Mulher de negócios: 6 dicas para conciliar maternidade e empreendimento

Mulher de negócios: 6 dicas para conciliar maternidade e empreendimento
Cristina Boner
Cristina Boner
Empreendedora e Fundadora @ Globalweb Outsourcing

Mais desafiador do que encarar o mercado de trabalho, é encarar o mercado de trabalho sendo mãe. É por isso que as mulheres de negócios precisam de muito planejamento, paciência e uma dose de artimanhas para dar conta da vida profissional e da educação dos filhos. Hoje vou te dar uma força para encarar esse desafio com 6 dicas para conciliar seu empreendimento e a maternidade. Confira:

Planeje seu rendimento de acordo com suas possibilidades

A dica número 1 é simples: não meta os pés pelas mãos e não faça mais do que você consegue. Respeitar seus limites é essencial para garantir que não haja frustração, atrasos, perda de prazos para entrega de trabalhos, atendimento indevido a seus clientes ou qualquer problema que venha a prejudicar o crescimento do negócio.

A partir do momento em que escolheu empreender conciliando trabalho e maternidade, precisará entender que, às vezes, será necessário falar algum “não” ou frear um pouco o ritmo para não perder em qualidade. Ser honesta e explicar aos clientes que não pode aceitar determinado prazo é sempre a melhor saída.

Rotina organizada: o segredo da mulher de negócios

Defina horários para cuidar da rotina da casa e dos filhos e horários para focar no negócio (veja se pode, por exemplo, reservar um período após deixar as crianças na escola para trabalhar, com menos interrupções) e peça ajuda a alguém de confiança se necessário.

Da mesma forma, é válido montar um cronograma sempre que receber um projeto, mesmo que não seja tão grande. Trabalhar com agendas para não se perder e com check-lists diários de tudo o que precisa ser feito, tanto em casa quanto no trabalho, ajuda a delimitar tarefas e distribuir melhor o tempo.

Não confie só na memória

Com tantas responsabilidades para dar conta, confiar somente na memória ou em papéis que podem se perder com certeza não é a forma mais inteligente de registrar e controlar tudo o que é importante para os negócios. Por isso, outra super dica é contar com algumas facilidades da tecnologia em seu dia a dia.

Utilizar programas simples e aplicativos que ajudem a organizar a gestão de seu negócio, o andamento e prioridade das tarefas, o relacionamento com os clientes, os prazos, lembretes é indispensável para a gestão do seu empreendimento.

Planeje-se e esteja prevenida para imprevistos

Faça um planejamento financeiro para dar conta de imprevistos, se possível, tendo uma reserva ou poupança para períodos em que você tenha que trabalhar menos — durante as férias escolares ou nos dias em que precisa levar os filhos ao médico, por exemplo.

Planeje sua previdência ou pague uma à parte para não ficar no prejuízo. Mulheres que trabalham em regime CLT têm benefícios como a licença de maternidade e outras seguranças, mas as empreendedoras acabam tendo que tomar as rédeas de mais coisas. Por isso, ser prevenida e pensar em soluções é uma característica indispensável para uma mamãe empreendedora.

Persevere e não desista de seus sonhos

Essa é uma regra de ouro para quem começa um negócio: tenha paciência, sempre. Haverá momentos em que, mesmo tomando todas as precauções possíveis, você será interrompida ou verá seu cronograma sofrer reajustes. Mantenha a calma. Muitas vezes, o limite que divide a vida profissional e a pessoal é uma linha muito tênue, e pode ser difícil administrar tudo ao mesmo tempo. Mas a receita é sempre a mesma: se algo não der certo, pare, pense, se organize e recomece!

Invista em seu home office

Separe ao menos alguns dias para trabalhar em home office e reserve, se possível, um local e um computador apenas para o trabalho. Ter um ambiente delimitado para ser seu escritório é essencial até para que as pessoas entendam que, quando você está ali, está trabalhando e não totalmente disponível (embora acessível).

O que você achou das minhas dicas de hoje? Espero que elas te ajudem a crescer sempre mais e se tornar uma verdadeira mulher de negócios — sem deixar de lado as exigências da maternidade!

 

Cristina Boner
Cristina Boner

Professora, brasileira, ex-funcionária pública, empreendedora, fundadora o Grupo TBA, Cristina foi pioneira no estudo das soluções Microsoft já em 1990 e, tornou-se detentora de notoriedade nos softwares produzidos pela Microsoft antes mesmo do lançamento do Sistema Operacional Windows para computadores pessoais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Aprenda mais recebendo em primeira mão conteúdos que vão te ajudar a empreender usando os melhores padrões do mercado. Receba no seu e-mail o que você precisa saber para Planejar, Abrir, Gerenciar e Crescer!