Um dos maiores equívocos que podem ser cometidos por um gestor é crer que é possível fazer tudo o que é preciso para o sucesso de um negócio sem a ajuda de ninguém. Marketing, contabilidade, setor jurídico… são tantas as áreas que seria, no mínimo, uma arrogância perigosa dizer que é possível estudar todos esses assuntos e ainda ter tempo para organizar a empresa! Afinal, o foco na atividade-fim é o que realmente pode trazer lucro para o negócio, não é verdade?
É claro que, no caso das pequenas empresas, muitas vezes, os recursos são escassos. Portanto, precisam ser direcionados para algumas prioridades — que vão desde os estoques, até o pagamento dos colaboradores que já trabalham na organização. No entanto, esses departamentos são fundamentais para o bom desempenho do negócio. Então o que deve ser feito? Bom, a solução pode estar nas consultorias!
Nesse post, vou te mostrar os pontos positivos e negativos da contratação de um serviço de consultoria para pequenas empresas! Confira!
Pontos positivos: por que contratar?
É importante lembrarmos que, embora tenha pontos negativos, a contratação de uma consultoria é extremamente recomendada. Vamos conferir os motivos logo em seguida:
Foco na atividade-fim
O primeiro grande benefício das consultorias é o fato de que o gestor pode focar a sua energia no que realmente importa.
Embora seja fundamental cumprir com as suas obrigações tributárias, por exemplo, hoje o Brasil conta com uma legislação extremamente complexa. No entanto, é impossível manter o foco no negócio se você precisar estudar direito tributário do início ao fim, além de verificar a legislação municipal, estadual e federal.
O consultor pode trazer o know how externo enquanto que você continua focado nos seus objetivos e ambições.
Olhar de fora
Muitas vezes, o gestor pode estar viciado na sua própria forma de encarar as coisas. Dessa forma, a empresa pode começar a ficar defasada lentamente e sofrer com os mesmos problemas. O consultor poderá fornecer uma visão de fora, contribuindo muito para a correção de problemas e potencialização das qualidades do seu negócio.
Baixo orçamento
Calma, não me entenda mal! Embora a contratação de uma consultoria precise ser realizada de forma criteriosa por custar um pouco caro, essa alternativa é muito mais barata do que manter um departamento interno.
Para as pequenas empresas, é a solução para manter a empresa competitiva no mercado gastando a menor quantidade possível de recursos.
Desvantagens da consultoria para pequenas empresas
É claro que existem algumas desvantagens ao contratar uma consultoria, que também precisam ser avaliadas quando você contratar esse tipo de serviço. Vamos conferir:
Exposição de informações
É muito importante que você contrate uma consultoria realmente profissional e ética. Isso porque, se o consultor dominar determinado nicho de mercado, todas as informações da empresa, que vão desde as finanças até os processos internos, podem ser expostas aos outros clientes do consultor — ou seja, a sua concorrência.
Por isso, pesquise bem antes de contratar esse tipo de serviço!
Possível descontrole
Muitas vezes, embora seja representada pelo dono da empresa, o trabalho realizado em uma consultoria pode ser repassado para profissionais internos.
Em outras palavras, a única forma de saber se a avaliação está sendo feita pelo próprio consultor responsável — que tem o know how que você procura — é buscar por empresas realmente responsáveis. Novamente, nada que uma boa pesquisa não possa resolver!
A consultoria para pequenas empresas pode ser uma ótima solução para os empreendedores que estão dando seus primeiros passos no mercado — no meu caso, inclusive, contar com um bom consultor foi um grande diferencial para me tornar um gestor de sucesso. No entanto, é importante ter cuidado e contar com profissionais realmente qualificados para te ajudar.
E aí, já sabe se a consultoria é uma boa pedida para a sua empresa? Tem alguma dúvida sobre o assunto? Conta pra mim aqui nos comentários!