Os 5 maiores desafios do dia a dia do pequeno empreendedor

Os 5 maiores desafios do dia a dia do pequeno empreendedor

É legal quando pensamos em todo o aprendizado que a gente acumula nos pequenos momentos, aquela coisa do dia a dia da vida de empreendedor. Focamos tanto em atingir metas pré-estabelecidas e resolver grandes problemas, que os desafios cotidianos ficam meio perdidos.

Eu sei que as dificuldades são muitas, mas não adianta pensar nelas apenas como obstáculos e ficar chateado. É fundamental ver tudo isso como oportunidade para crescer de forma consciente e forte. Assim, você fica preparado para conquistar o seu espaço no mercado.

Então, vamos conhecer as cinco maiores oportunidades que são apresentadas a você diariamente para fortalecer o seu negócio e a sua marca, confira:

Preparação para a vida de empreendedor

Qualquer pessoa que abre um negócio, desde artesã, passando pelo fazendeiro, até chegar aos maiores empresários do mundo, sabe que é necessário se preparar. Saber cada detalhe sobre o produto ou serviço oferecido, quem é o público-alvo, quais são os concorrentes, qual o seu lugar no mercado e onde você deseja chegar. Sem isso, fica quase impossível se estabelecer.

É necessário ter foco para não se deixar levar pela vida e os sabores do vento (esse, aliás, pode te empurrar para frente ou se tornar o tornado que vai destruir tudo).  E não pense que é uma tarefa de um dia. Preparar-se para a vida de empreendedor é algo diário, uma busca constante pela excelência. Afinal, vivemos em um mundo dinâmico e as mudanças fazem parte do cotidiano.

Trabalho em equipe

Conhece a famosa frase “Ninguém é uma ilha”? Essa é uma máxima da sabedoria popular que indica que, de alguma forma, em algum momento, trabalharemos coletivamente. Desde os trabalhos escolares, passando pela vida familiar até chegar ao seu negócio, ser membro de uma equipe faz parte de qualquer projeto.

E não é muito fácil trabalhar em conjunto. Estar em grupo significa estar atento às diferenças de cada membro e saber lidar com elas, mantendo o foco nos objetivos a serem alcançados pelo todo. Desentendimentos fazem parte e são naturais, e servem como termômetro para saber como está a relação e quais as correções que devem ser feitas para alcançar o sucesso. É um desafio, mas quando ele é vencido, esquecemos o conceito de ilha e logo lembramos que a união faz a força.

Lidar com fornecedores

Quem precisa de matérias-primas ou qualquer material para produzir o ser produto ou oferecer o seu serviço, sabe da importância de contar com uma rede de fornecedores de primeira. Porque um atraso na hora de receber um material pode significar até o cancelamento de um contrato. Então, para que a sua vida de empreendedor não se torne uma sucessão de dores de cabeça, sempre conte com mais de uma empresa para a compra de seus materiais, para não ficar na mão de um só fornecedor. Na hora de fazer o pedido, calcule uma margem de erro para eventuais atrasos para a entrega.

E lembre-se: não adianta, no momento de crise, perder a paciência e brigar com ninguém. O melhor é focar nas possíveis soluções e seguir adiante com as boas parcerias.

Oscilações do mercado

A economia é algo dinâmico e mudanças do mercado fazem parte do dia a dia. Então, empreendedor, não se desespere a cada notícia ruim e nem se anime além da conta com as notícias boas. Lembre-se de que o seu negócio é montado para durar, e isso significa aproveitar cada momento para se organizar para o hoje e para o amanhã. As crises podem ser uma chance para rever produtos e mercados, assim como fases de maior venda podem criar aquele fundo para as épocas de vacas magras.

Manter a organização

Não adianta, não há negócio que prospere a longo prazo sem organização. Seja no planejamento financeiro, na administração e na lida com o cliente, você precisa estar sempre muito organizado para poder entender o mercado e aprender com ele como crescer.

Hoje em dia existem diversos programas de computador (muitos, inclusive, são de graça) que ajudam nessa tarefa, permitindo que você sempre tenha relatórios atualizados e possa saber de tudo o que acontece, do estoque ao pós-venda. Então, invista na organização para saber qual a sua posição atual e aonde você quer chegar.

Todos esses desafios, como vocês viram, também são formas de aprender e fazer com que o negócio cresça a cada dia. Quer mais dicas de como empreender? Confira o meu texto sobre as 5 principais características do empreendedor e comece, hoje mesmo, a aprimorar seus negócios!

 

Mateus Pinto
Mateus Pinto

Publicitário com 20 anos de experiência. Mateus é diretor de arte da Globalweb corp e Co-fundador da agência de Marketing Digital Neoside.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Aprenda mais recebendo em primeira mão conteúdos que vão te ajudar a empreender usando os melhores padrões do mercado. Receba no seu e-mail o que você precisa saber para Planejar, Abrir, Gerenciar e Crescer!