Sobrevivência das empresas brasileiras aumenta e é a maior em cinco anos

Sobrevivência das empresas brasileiras aumenta e é a maior em cinco anos

Segundo o IBGE, 81,3% dos negócios que abriram as portas em 2012 conseguiram vencer o desafiador primeiro ano de trabalho

Sempre venho aqui com Guia Empreendedor com uma dica para gestão de sua empresa. A ideia é dividir experiências – já que eu mesmo sou um pequeno empresário – e estimular a colaboração para o desenvolvimento mútuo. Mas, hoje, quero comemorar junto de vocês a maior taxa de sobrevivência das empresas brasileiras em cinco anos: 81,3% em 2012!

Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e foram divulgados na última semana de setembro. Eles são os mais recentes, apesar de serem de dois anos atrás (não deve ser coisa fácil compilar informações do País inteiro). Conforme o levantamento, em 2011 essa proporção foi de 80,8%. Quando a pesquisa foi iniciada, em 2008, era de 78,2%. Ao todo, 860 mil negócios abriram suas portas em 2012, ocupando cerca de 2 milhões de pessoas.

São consideradas sobreviventes as empresas que conseguem se manter abertas de um ano para outro. Ok, 12 meses parece ser pouco tempo, mas pense: o primeiro ano é um dos mais difíceis da vida do empreendedor. É nele que você testa não só se sua ideia tem aderência, mas coloca em evidência sua capacidade, ou incapacidade, de gestão.

Noto, informalmente, que os empreendedores estão se preparando melhor para ir ao mercado, buscando mais informações em sites como o nosso Guia aqui, e fazendo cursos de capacitação. A internet facilita o acesso a muito conteúdo bom, o que dá um belo empurrão em qualquer negócio. Além disso, investimentos estão mais baratos: veja o caso de tecnologia da informação, por exemplo. O Vouclicar.com (puxando o saco do primo!) oferta aplicativos de gestão a preços bem baixos, apesar sua alta qualidade – tudo isso graças a cloud computing.

Gostaria de ouvir, ou ler, você: conhece empreendedores, ou, quem sabe, é um, que teve de fechar as portas de sua empresa antes do primeiro ano de vida? Qual sua opinião sobre essa pesquisa?

 

[button link=”https://guiaempreendedor.com/duvidas-de-como-gerir-sua-empresa-mande-para-nos-que-o-clicoresponde/” target=”blank” color=”8BC751″ icon=”fa-check” style=”pill” size=”large” tooltip=”Tire sua dúvida”]Tem uma pergunta? o #ClicoResponde[/button]

Mateus Pinto
Mateus Pinto

Publicitário com 20 anos de experiência. Mateus é diretor de arte da Globalweb corp e Co-fundador da agência de Marketing Digital Neoside.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Aprenda mais recebendo em primeira mão conteúdos que vão te ajudar a empreender usando os melhores padrões do mercado. Receba no seu e-mail o que você precisa saber para Planejar, Abrir, Gerenciar e Crescer!