Todo empreendedor enfrenta uma sequência de desafios em seus negócios quase que diariamente, seja ele grande, médio, pequeno ou micro. Ser dono do seu próprio negócio não quer dizer vida tranquila, tempo livre ou facilidade de tomada de decisão. Pode ter certeza, o cenário não é bem esse. E quando o negócio está começando é necessário ter muito jogo de cintura e resiliência para sobrepor os desafios e seguir em frente.
Para quem está abrindo um negócio, cada dia é diferente do outro e muitas vezes os problemas se acumulam de maneira que parece impossível ultrapassá-los. Se parece que as coisas estão caminhando com o time certo, surge uma crise financeira. Se capital não é um problema, é regulada uma nova lei que modifica todo o setor em que o negócio atua na véspera da abertura. São tantos mudanças e problemas que o empreendedor acaba gastando parte considerável do seu tempo tentando apagar incêndios e, por falta de foco, acaba não dedicando tempo e atenção necessários para resolver seus maiores desafios. Ser empreendedor é matar um leão por dia na savana!
Para que você fique por dentro dos principais desafios do empreendedor e possa analisar a sua situação, fomos buscar no relatório da Pesquisa Desafios dos Empreendedores Brasileiros, da Endeavor, Neoway e Datafolha as informações necessárias para construir esse cenário. Com base em uma amostra com quase 1000 empreendedores brasileiros dos mais variados perfis, chegou-se aos desafios diários de quem coloca a cara no mundo do empreendedorismo.
Para começar é importante dizer que a maioria dos pesquisados sente “dores” em praticamente todas as frentes. E não é só no momento de colocar a empresa de pé. Os desafios maiores ou menores aparecem na relação com pessoas (clientes e colaboradores), processos, tecnologia, finanças, contabilidade e todas as demais frentes de uma organização, não importa o tamanho.
O que fazer? A palavra chave é cooperação! Como os problemas são comuns e os desafios também, nada melhor do que olhar para o lado e pedir ajuda a quem está na mesma situação ou já passou por algo semelhante. Mas é importante oferecer ajuda também. A troca é o melhor remédio e todos ganham.
Vamos ao que interessa: conheça os cinco principais desafios identificados pelo estudo. Preste bastante atenção e se identifique. É libertador!
1. Gestão de pessoas
Pessoas são consideradas o maior ativo que uma empresa pode ter. Dentro de gestão de pessoas, a principal dificuldade apontada pelos empreendedores está na formação de lideranças. E, pode parecer contraditório, mas quando perguntados sobre as boas práticas de gestão aplicadas no dia a dia do negócio, os empreendedores, dentre 11 opções, citaram “ações de desenvolvimento de lideranças” como a segunda ação menos utilizada nas suas empresas.
A formação de lideranças é um ponto fundamental para qualquer negócio. Sem bons líderes, a empresa não consegue ir para frente e acaba andando em círculos. Para que esse desafio seja superado, será preciso investir mais em ações voltadas para o desenvolvimento de líderes.
2. Gestão financeira
Finanças por si só já é complicado. Quando a crise aperta, fazer a gestão financeira da empresa se torna um desafio ainda maior para os empreendedores. Um fator que nos faz ver a influência da crise nesse indicador está no fato de que, entre os Empreendedores Gerais que responderam sobre desafios de gestão financeira, 48% apontam que os custos da empresa estão aumentando acima da receita, um sinal da pressão da inflação dos últimos tempos.
3. Burocracia (Jurídico e regulação)
A burocracia também aparece no pódio das maiores dores dos empreendedores, mas, bem, nenhuma grande novidade até aí. Os empreendedores que estão crescendo mais focam em outros desafios da empresa que vão além da burocracia, como, por exemplo, aqueles ligados à expansão do negócio.O maior obstáculo apontado pelos Empreendedores, dentro da área Jurídica e de Regulação está nos impostos.
4. Inovação
O desenvolvimento de novos produtos e serviços é a maior barreira de inovação identificada segundo os Empreendedores. Entre outros aspectos, a pesquisa mostra que as empresas do setor com maior potencial de crescimento estão privilegiando cada vez mais a promoção de profissionais que resolvam problemas de forma mais inovadora e dinâmica.
5. Marketing e vendas
Empreendedores de Alto Impacto são os que mais se preocupam com desafios ligados a marketing e vendas. Na verdade, um em cada cinco classifica este como o maior desafio da sua empresa. Quando observando os sub-desafios, o cenário já é um pouco diferente: a satisfação do cliente aparece como o principal ponto de atenção deles, seguido do trabalho de divulgação. Isso demonstra que os maiores sub-desafios estão ligados a retenção e geração de novos clientes.
Quer saber mais? Confira no relatório da pesquisa Desafios dos Empreendedores Brasileiros, disponibilizado pela Endeavor gratuitamente.