O que fazer quando sua empresa precisa de um empréstimo

O que fazer quando sua empresa precisa de um empréstimo

Um bom empresário sabe da importância de se ter um planejamento financeiro. Ter controle sobre as finanças dos negócios, fluxo de caixa, capital de giro e manter um crédito disponível para eventualidades pode preservar a boa reputação da empresa e evitar problemas com o banco e com fornecedores por atraso de contas.

Entretanto, se seu negócio estiver passando por um momento delicado, pode ser que haja a necessidade de se realizar um empréstimo para cumprir com as obrigações e não deixar as dívidas fugirem do controle. Para facilitar esse processo, eu trouxe, no post de hoje, alguns documentos padrões que as instituições financeiras exigem na hora de considerar um empréstimo. Confira!

Documentos constitutivos da empresa

Os documentos constitutivos se referem às características da empresa. A instituição financeira costuma solicitar o contrato social, para averiguar quem são os sócios, elevações de capital e designação de diretoria, caso ocorra, além do registro de firma.

Demonstrativos financeiros

Através do demonstrativo financeiro, o banco poderá avaliar a saúde financeira do negócio e analisar o montante de crédito que pode ser concedido na modalidade de empréstimo. Leva-se em consideração o patrimônio, lucratividade, despesas e fluxo de caixa para chegar a um valor de parcela de pagamento que possa ser suportada pela empresa, reduzindo o risco de inadimplência.

Costumam ser pedidos documentos como o balanço patrimonial da empresa, resumos de faturamento, dívidas atualizadas, demonstrativo de lucros, fluxo de caixa, cópia do Livro Diário, prejuízos acumulados e declaração de exercício anual.

Certidões de idoneidade

Serão exigidas certidões processuais, financeiras e fiscais para a concessão do empréstimo, que podem ser obtidas nas repartições da Fazenda Federal, Estadual e Municipal. Você deve levar também a CQTF (Certidão de Quitação de Tributos Federais), demonstrativo de que a empresa está em dia com o pagamento dos tributos federais.

Outros documentos que costumam ser necessários para a concessão do crédito são a CND (certidão negativa de débitos — expedida pelo INSS), certidões negativas de protestos e certificado de contribuição/regularidade do FGTS.

Plano de negócios

O plano de negócio é um documento com informações sobre o mercado em que empresa atua, além dos seus objetivos, metas, investimentos a serem realizados, despesas previstas, movimentação financeira estimada, atividades desenvolvidas, estratégias, entre outras informações pertinentes. A exigência do plano de negócios não é unânime, mas acontece em alguns casos (geralmente quando o objetivo é o financiamento de produtos/objetos para a execução de uma determinada atividade da empresa).

É comum a solicitação do plano de negócios para modalidades de empréstimo especial, como os fornecidos pelo BNDS (Banco Nacional de Desenvolvimento Social) ou em programas governamentais para empresários/microempresários, que contam com taxas de juros reduzidas e possibilidades de pagamento facilitadas.

Vale lembrar que outros documentos específicos podem ser solicitados para a concessão do valor requerido, portanto, não deixe de entrar em contato com a instituição para quem você pretende pedir o crédito e saiba quais são os documentos necessários para a modalidade de empréstimo almejado.

Você já pediu um empréstimo? Conte sua experiência! Deixe também as suas dicas nos comentários!

Mateus Pinto
Mateus Pinto

Publicitário com 20 anos de experiência. Mateus é diretor de arte da Globalweb corp e Co-fundador da agência de Marketing Digital Neoside.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Aprenda mais recebendo em primeira mão conteúdos que vão te ajudar a empreender usando os melhores padrões do mercado. Receba no seu e-mail o que você precisa saber para Planejar, Abrir, Gerenciar e Crescer!