dia 01 de Abril é conhecido como o dia da mentira, famoso por ser considerado o dia em que mentir é aceitável é marcado por pregação de peças e muitas brincadeiras relacionadas a data. Há quem classifique a mentira de maneiras diversas como, a mentira para poupar o outro da dolorosa verdade, a enganosa e a famosa mentirinha.
Na verdade, a maior parte das pessoas acham comum mentir em algum momento da vida, seja para se beneficiar dela ou para justificar algo. Dentro das mentiras consideradas aceitáveis estão aquelas relacionadas ao ambiente de trabalho.
Quem nunca ouviu falar, é apenas uma mentirinha inocente? Mas as consequências dessa pequena mentira em alguns casos podem trazer dissabores no ambiente profissional e até levar a uma demissão por justa causa.
Por se tratar de um ambiente que requer convivência com pessoas de diferentes perfis e personalidades diversas, o ambiente profissional é alvo de muitas mentiras. Para entender melhor esse universo o site de jogos de cassino online Betway desenvolveu uma pesquisa sobre as mentiras no ambiente de trabalho.
Curiosa e extremamente esclarecedora a pesquisa traz os principais dados sobre o perfil do mentiroso no trabalho. Embora considerada uma prática bem comum em entrevistas, a mentira pode ter consequências quando o assunto é a execução de tarefas.
Principais mentiras contadas durante o processo seletivo
Quem nunca participou de um processo seletivo de tirar o fôlego? Talvez a experiência de ser reprovado para determinada vaga tão sonhada pode ser o grande vilão formador de mentirosos. Mas a verdade é que embora pareça uma simples mentirinha, as consequências podem ser extremamente constrangedoras para ambas as partes.
Acreditar que o processo seletivo é capaz de demonstrar as principais aptidões de alguém e definir preferências e habilidades para direcionar para determinada vaga é algo muitas vezes considerado controverso.
O profissional é destinado a fazer uma série de testes e entrevistas em busca do perfil ideal. Com base nesses testes o candidato poderá ter revelado suas principais habilidades e vê-las reconhecidas para atuar em determinada área.
Entre as mentiras mais comuns está o famoso exagero ao falar das habilidades, nesse caso o candidato potencializa algo que considera positivo durante a entrevista, outra conhecida mentira contada durante o processo seletivo é o de mentir ter habilidades as quais não possui.
Outra prática comum é dizer que tem uma grade de cursos os quais o candidato não possui, com a intenção de impressionar. A omissão também pode ser considerada uma espécie de mentira, visto que ao omitir o candidato deixa de prestar uma informação que seria possivelmente útil.
Também é muito comum mentir sobre fluência em determinada língua, mas todas essas inverdades podem fazer com que sejam prejudicados o contratante e contratado e isso pode levar a várias consequências desastrosas.
As maiores mentiras contadas no ambiente de trabalho
O dia internacional da mentira não é o único dia em que as pessoas recorrem às inverdades dentro e fora do ambiente de trabalho. Movidas pelo interesse próprio muitas pessoas mentem ou já mentiram no ambiente profissional.
O fato é que embora considerado errado ou algo reprovável, é muito comum ver pessoas reconhecerem que já recorreram a mentiras no ambiente de trabalho em algum momento da vida. O que alguns acham engraçado ou algo inocente é um verdadeiro desafio para quem trabalha na gestão de pessoas.
Ao analisar líderes de equipes e pessoas acostumadas a lidar com força profissional na parte de gestão, é extremamente comum notar o mau hábito de muitas pessoas em mentir e isso é considerado um dos grandes desafios encontrados pelos profissionais.
As mentiras no ambiente de trabalho podem ser utilizadas como justificativas para alcançar aquilo que deseja e essas inverdades vão desde uma simples falta justificada ou até mesmo algo que possa comprometer o trabalho de toda uma equipe. Esse fato comprova que embora em alguns casos até pareça engraçado, a mentira pode prejudicar várias pessoas.
Sendo assim, utilizar a mentira para alcançar os objetivos deve ser considerado algo extremamente desconcertante e pode interferir negativamente no ambiente de trabalho. O caminho correto pode parecer mais difícil, mas sempre será a melhor opção na hora de tomar grandes decisões e evitar constrangimentos futuros.