Não siga seu plano de negócios à risca

Não siga seu plano de negócios à risca

Se, depois de cinco anos, a empresa atingir exatamente o status programado, fique atento: você pode ter perdido uma boa oportunidade

Logo que a MDM Solutions foi concebida, há três anos, a primeira coisa que eu e meus três sócios fizemos foi definir sua proposta de valor e construir um plano de desenvolvimento para os cinco primeiros anos de vida.

Desde então, anualmente, revisitamos esse programa e fazemos ajustes.

Muita coisa que estava planejada mudou – ou porque não era hora, ou porque a experiência havia mostrado que essa hora jamais chegaria. A MDM Solutions, certamente, não terá a forma que imaginamos para ela quando a criamos – e essa é uma ótima notícia.

Um planejamento estratégico que aponte o posicionamento nos próximos cinco anos é essencial para qualquer tipo de empresa, não importa o setor de atuação. Elaborá-lo exige um profundo estudo de diversos elementos de negócios, como tamanho de mercado, soluções disponíveis, parceiros e concorrentes. Apenas com uma visão mais clara sobre desafios e oportunidades é possível traçar metas que deem um norte para investidores e equipe. Sem esse amparo, a companhia fica no escuro e os negócios caminham em direção ao vazio

Mas, se passados esses 60 meses, a companhia atingir exatamente o status que havia sido programado, tem algo muito, mas muito, errado. Não acredito em plano de cinco anos seguido à risca porque, essencialmente, as coisas mudam com o passar do tempo.

Se tu olhas com os olhos de hoje para alguma coisa que pode acontecer no futuro, tuas premissas estão baseadas nas ideias que tinhas no passado. O tempo segue, novos elementos são incorporados e é preciso ter flexibilidade para absorver essas mudanças. É necessário ter tranquilidade para abrir mão do que se pensava. Não é preciso teimar e insistir em algo que se provou errado só porque a ideia foi tua. Isso é prisão.

A essência do negócio, por outro lado, não pode ser alterada jamais. Na história da MDM, o que não mudou ao longo desse tempo e que, certamente, não vai mudar, são os pilares de confiança, credibilidade e conhecimento nos quais nos baseamos para perseguir a meta de tornar a MDM Solutions uma referência em mobilidade, com crescimento consistente e rentável. O “como”, ajustamos com o passar do tempo – e sem teimar.

O Guia Empreendedor tem colaboradores que falarão sobre os mais diversos temas, trazendo ainda mais conhecimento para você. Este artigo originalmente postado na MDM Solutions. Clique aqui para ver.

 

*Com 30 anos de experiência no mercado de tecnologia da informação, Marco Boemeke é sócio-fundador da MDM Solutions, uma das primeiras integradoras brasileiras focadas na gestão de dispositivos móveis. Formado em engenharia eletrônica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, tem especialização em marketing pela mesma entidade e MBA em administração pela Business School São Paulo. Ocupou cargos de gestão em empresas como Digitel, Vivo e Datacom.
 
[button link=”https://guiaempreendedor.com/duvidas-de-como-gerir-sua-empresa-mande-para-nos-que-o-clicoresponde/” target=”blank” color=”8BC751″ icon=”fa-check” style=”pill” size=”large” tooltip=”Tire sua dúvida”]Tem uma pergunta? o #ClicoResponde[/button]
Avatar
Marco Boemeke

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Aprenda mais recebendo em primeira mão conteúdos que vão te ajudar a empreender usando os melhores padrões do mercado. Receba no seu e-mail o que você precisa saber para Planejar, Abrir, Gerenciar e Crescer!