Existem alguns erros bem comuns na administração de um negócio que empresários acabam cometendo, principalmente nos primeiros anos da empresa. Quando esses erros não são reconhecidos e evitados, existe um grande risco de que, depois de algum tempo, a empresa acabe encerrando suas atividades.
Para que você não corra o risco de sofrer com as consequências desses problemas, listei aqui alguns dos maiores erros que empresários cometem e como evitá-los. Quer saber quais são? Então confira agora mesmo:
Falta de planejamento
Alguns empreendedores planejam a abertura de sua empresa, mas quando o negócio inicia suas atividades, normalmente ele se preocupa mais com as rotinas de vendas, recebimentos e compras. Conhece ou já ouviu a história de alguem assim? Por incrível que pareça, isso é mais comum do que se imagina!
Deixar de elaborar um planejamento de curto, médio e longo prazo e como criar objetivos bem definidos são alguns dos maiores erros que os você pode acabar cometendo. Sem planejamento, sua empresa não possui direcionamento para onde quer chegar e dificilmente conseguirá crescer no mercado.
Quando falamos em falta de planejamento, podemos incluir também o planejamento no que diz respeito a contratação e demissão de colaboradores. Empresas que vivem demitindo e contratando novos funcionácios sofrem com prejuízos altíssimos e isso acaba atrapalhando seus resultados econômicos. O ideal é que seja feito um plano de carreira que auxilie na retenção de talentos, ou seja, quanto mais tempo o funcionário ficar com você em sua empresa, melhor — só não se esqueça de oferecer atrativos para que esses funcionários não procurem outro emprego!
Falta de gestão financeira
Esse também é um dos grandes erros que empresários cometem. Algumas vezes a gestão financeira representa apenas o controle do valor total de vendas e o valor total dos custos que o empresário tem para comprar suas mercadorias.
A gestão financeira vai muito além de controlar receitas e despesas e inclui o controle do pagamento de todos os impostos, custos relacionados aos funcionários (que incluem todos os encargos), custos relacionados à operação — como por exemplo, custos com energia elétrica, água, frete.
Além disso, você precisa estar atento na hora de fazer a gestão dos pagamentos e recebimentos — recebimentos parcelados devem ser considerados dessa forma, não integralmente e, sempre que possível, programar os recebimentos com prazo menor do que o de pagamento dos fornecedores.
Deixar de acompanhar a rotina da empresa
Pode ser que em determinados momentos, você acabe absorvendo em excesso as atividades operacionais e/ou deixando a empresa nas mãos dos seus funcionário. Em ambos os casos o erro se dá devido ao fato de você não acompanhar a rotina de todas as áreas da empresa bem de perto.
É necessário tirar um momento durante o dia para verificar todas as áreas e analisar possíveis pontos que necessitam de maior atenção. Nesse caso é possível identificar possíveis falhas de forma mais rápida e conseguir encontrar ações que serão mais efetivas.
Falta de divulgação
Mesmo que seus processos internos sejam eficazes e o seu atendimento seja impecável, não adianta muito se você não investe em divulgação. É preciso se manter em comunicação com seus clientes e o público que você deseja conquistar e fazer com que sua empresa e seus produtos ou serviços sejam conhecidos.
Dessa forma é bem mais fácil atrair novos clientes e aumentar as vendas! Você pode investir em distribuição de panfleto, interação em redes sociais (vale criar página no facebook, perfil no instagram e twitter, entre outras), banners e até mesmo outdoors.
Qualquer empresa, principalmente no seu início de vida, é suscetível a erros que podem prejudicar seriamente a sua continuação no mercado. Hoje citamos apenas 4 deles, mas é claro que cada empresário enfrenta diferentes problemas e cada empresa, com seu modelo de negócio, tem seus desafios e particularidades.
E você? Já cometeu algum desses erros? O que você fez para contorná-los?