Registro de marca: quando é necessário?

No texto de hoje, vou falar um pouco sobre um assunto que considero muito importante para qualquer empreendimento: o registro de marca. Ação muitas vezes deixada de lado e vista como dispensável, garantir exclusividade sobre a utilização de uma marca pode ser mais valioso do que você imagina. E, para defender esse meu ponto de vista, trago, no posts de hoje, informações sobre a relevância de micro e pequenas empresas registrarem as suas marcas. Acompanhe!

Marca registrada: identidade preservada

Todo negócio tem uma marca. Pode ser um símbolo ou um nome, que serve para distingui-lo entre os demais, do mesmo ramo ou de outros segmentos. Para proteger essa marca no mercado — ou seja, garantir que somente o seu negócio será associado a ela na percepção dos clientes e fornecedores —, é preciso registrá-la.

O órgão responsável por fazer esse registro de marcas é o INPI — Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

Vantagens de providenciar o registro da sua marca

Vamos pensar: se a sua empresa e uma concorrente têm a mesma marca e a concorrente comete um erro grave, o que acabará acontecendo? Sua empresa ficará associada a algo ruim, que a desmerecerá aos olhos do consumidor.

Agora, vamos pensar outro aspecto: sua empresa vai muito bem, presta os melhores serviços e o concorrente escolhe um nome igualzinho ao dela. Bem, é fácil perceber que ele pegará “carona” no seu sucesso, não é mesmo?

Por esses pontos, sou partidário de garantir exclusividade à marca de uma empresa: só assim o negócio ficará livre dos problemas que podem resultar da coexistência de marcas iguais no mercado.

Ainda não se convenceu? Então veja mais algumas das principais vantagens de registrar sua marca:

  • Com o registro no INPI, só você terá o direito de uso;
  • Tomar essa providência evita que outra empresa registre uma marca igual antes de você, tornando necessário mudar de nome;
  • O registro tornará viável incorporar o valor da marca ao capital social da sua empresa;
  • Uma marca registrada aumenta sua credibilidade e status no mercado.

Publicidade X marca registrada

Seus esforços, batalhas, cada gota do seu suor estão resumidos em um só nome: a marca da sua empresa. E, ao divulgá-la, o nome é um elemento de destaque, certo? Ele possui um valor agregado, e que aumentará com o tempo e os investimentos feitos para afirmá-lo no mercado, ou seja, com a publicidade em torno dele.

Resguardar esse valor — que não tem preço, mas faz parte do seu patrimônio — só é possível ao registrar a sua marca.

Como registrar uma marca

O primeiro passo para quem quer fazer o registro de uma marca é pesquisar se ela está em uso — ou seja, verificar se alguma outra empresa já possui seu registro. Caso o nome ainda não esteja registrado, você poderá solicitar o registro junto ao INPI, pessoalmente ou pela internet.

Após fazer isso, você precisará esperar mais ou menos 2 anos pela concessão do registro. Ao ser obtido, ele valerá por 10 anos.

Mas essas são apenas algumas considerações sobre esse amplo assunto, que trato mais a fundo no post Entenda como fazer o registro de marca da sua nova empresa. Não deixe de ler, pois nele preparei uma explicação detalhada sobre a importância de fazer o registro de marca e um passo a passo para fazê-la.

Como sei que vida de empresário é sempre corrida, vou te deixar com uma última observação: se após o registro de marca de sua empresa, alguém usá-la sem autorização, isso será considerado crime. Nesse caso, você terá direito a pedir indenizações por lucros cessantes e por perdas e danos, entre outras providências legais a serem tomadas.

Gostou das minhas dicas? Então continue atualizado sobre tudo aquilo que faz parte do empreendedorismo: assine a minha newsletter!

Clico

O Guia empreendedor é o ecossistema de empreendedorismo que tem como principal proposta ajudar os empreendedores a darem o próximo passo na criação de um negócio de sucesso. Ajudamos nas resoluções dos problemas rotineiros que todo empreendedor tem na gestão do seu negócio através de Conhecimento, Networking e Tecnologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Aprenda mais recebendo em primeira mão conteúdos que vão te ajudar a empreender usando os melhores padrões do mercado. Receba no seu e-mail o que você precisa saber para Planejar, Abrir, Gerenciar e Crescer!