Tudo que você precisa para ter um crescimento empresarial saudável

Tudo que você precisa para ter um crescimento empresarial saudável

Sustentabilidade. Essa palavra, que por muito tempo era moda nas conversas sobre meio ambiente, passou a ser usada com frequência no meio empresarial. “Empresas sustentáveis”, você já deve ter ouvido essa expressão, certo? Mas o que significa? A ideia é simples. Estamos falando de empresas saudáveis, que conseguem “sustentar” o seu crescimento no longo prazo, com estabilidade relativamente grande.

Muito não sabem, mas ter uma empresa sustentável, em grande parte dos casos, é ainda mais importante do que uma empresa em crescimento. Isso porque, se não sustentar a sua nova estrutura, é possível que toda a empresa venha a ruir.

Em outras palavras, é preciso garantir, a todo custo, que a sua empresa seja verdadeiramente saudável e não esteja simplesmente usando truques para conseguir o crescimento empresarial. Como fazer isso? Neste post, eu explico algumas dicas. Confira!

O controle dos fluxos de caixa é indispensável

Os fluxos de caixa, sem dúvida, merecem total atenção. Afinal, é impossível saber se a sua empresa está crescendo em um ritmo sustentável se você não consegue confrontar os rendimentos do negócio e as despesas, certo? Por isso, é fundamental estudar bastante tudo o que for possível sobre finanças e contabilidade, além de contar com profissionais experientes dessas áreas, é claro.

Além disso, para controlar os fluxos de caixa de maneira produtiva, é indispensável apostar na automação, assunto do qual falarei no próximo tópico!

A automação é o segredo para o sucesso

Finanças, contabilidade, estoques. Enfim, processos em geral. Toda empresa precisa realizar uma série de atividades para funcionar, das mais simples às mais complexas. Quando o encadeamento dessas atividades flui de maneira natural, sem gargalos, é sinal de que a empresa está dando os primeiros passos para um crescimento saudável. Como fazer isso? Com a automação de todos os processos, é claro!

Hoje em dia, é indispensável contar com um software de gestão empresarial no seu negócio. Dessa forma, além de dinamizar todos os processos internos do negócio, você garante um monitoramento muito mais efetivo das atividades.

Software de gestão de clientes é o futuro

A disputa pela clientela é cada vez mais acirrada. As empresas fazem de tudo para conseguir um bom share de mercado. No entanto, são poucas as empresas que crescem de maneira saudável e, no longo prazo, acabam prejudicando o atendimento — o que pode levá-la à ruína.

Por isso, é fundamental realizar uma boa gestão de clientes. Assim como no caso da automação de processos, hoje em dia, muitas empresas já apostam nos softwares de gestão empresarial para monitorar todos os passos do cliente. Assim, é possível garantir um atendimento personalizado, independentemente do número de consumidores atendidos, pois as informações são retidas em um banco de dados.

O marketing nunca foi tão importante

Por fim, a última dica que passo é o foco no marketing. Se a sua empresa não investe nessa área, certamente vai perder uma série de oportunidades de crescimento. É claro que, para o micro ou pequeno gestor, nem sempre é possível elaborar estratégias elaboradas para promover a empresa, mas, com a popularização da internet — hoje, 50% dos lares já possuem acesso à rede —, uma série de portas se abriu.

Estratégias de marketing digital, como as mídias sociais, o marketing de conteúdo, o e-mail marketing, os links patrocinados, entre outras, são oportunidades de ouro para quem pretende investir, mas não tem um orçamento volumoso para a área!

Gostou das nossas dicas? Para você, qual é o maior diferencial para o crescimento empresarial? Deixe a sua opinião nos comentários! Aproveite para conhecer também algumas dicas de como montar um plano de metas para a sua empresa!

Clico

O Guia empreendedor é o ecossistema de empreendedorismo que tem como principal proposta ajudar os empreendedores a darem o próximo passo na criação de um negócio de sucesso. Ajudamos nas resoluções dos problemas rotineiros que todo empreendedor tem na gestão do seu negócio através de Conhecimento, Networking e Tecnologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Aprenda mais recebendo em primeira mão conteúdos que vão te ajudar a empreender usando os melhores padrões do mercado. Receba no seu e-mail o que você precisa saber para Planejar, Abrir, Gerenciar e Crescer!