Como trabalhar com marketing em pequenas empresas 2019

Como trabalhar com marketing em pequenas empresas 2019
Gustavo Alonge
Gustavo Alonge
Co-fundador @ Engajatech

Trabalhar com marketing pode ser complicado para micro e pequenas empresas, principalmente quando não se sabe por onde e nem como começar. No começo, toda empresa tem algumas dúvidas, principalmente como lidar com clientes complicados, como montar um calendário de ações e como fazer marketing que funcione. Com uma ideia distorcida, muitos empreendedores acreditam que um bom marketing está diretamente ligado a altos custos e altos esforços. Mas não é bem assim. O passo principal para que uma pequena empresa comece a trabalhar com marketing é compreender como funciona o mercado no qual está inserida. O segundo passo, é desenvolver um pensamento de marketing estratégico. Confira abaixo 6 dicas para pequenas empresas trabalharem com marketing.

1 – Identidade visual e marca: A cara da sua empresa

A identidade visual da sua marca é extremamente importante, pois é por ela que seus clientes vão identificar seu negócio e é a primeira coisa que um lead conhecerá. Se o seu negócio ainda não possui uma identidade visual, está na hora de criar ou contratar um profissional para fazer isso. Uma empresa com uma identidade visual de baixa qualidade não passa confiança e muito menos comprometimento. Afinal, se esse negócio não se importa em ter uma identidade, como poderá se importar com seus clientes?

Por isso, se você já tem a ideia, não hesite em contratar um profissional de design. Mas caso você ainda não saiba, não se preocupe, uma boa agência de marketing pode te ajudar a criar uma identidade visual marcante e que tenha a ver com seu negócio. É importante ressaltar que a identidade visual do seu negócio deve ser bem desenvolvida, tudo deve ser bem pensado, inclusive as cores que podem influenciar os consumidores. Já para definir sua marca, você pode optar por cartões de visitas, sites e principalmente apostar nas mídias sociais. Essas formas são extremamente eficientes de identificar sua empresa.

2 – Panfletos e impressos: Na mão do público

Se você precisa ficar conhecido em sua cidade, folhetos podem ser uma boa opção. De início, é necessário criar o layout e saber o que será escrito naquele panfleto. Por essa razão, separe os diferenciais do seu negócio e não se esqueça de chamar a atenção para seus produtos. Imagens, desde que façam jus a realidade, são ótimas formas de ilustrar o que você vende. Afinal, não existe nada mais frustrante do que esperar por um produto ou serviço e ao entrar na loja ser algo completamente diferente.

Além disso, é necessário que seu panfleto chame a atenção do público, para que não acabe sendo ignorado. Um outro erro bastante comum é esquecer de incluir a marca e os dados de contato do seu negócio. Em hipótese alguma se esqueça disso, pois se isso acontecer, você não será encontrado e todo seu investimento terá sido inútil. Para imprimir seu panfleto, se você já sabe o que quer, procure gráficas de confiança de sua cidade. Caso ainda esteja com dúvidas, uma boa empresa de marketing pode auxiliar perfeitamente a saber o que deve conter em seu panfleto.

3 – Blogs e sites: Seja visto na internet

Você ainda não tem um site? Já pensou em quantos clientes procuram por sua empresa no Google e não encontram nada? Esse é um erro muito cometido por pequenas empresas, não possuir presença digital. Para que isso seja corrigido, ter um site e um blog é extremamente essencial. Com o auxílio de uma boa empresa de marketing, seu blog poderá ficar repleto de conteúdos relevantes para o Google, facilitando ainda mais que sua empresa seja encontrada, tanto por clientes já existentes quanto por leads.

4 – Redes sociais: Esteja conectado

A presença nas redes sociais é algo de suma importância, para todo tipo de empresa. Afinal, estar conectado com seu público e poder interagir diretamente com ele é algo que auxilia bastante as empresas, mas tem bastante impacto nas pequenas empresas. Escolha a melhor rede social para seu negócio e parta para a ação. Pode ser o Facebook, Instagram e até mesmo WhatsApp. O importante é saber em qual rede social seu público se concentra, criar um perfil e principalmente, mantê-lo atualizado. Além de divulgar seus produtos ou serviços, também é importante oferecer conteúdo relevante, para que gere engajamento com sua página.

5 – E-mail marketing: Seja lembrado

Possuir o cadastro de seus clientes é essencial para o funcionamento de todo o processo de sua empresa, mas não esqueça de conferir quem são os clientes que autorizaram o envio de e-mails. Não se deixe enganar, o e-mail é um ótimo canal para divulgação da sua empresa, assim como uma ótima maneira de compartilhar as promoções.

Além disso, pelo e-mail os seus clientes podem responder pesquisas e sua empresa terá a oportunidade de melhorar o relacionamento com o cliente. Apesar de ser um ótimo meio de comunicação, você não deve jamais abusar desse meio, enviar e-mails diariamente poderá afastar o cliente. O essencial com relação ao e-mail é a escolha do layout, assim como o assunto da mensagem e a personalização, colocando o nome de seu cliente.

 

curso online marketing de conteudo

 

6 – Parcerias e promoções: Amplie os horizontes

Uma ideia útil para as empresas é a de parceria, é uma opção viável e útil principalmente se a empresa em questão possuir alguma ligação com seu negócio. Um exemplo simples, mas que se encaixa exatamente nessa colocação é a parceria entre uma ótica e uma clínica oftalmológica, afinal de contas, a parceria ideal é aquela onde ambos saem ganhando.

Assim como as parcerias são importantes e funcionais, as promoções também são essenciais para o desenvolvimento do marketing para a sua empresa. A utilização de estratégias de promoções pode parecer um gasto extra, mas não é bem assim que acontece, essa estratégia requer um investimento, mas traz consigo a certeza de retorno.

Seja através de opções como a de sorteios ou descontos de primeira compra, o investimento em promoções pode ser um grande alavancador para sua empresa. E você não precisa se limitar as opções ditas anteriormente, você também pode escolher brindes que se tornam ainda mais interessantes a partir de determinados valores de compra, ou quem sabe, até mesmo opções de cartões-fidelidades onde ao completar determinadas compras ganha-se brinde. Essa movimentação fará com que o número de vendas cresça tão rápido quanto o número de clientes.

E então, gostou das dicas da Engajatech para trabalhar com marketing na sua empresa? Se quer aprender mais sobre Marketing, cadastre-se hoje na nossa Newsletter e receba na sua caixa de email outros conteúdos que preparamos para você!

Gustavo Alonge
Gustavo Alonge

Marketeiro, Jedi Master e Co-fundador da EngajaTech. Vivendo a vida fora da caixa e buscando novas oportunidades de aprender e gerar valor ao próximo. Responsável pelo sucesso do cliente na EngajaTech, busca incessantemente ajudar seus clientes à "viralizar" seus conteúdos e se tornarem referência em seus mercados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Aprenda mais recebendo em primeira mão conteúdos que vão te ajudar a empreender usando os melhores padrões do mercado. Receba no seu e-mail o que você precisa saber para Planejar, Abrir, Gerenciar e Crescer!