Segmento representa o futuro e já está crescendo
Para quem está pensando em começar ou modernizar o próprio negócio, é interessante ficar de olho em um aspecto importante: a sustentabilidade. Essa palavra, que está cada vez mais popular, já mostrou que não serve apenas para a natureza, mas também para os negócios.
Segundo este levantamento exclusivo sobre o mercado verde, o Brasil é uma potência global quando o assunto é preservação ambiental e ainda pode crescer muito. Cerca de 30 milhões de empregos podem ser gerados apenas nos setores de transportes e energéticos. Sem contar que outros segmentos estão mudando para se adequar à nova realidade.
Por isso, há grandes oportunidades nos setores relacionados com a sustentabilidade, e quem começar antes irá se destacar. Confira os principais motivos para apostar nessa mudança!
Potencial pouco explorado
Embora o Brasil e outros países tenham avançado nas ações voltadas à agenda verde, elas ainda são poucas quando se considera o que precisa ser feito. No setor de resíduos, por exemplo, 27% do total gerado na América Latina vão parar em aterros ou são destinados de forma irregular.
Além do mais, proibições e restrições são aspectos que requerem iniciativas. Os Estados Unidos impuseram regras para fabricantes de cigarros, combustíveis fósseis e outros setores prejudiciais ao meio ambiente. Para isso, houve um investimento de US$ 19,8 trilhões. Ou seja, ainda existe espaço para que muito seja feito!
Temperatura do planeta
Há alguns anos, quando se começou a falar do aumento da temperatura, o impacto disso parecia muito distante. No entanto, não é mais. Caso a sociedade não tome cuidado, várias áreas sofrerão daqui a alguns anos.
Essa é a opinião de Juliana Russar, diretora de operações do Youth Climate Leaders (YCL), que deu entrevista com exclusividade ao site de caça níqueis Betway. “A previsão do tempo, a alimentação, o deslocamento na cidade, tudo que tem a ver com o cotidiano das pessoas está sendo impactado pelo aumento da temperatura do planeta”, afirma.
Outro aspecto a se considerar é o tempo. A emergência climática é agora e as soluções não podem esperar. “É óbvio que nenhuma das mudanças estruturais acontecem do dia pra noite e tendemos a ter um olhar muito imediatista”, esclarece a mestre em Desenvolvimento Internacional em Justiça Climática pela Universidade de Birmingham Flávia Bellaguarda. Porém, para ela, é necessário parar de tapar os problemas “só com a peneira”. “Precisamos de ações concretas olhando para curto, médio e longo prazo”, conclui a especialista.
Agenda ESG
O investimento no segmento verde também vale a pena por causa do próprio mercado. Atualmente, muito tem se falado dos ativos ESG (Environmental, Social and Good Governance).
Na prática, eles representam ações de empresas que prezam por boas condutas, incluindo as sustentáveis. Para o futuro, o que se espera é que cada vez mais investidores olhem para os indicadores ESG na hora de colocar dinheiro, fazendo com que as companhias do mercado verde cresçam ainda mais.
Como as mudanças em empresas grandes são mais difíceis de serem feitas, e já estão caminhando, os novos negócios já podem apostar nesse cenário. Ou seja, tanto os consumidores quanto o próprio mercado irão buscar soluções que interfiram menos no meio ambiente e tenham impacto positivo.
Ideias originais
Quem mira na sustentabilidade pode ainda ter várias ideias criativas de negócios. Esse é o caso do EcoCiclo, uma plataforma desenvolvida por mulheres para a divulgação de produtos sustentáveis. Na verdade, o marketplace surgiu da necessidade que elas sentiram ao vender o que criaram: o primeiro absorvente biodegradável do país.
Antes elas tinham dificuldade de garantir visibilidade ao que faziam, e hoje correm para corresponder à demanda dos consumidores. Em apenas dois meses de funcionamento, todos os produtos disponíveis já haviam sido vendidos. “A dificuldade está no tempo de produção, que demanda mais que o de uma grande loja”, explica Patrícia Zanella, uma das sócias do negócio, à Betway.
Como se percebe, existem vários motivos para investir na criação de produtos sustentáveis. Esse é o futuro, e os negócios que desejam se destacar devem estar atentos a isso!