Passo a passo para garantir o controle de despesas

Passo a passo para garantir o controle de despesas

Manter a saúde financeira da empresa em dia pode ser bem difícil, eu sei. Para ter sucesso nessa empreitada, não tem jeito: é preciso garantir o controle de despesas. Neste post, vou te ajudar nesta tarefa mostrando um passo a passo para controlar os gastos, equilibrar as finanças da sua empresa e garantir um crescimento saudável. Veja como:

Analise as entradas e saídas de caixa

O primeiro passo para um controle de despesas eficiente é analisar quais são as receitas e despesas da sua empresa. Liste primeiro todos os recebimentos: pagamentos de clientes, fornecedores, rendimentos etc. Em seguida, parta para os gastos. Comece pelos fixos, como luz, água, internet e folha de pagamento e, depois, para os variáveis, que impactam diretamente na lucratividade do negócio.

Se as despesas estão superando as receitas, alerta vermelho: será preciso reduzir ou até mesmo cortar gastos para recuperar as finanças da empresa e mantê-la operando de forma saudável. Procure avaliar as categorias que oferecem possibilidade de economia sem afetar o core business da empresa.

Crie um fundo de emergência

Gastos inesperados acontecem a todo momento. De uma hora para outra, você pode ser surpreendido por uma rescisão inesperada ou por uma conta que não estava imaginando que fosse chegar. Para lidar com essas emergências financeiras, é importante criar uma reserva para não ter que recorrer a empréstimos e, consequentemente, pagar juros altíssimos.

Reserve uma quantia todo mês para compor esse fundo e coloque em um investimento que ofereça liquidez, afinal, você pode ter que recorrer a esse dinheiro a qualquer momento.

Evite o desperdício

Infelizmente, o desperdício de dinheiro e de recursos é uma constante no dia a dia de muitas empresas. Dos copos de plástico usados sem parcimônia pelos funcionários às diversas multas e juros cobrados pelo pagamento de contas em atraso são vários focos que fazem o dinheiro ir embora sem a gente nem mesmo perceber.

O controle de despesas passa também pela identificação dos desperdícios na rotina da empresa e, claro, em uma atuação firme para corrigi-los. Para obter melhores resultados, não deixe de envolver seus funcionários nesse processo. Eles, muitas vezes, percebem desperdícios que você nem se deu conta e que, no final do mês, podem fazer toda a diferença no caixa da empresa.

Planeje

Investir no planejamento financeiro da empresa é uma forma de se preparar para o futuro e avaliar os melhores momentos para investir e, também, aqueles em que o ideal é colocar o pé no freio. Faça projeções de vendas e avalie quais são os períodos de maior demanda para, assim, ter estoque suficiente e nunca deixar de fazer uma venda.

Calcule os pagamentos que ainda vão entrar e contas que vão chegar. Planejamento é a chave do sucesso e essencial para o bom desempenho de qualquer empresa.

Coloque já em prática essas dicas e veja como o controle de despesas vai fazer toda a diferença para o seu negócio.

Gostou desse conteúdo? Não deixe de curtir a nossa página no Facebook e ter acesso a outros textos sobre finanças e empreendedorismo!

Mateus Pinto
Mateus Pinto

Publicitário com 20 anos de experiência. Mateus é diretor de arte da Globalweb corp e Co-fundador da agência de Marketing Digital Neoside.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Aprenda mais recebendo em primeira mão conteúdos que vão te ajudar a empreender usando os melhores padrões do mercado. Receba no seu e-mail o que você precisa saber para Planejar, Abrir, Gerenciar e Crescer!