A princípio este modelo de trabalho parece ser a melhor medida e mudança na rotina das pessoas, porém ela traz problemas imensuráveis relacionados a convivência, estreitamento de laços e principalmente na cultura organizacional. 

Um dos mais emblemáticos desafios de uma empresa é disseminar a cultura organizacional, mas o que seria isso? 

A cultura organizacional são os valores da companhia sendo passados aos seus colaboradores, através de gestos, políticas, eventos e comunicados. A partir de uma boa cultura é possível engajar os times que formam a empresa a atingir juntos as metas e objetivos que são definidos pela alta gestão.

Com o home office, as relações interpessoais entre os colaboradores ficam fortemente prejudicadas, pois as pessoas só se encontram em reuniões no formato de telas e não  em salas como antes. Nos tempos atuais, dificilmente você verá colaboradores participando juntos de uma reunião no modelo presencial, não verá também os colegas indo almoçar juntos ou até mesmo a pausa para o café da tarde. 

O que se tem hoje é um cenário de colaboradores sem afinidade cultural com as empresas e sem afinidade cultural com os seus colegas de trabalho, ou seja, eu como empresária, vejo que o este modelo precisa ser usado na medida certa. No entanto, qual seria esta medida?

A solução é o formato híbrido que permite que as pessoas tenham os seus benefícios do home office, de não pegar trânsito ou transporte público todos os dias, de poder ver os filhos, de comer em casa, mas que possa conciliar com o ambiente da casa e o ambiente da empresa algumas vezes na semana. 

Unindo este modelo, muitas relações vão ser restabelecidas, isso faz bem e traz benefícios para o ser humano, além de contribuir com o longo prazo das pessoas e da empresa.

Portanto, o modelo de trabalho no regime home office precisa ser olhado com cuidado, sob o ponto de vista de produtividade mas principalmente sob o olhar, este, inerente às condições do ser humano que é a convivência e o pertencimento ao grupo.  

Matérias relacionadas:

Empreendedorismo

VER todos