O que é networking e quais as suas vantagens

O que é networking e quais as suas vantagens

Uma empresa, com o objetivo de estar em constante crescimento, precisa estabelecer estratégias eficientes para que as metas definidas no plano de negócios sejam alcançadas com êxito, você concorda?

Agora eu faço uma pergunta, meu amigo empreendedor: você sabe o que é networking e quais são os benefícios para o seu negócio? Se não sabe, não se preocupe, pois neste post vou explicar sobre o significado desse conceito, além de apresentar os benefícios da prática.  Você vai entender por que é extremamente importante fazer networking para aumentar a sua rede de contatos e conduzir parcerias para o seu empreendimento.

O que é networking?

Estabelecer relações profissionais com diferentes finalidades é uma das características fundamentais para qualquer empresa. Essa atitude vai contribuir para que surjam novas ideias, para que haja troca de informações e conhecimento, além de incentivar novas parcerias visando a uma troca mútua de benefícios.

Essa rede de contatos é o que chamamos de network. Para isso, o dono de um empreendimento deve sempre se manter informado sobre eventos e palestras. Essas oportunidades são enriquecedoras para levar novas ideias ao negócio, além de ser uma chance bacana para desenvolver o contato com profissionais que podem render boas conversas e relações.

Agora, fique atento a uma dica importante que vou dar: é preciso ter foco! Não adianta frequentar todas as rodas de negócio e eventos, concorda? Selecione aqueles que mais se relacionam com a sua área de atuação, que tratarão de assuntos com visões parecidas com a de seu empreendimento, além de contar com profissionais que são figuras interessantes no mercado.

Por fim, é preciso estabelecer boas relações com o anfitrião (quem está recebendo o evento) e seus convidados. Antes de ir até o local, saiba quem é o prospect ideal — o público-alvo que pode alavancar suas vendas —  para não ficar perdido. É necessário, ainda, fornecer boas informações aos contatos do anfitrião, seja de sua empresa, seja de um novo produto ou serviço que está oferecendo.

A partir disso, basta manter o relacionamento de maneira cordial para que futuras parcerias sejam fechadas e seu negócio possa se desenvolver de maneira mais eficiente.

 

ebook Guia gestao de vendas b2c

 

Por que o network é importante para o negócio?

O network traz diversos benefícios para o seu empreendimento. A seguir, apresentarei alguns dos motivos que farão você ficar convencido de que essa é uma estratégia eficiente. Confira!

Maior influência

Em um evento ou em qualquer outro tipo de contato estabelecido com o objetivo de fazer o networking, você encontrará referências, seja de profissionais da área, seja de potenciais clientes. Ao abordar sobre as informações de sua empresa e de seus produtos, é possível criar referências com qualidade.

Sendo assim, vai aumentar a influência dentro do seu nicho de atuação, podendo, inclusive, aumentar a rede de potenciais clientes. Para isso, é essencial que você faça uma apresentação prévia antes de ir a eventos como esses. Uma preparação bacana mesmo! Entenda perfeitamente sobre o que vai falar com os convidados para saber na ponta da língua como tirar todas as possíveis dúvidas.

Além de demonstrar segurança, essa atitude vai contribuir para que os contatos tenham confiança no seu empreendimento. E eu sempre digo: essa é uma característica essencial em qualquer situação que envolva decisões importantes.

 

 

Novas oportunidades

Novos contatos trazem como consequência direta novas oportunidades. Engana-se quem pensa que elas se relacionam apenas com a chegada de novos clientes ou parceiros. Ideias também podem se enquadrar nesse benefício do network, meu amigo empreendedor. Existem estratégias adotadas por outras empresas que, às vezes, você sequer cogitou implantar no seu empreendimento.

No entanto, é preciso ter um pouco de cautela nesse sentido. Não basta apenas pegar uma ideia que funcionou com outras equipes e implantá-la em seu negócio. Leve tudo que for de interessante para você fazer uma análise e, caso necessário, adapte as estratégias para a sua realidade.

Mudança de percepção

Manter-se atualizado é uma característica fundamental para qualquer empreendedor que deseja crescer na sua área. O networking proporciona, nesse sentido, mudanças de percepções sobre a realidade de seu negócio ou do mercado. Muitas vezes, com a rotina corrida de sua empresa e com todos os afazeres diários, sobra pouco tempo para entender quais são as tendências, qual o melhor tipo de atendimento, entre outras questões nesse sentido, não é mesmo?

Sendo assim, o network vai proporcionar uma mudança de percepção sobre o mercado, sobre os novos hábitos de comportamento do consumidor e quais são as principais novidades que podem ser adotadas para melhorar a experiência do cliente.

Em eventos como esse, por exemplo, você pode perceber que apostar em marketing de experiência — ações que engajam o cliente por meio de interações e relacionamento mais próximo com a empresa — permite a fidelização de clientes. Nesse sentido, é importante entender que fidelizar quem já consome seus produtos e serviços sai mais barato do que traçar estratégias para atrair, o que comprova a eficácia dessa atitude.

 

cursos Guia Empreendedor

 

Boas parcerias profissionais

Você já ouviu falar que boas parcerias rendem bons negócios? Pois é! O network, conforme abordado, vai permitir que seu empreendimento possa desenvolver boas parcerias profissionais. Quem deseja desenvolver a própria empresa certamente encontrará mais dificuldades, caso esteja sozinho nessa competição.

Quando se fala em aplicar uma estratégia como essa, logo se pensa que só é possível com grandes empresas. No entanto, micro e pequenos empreendedores também podem ser adeptos aos novos relacionamentos, com o objetivo de contribuir mutuamente para serem mais competitivos no mercado.

Caso você consiga fechar negócio com uma empresa que desenvolva produtos e serviços parecidos com os seus, mas com soluções que ainda não estão disponíveis em seu empreendimento, é possível oferecer mais oportunidades ao seu cliente sem gastar muito para isso. Da mesma forma vai acontecer se você tiver algum produto não ofertado por lá.

Essa atitude vai contribuir para aumentar a renda de seu empreendimento, conquistar mais visibilidade no mercado e alcançar as metas desejadas.

Agora que você sabe o que é networking percebeu que é uma estratégia que deve ser utilizada por qualquer pessoa que queira se desenvolver profissionalmente. Com ele, é possível ganhar conselhos de empreendedores incríveis que já estão estabelecidos no mercado, dicas de como eles superaram desafios, além de ações implantadas em seus negócios que podem ser facilmente utilizadas pelo seu empreendimento.

Gostou deste conteúdo e das dicas que eu passei? Deixe seu comentário no post e me conte o que achou! Caso já tenha feito o network, diga qual foi a sua experiência e aprendizado adquirido!

Caroline Fernanda Rodrigues
Caroline Fernanda Rodrigues

Arquiteta, urbanista e vendedora. Caroline é formada em Tecnologia da Informação pelo Senac e atua como Gerente de contas na Globalweb Corp. É expert em prospecção de clientes, qualificação de leads e pós-venda. Carol ainda é ativa em grupos de políticas feministas e estudiosa sobre assuntos sociais e inclusão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Aprenda mais recebendo em primeira mão conteúdos que vão te ajudar a empreender usando os melhores padrões do mercado. Receba no seu e-mail o que você precisa saber para Planejar, Abrir, Gerenciar e Crescer!