Empresário e Pessoa física

Redes sociais: comportamentos que podem destruir a imagem da sua empresa

 

redes sociais
No trabalho temos que agir de determinado modo. Em casa, no lazer, falamos e pensamos de outra forma... redes sociais na sua empresa: saiba como usar.

Olha, se tem uma coisa que as redes sociais mudaram de vez foi essa ideia de que cada um tem duas vidas, a pessoal e a profissional. No trabalho somos uma pessoa, temos que agir de determinado modo. Em casa, no lazer, falamos e pensamos de outra forma…

Quando as coisas estavam bem “separadas” em dois mundos diferentes, essa mentira até que colava um pouco. Mas agora, com todo mundo colocando tudo o que pensa na internet e compartilhando com os colegas de trabalho, o primo distante, o amigo de infância e os filhos, ficou claro que essa brincadeira de ser uma pessoa aqui e outra lá não deu certo.

As pessoas já estão se acostumando com isso, o que é muito legal. Mas sabe o que falta nas redes sociais? Etiqueta. Isso mesmo, etiqueta.

É uma relação estranha. Você conta para o Facebook ou para o Twitter ou qualquer outra rede como se sente e é meio que um desabafo. Mas tem milhares, milhares de pessoas de locais onde você nem imagina que têm acesso a tudo isso que você publica e podem formar a imagem mental que bem entenderem, com base em absolutamente nada além da imaginação, sobre o que você postou.

E quando você tem uma empresa, as chances de uma má-interpretação atingir não só o seu nome, mas o da empresa inteira, são muito grandes. Por isso, tome cuidado!

Em primeiro lugar, o LinkedIn é a rede profissional. As demais já indicam atuações estritamente pessoais.  Mas sabemos que não é muito bem por aí – todo mundo vai se adicionando onde bem entende, sem seguir um padrão.

Desta forma, é legal você deixar suas publicações protegidas. Assim, apenas quem for seu amigo pode visualizar o que você compartilhou. Mas não vou estender aqui o tema específico de como fazer isso em cada uma das mídias sociais. O tema deste post é mais de etiqueta.

Cuidado com erros de português

Imajina os criente lendo tudo erradi?

Aprecie reclamações e indiretas com moderação

Isso pode passar uma ideia negativa da sua empresa. Se o sócio está sempre com uma questão com o mundo, como a empresa que ele criou pode ser diferente? Toda e qualquer postagem que você fizer na rede social corporativa refletirá na imagem que os seus clientes terão da sua empresa. Pense nisso.

Fotos: o grande dedo-duro

Seu corpo é lindo, mas fotos de roupa de banho não são legais para os negócios. Todo mundo gosta de tomar uma cervejinha um dia ou outro, mas imagens de você com um copo na mão a todo o momento podem dar uma ideia de falta de seriedade. Pense seriamente antes de publicar um retrato: eu gostaria de passar qual imagem com isso?

Opinião política

Todo mundo tem direito a ter opiniões políticas, mas imagine o estrago que uma briga de partidos que não levará a lugar nenhum pode causar em sua empresa? Cuidado com as informações e posicionamentos que você compartilha

Imagens fortes ou pedidos de ajuda

Mais uma vez, bom senso é fundamental. Compartilhar fotos de pessoas acidentadas, mortas, nuas ou em situações de perigo pode ser um alerta social importante, mas certamente deixará em choque boa parte dos seus contatos. Pense nisso.

Informações erradas

Existe muita informação circulando na web. Se papel aceita qualquer coisa, imagine só os blogs que existem por aí que, além de tudo, não têm limite de tamanho, como é o caso de um papel físico? Cheque informações, não divulgue qualquer coisa. Isso dita muito sobre sua seriedade.

A ideia aqui não é deixar a rede social menos legal. São dicas de puro bom senso.

 

Tem uma pergunta? o #ClicoResponde

 

Certamente você tem algumas ideias também. Compartilhe com a gente: que tipo de comportamento nas redes sociais pode prejudicar o negócio?

Deixe uma resposta

Você pode gostar