Marketing Offline para pequenas empresas: ainda vale a pena?

Marketing Offline para pequenas empresas: ainda vale a pena?

Eu já comentei aqui diversas vezes sobre a importância de uma boa estratégia de divulgação para o sucesso de uma empresa, especialmente em dias concorridos como os de hoje! Os clientes não são mais bobos: eles sabem que podem achar as informações que precisam e fazem isso em segundos, através da internet.

Portanto, investir em marketing é primordial. Todo empreendedor inteligente já percebeu que o marketing online é indispensável, mas a pergunta agora é: podemos abandonar o marketing offline? Para responder essas e outras perguntas, preparei o artigo de hoje. Confira:

O que é esse tal marketing offline?

O marketing offline é simplesmente o que conhecemos como marketing tradicional e que existe há décadas, desde antes da popularização da internet. Ele é constituído por todas as práticas que as empresas utilizam para divulgar suas marcar e para aumentar o número de vendas. Alguns dos exemplos mais clássicos são propagandas de televisão e rádios, confecção de panfletos, anúncios em jornais e revista, telemarketing, promoções e eventos.

No entanto, o que aconteceu de uns tempos para cá, é que o marketing online começou a ganhar espaço. Como as pessoas passam horas dos seus dias conectadas, os especialistas começaram a ver aí um grande potencial de desenvolvimento.

Especialmente as pequenas e médias empresas, que não dispunham de muito capital para investir nessa área, passaram a enxergar no marketing online uma chance de competir com gigantes!

Uma nova realidade: o marketing online

O marketing online, por sua vez, é constituído por diversas práticas novas e que forma criadas com a popularização do uso da internet. São estratégias visando aumentar o número de vendas e ampliar a divulgação de uma marca, levando em conta que um grande número de pessoas utiliza o universo digital para pesquisar e consumir.

Algumas das melhores estratégias para uma campanha de marketing online são os sites e blogs da empresa, perfis corporativos em redes sociais, links patrocinados, geração de conteúdo relevante, vídeos, newsletters etc.

Uma das diferenças básicas é que a internet é um meio democrático: você não gasta muito para usar essas táticas de divulgação, qualquer pessoa consegue botar a sua empresa no mapa! Além disso, com o marketing online você consegue medir o retorno do seu investimento e analisar os seus resultados de forma fácil, pois na internet tudo fica registrado.

A solução? Integrar o marketing online e o marketing offline!

Atrelar as ações do ambiente virtual ao mundo digital vai potencializar seus resultados e trazer muito mais credibilidade e autoridade para seu negócio.

Em muitos casos, a associação acelera efeitos e aumenta as chances de uma campanha ter êxito. Ações mistas com mídias tradicionais que, por sua vez, incentivem o uso de canais digitais, podem originar um excelente retorno e melhorar bastante sua participação no mercado.

O oposto também é interessante: faça com que suas ações digitais ganhem as ruas! Convoque clientes que façam parte dos seus contatos nas mídias sociais, que usem seu blog ou visitem seu site para comparecer em eventos, divulgar ações sazonais e marcar presença em tudo o que a empresa se propuser a fazer.

Sabendo articular o marketing offline e o online, suas chances de sucesso disparam!

Gostou do artigo? Quer ter acesso em primeira mão a novidades e outros textos que vou preparar para ajudar a sua empresa? Então não deixe de curtir a nossa página no Facebook!

Clico

O Guia empreendedor é o ecossistema de empreendedorismo que tem como principal proposta ajudar os empreendedores a darem o próximo passo na criação de um negócio de sucesso. Ajudamos nas resoluções dos problemas rotineiros que todo empreendedor tem na gestão do seu negócio através de Conhecimento, Networking e Tecnologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Aprenda mais recebendo em primeira mão conteúdos que vão te ajudar a empreender usando os melhores padrões do mercado. Receba no seu e-mail o que você precisa saber para Planejar, Abrir, Gerenciar e Crescer!