Os 5 desafios do marketing para pequenas empresas

Os 5 desafios do marketing para pequenas empresas

O marketing para pequenas empresas é um assunto que está em alta nos últimos tempos. Sempre ouço que a internet permitiu que os pequenos empreendimentos concorressem com os grandes em pé de igualdade, afinal, o marketing online é muito mais espontâneo e democrático.

Negócios que jamais anunciariam na televisão ou em grandes jornais conseguem atingir pessoas em todo o mundo criando conteúdo de qualidade. Mas isso não quer dizer que tudo ficou fácil! Na verdade, ainda existem diversos desafios traiçoeiros, dos quais o pequeno empresário deve fugir com toda sua força de vontade.

Quer descobrir quais são e como fugir deles? Então não deixe de ler o artigo que preparei sobre o tema. Confira:

Inovar

Um dos maiores desafios do marketing para pequenas empresas está na inovação. Afinal, se elas quiserem concorrer com quem está mais sedimentado no mercado, é indispensável uma dose extra de criatividade e ousadia.

A internet pode ser o melhor caminho: o marketing de conteúdo atrai clientes e os torna verdadeiros promotores da marca. Mas, para isso ser feito com sucesso, é preciso investir em qualidade e buscar estar presente na rotina de consumo, sem parecer invasivo ou repetitivo.

O ideal é contar com auxílio de um profissional do ramo ou ao menos estudar e pesquisar bastante sobre o inbound marketing.

Direcionar a publicidade

Como eu já disse, a internet surge como uma excelente oportunidade para que uma empresa direcione sua publicidade e não saia fazendo propaganda quem não tem o menor interesse nos produtos ou serviços da marca.

Para isso, é importante definir “personas”, que nada mais são do que personagens fictícios que possuem as características específicas do público-alvo do negócio. Através delas, as equipes de marketing e vendas podem redefinir suas ações e deixá-las baseadas numa linha de raciocínio que tenha associação com o consumo ou experiência de compra dessas categorias.

Escolher as melhores ações

Outro ponto crucial para o sucesso na divulgação de pequenas empresas é acertar na hora de escolher suas ações de marketing. Existem diversas opções: blog, site, redes sociais, newsletters, entre outras.

Dependendo do segmento da empresa e do público-alvo, umas podem ser mais efetivas que as outras, e o empreendedor precisa analisar bem antes de decidir, para depois divulgar com alta qualidade e foco total em suas personas.

Anunciar sem invadir

Um desafio comum do marketing para pequenas empresas é tentar não cair na tentação de invadir o espaço do cliente. Na ânsia de divulgar e de conseguir novos compradores, os empreendedores podem acabar sendo “chatos” e, muitas vezes, até perdem o foco. Então, amigo, anuncie sem ser inconveniente!

É preciso implantar a publicidade de maneira planejada e num contexto adequado, para que ela soe mais como uma oportunidade do que como uma invasão. Jamais envie e-mails ou newsletter sem que o cliente faça o cadastro concordando, não encha o seu tipo de banners ou pop-ups e não entre em contato sem que haja um bom motivo para isso, ok?

Desenvolver valores

Outro grande desafio do marketing para pequenas empresas é desenvolver verdadeiro valor para a marca. Em tempos de sustentabilidade e preocupação com as questões sociais, os empreendimentos precisam maximizar os valores humanos e não só os financeiros.

A questão não é só aumentar as vendas num primeiro momento, mas sim reforçar os seus valores e sua missão perante a sociedade. Busque associar-se a projetos interessantes, adquirir selos de responsabilidade social, adaptar os parâmetros de funcionamento de forma a minimizar o impacto no meio ambiente.

Além de fazer a sua parte, você criar uma imagem “cool” para o empreendimento e isso ajuda a aumentar os resultados no final do mês.

Esses são alguns dos principais desafios do marketing para pequenas empresas. Espero que, com as minhas dicas, você consiga superá-los e alcançar o sucesso em sua estratégia!

E você, conhece outros desafios do marketing? Compartilhe comigo aqui nos comentários!

Mateus Pinto
Mateus Pinto

Publicitário com 20 anos de experiência. Mateus é diretor de arte da Globalweb corp e Co-fundador da agência de Marketing Digital Neoside.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Aprenda mais recebendo em primeira mão conteúdos que vão te ajudar a empreender usando os melhores padrões do mercado. Receba no seu e-mail o que você precisa saber para Planejar, Abrir, Gerenciar e Crescer!