O que é gestão financeira empresarial

O que é gestão financeira empresarial

Meu amigo empreendedor, você sabia que grande parte das empresas não consegue se desenvolver porque não realiza uma boa gestão financeira empresarial? Mas não se assuste, que esse assunto não é nenhum bicho de sete cabeças!

Pensando nisso, fiz um guia para você aprender o que é gestão financeira empresarial e qual é, de fato, o significado desse conceito, além de entender por que a sua empresa precisa dela. Para isso, selecionei alguns dos seus benefícios. Não vai perder, não é mesmo? Boa leitura!

Saiba o que é gestão financeira empresarial

Para que o seu negócio seja bem-sucedido, meu amigo, é preciso que tenha uma série de ações administrativas. Entre elas, analisar e controlar todas as atividades financeiras do seu empreendimento. E é justamente esse o significado da gestão financeira. Ou seja, todas as suas despesas, investimentos, rendas etc. farão parte de uma análise para entender se a sua empresa de alguma forma traz lucros e bons rendimentos.

Essas atividades vão permitir que você e sua equipe estabeleça metas e estratégias propondo melhorias. Assim, se em algum determinado mês, os resultados não foram aqueles esperados, estudos serão levantados para entender o porquê. A partir desses resultados, ações serão analisadas para melhorar os negócios, o que é vital para a sua organização.

Conheça os benefícios da gestão financeira

Além de propor melhorias em pontos estratégicos, a gestão financeira empresarial tem uma série de vantagens para o empreendimento. Continue a leitura e conheça quais são eles!

Permite a saúde financeira do negócio

A partir de uma gestão financeira eficiente, é possível controlar a entrada e saída de capital, entender quais são aqueles meses em que a rentabilidade foi bacana, assim como estudar os períodos em que a empresa não vai tão bem assim. Tudo isso permite um controle melhor da situação.

Exemplo: estão chegando aqueles fatídicos meses de pouca venda? Então é o momento de controlar os gastos! Nada de encher o estoque com produtos que talvez não tenham saída, nem mesmo investir em estratégias sem analisar a fundo o retorno.

Além disso, você também poderá controlar os investimentos a longo prazo. Por meio das atuais condições financeiras, a equipe entenderá se aquele é ou não um bom momento para fechar parcerias ou fazer empréstimos que vão contribuir para determinadas ações.

Equilíbrio entre contas a pagar e a receber

Talvez esse seja um dos erros mais cometidos pelos empreendedores. A entrada financeira foi até boa, mas não supre os gastos daquele mês. Por isso, é essencial que a gestão financeira permita ao gestor saber em quais períodos isso tem mais chance de ocorrer, reservando certa quantia para pagar as despesas.

Assim, é possível priorizar as contas mais urgentes — pagamento de funcionários, de contas fixas como água e energia, de fornecedores etc. Você terá um controle maior sobre os vencimentos e isso permitirá a separação das contas pessoais das profissionais.

Redução de custos

Sem uma gestão financeira eficiente em seu negócio, fica praticamente impossível entender quais gastos podem ser cortados ou amenizados, concorda? Por essa razão, adotar essa estratégia vai possibilitar uma redução de custos, pois aquelas saídas que às vezes nem têm utilidade poderão ser analisadas por sua equipe.

Assim, caso o país esteja passando por um momento mais complicado, ou até mesmo que o seu negócio seja acometido com baixas na rentabilidade, torna-se possível estabelecer ações que minimizem esses danos.

Precificação eficiente

Uma boa estratégia de precificação pode maximizar seus ganhos, amigo empreendedor! O conceito de precificação é bem simples: estabelecer um valor para o seu produto que chegará ao consumidor final. No entanto, chegar à eficiência dessa atividade pode ser complicado para a sua gestão!

Mas, afinal, qual é a importância que isso tem para o negócio? Eu explico:

Tudo isso é possível graças a uma boa gestão financeira. Ao entender sobre os seus ganhos e despesas, ficará mais tranquilo saber qual é o valor necessário para cada produto a fim de que seus objetivos sejam alcançados.

Entenda como colocar a gestão financeira empresarial em prática

Tudo bem, já apresentei sobre os principais benefícios de uma gestão financeira eficiente em seu negócio. Mas como colocar isso em prática?

Conheça o seu fluxo de caixa

Abordei brevemente sobre a necessidade de entender o que são as suas despesas e o que são as suas receitas, lembra? Pois é. O conceito de fluxo de caixa é justamente o saldo em determinado período. Esse tempo será escolhido por você: pode ser diário, semanal ou mensal. No entanto, recomenda-se que faça esse controle todos os dias para que as estratégias sejam mais eficazes.

 

planilha fluxo de caixa

 

Preserve o capital de giro

capital de giro é fundamental para um negócio. Por meio dele, é possível manter as contas em dia e não deixar que a empresa fique no vermelho. Dessa forma, a equipe terá mais poder de negociação e oferecerá mais diferenciais aos clientes.

Utilize ferramentas

Caso você não faça o uso de nenhum software que contribua para a gestão financeira eficaz de seu negócio, já está mais do que na hora de se atualizar, amigo empreendedor. Por meio dele, é possível controlar todos os aspectos que mencionei, como o fluxo de caixa, o controle de gastos, as receitas, os pagamentos dos fornecedores e quais são as despesas com vencimento mais próximo. 

Ter o controle dessas atividades de forma manual aumenta as chances de erros e de algo importante escapar. Além disso, as ferramentas permitem uma análise mais precisa de relatórios contábeis.

Entendeu o que é gestão financeira empresarial, empreendedor? A partir deste conteúdo, você poderá realizar algumas mudanças significativas em seu negócio, concorda? É essencial estar por dentro desses pontos para que sua empresa tenha melhores resultados e sua equipe possa oferecer ótimas experiências aos clientes.

Ficou alguma dúvida ou tem alguma sugestão parecida? Deixe seu comentário no post e vamos fomentar o debate! E, caso você queira aprender tudo sobre gestão financeira, visite o nosso conteúdo Guia Completo de Gestão Financeira.

Rodrigo Ventura
Rodrigo Ventura

Rodrigo Ventura é engenheiro e mestre em venture capital. Foi sócio de uma gestora de fundos por 10 anos. É o fundador da Escola do Financeiro, onde ajuda empresas a terem um financeiro mais estratégico. Foi o primeiro mentor da rede Endeavor em Santa Catarina, é instrutor do SEBRAE, da aceleradora Darwin e é embaixador de gestão financeira do projeto ACATE Startups.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Aprenda mais recebendo em primeira mão conteúdos que vão te ajudar a empreender usando os melhores padrões do mercado. Receba no seu e-mail o que você precisa saber para Planejar, Abrir, Gerenciar e Crescer!